Salto del Agrio: a cachoeira argentina que parece estar cercada por lava
A Argentina exibe uma variedade imensa de destinos de natureza, como os bosques da Patagônia, as montanhas nevadas dos Andes e a fauna exuberante da Península Valdés.
Curiosamente, tirando as Cataratas del Iguazú, o país hermano não é muito famoso internacionalmente por causa de quedas d'água.
No território argentino, entretanto, há uma cachoeira que impressiona os viajantes com uma beleza inusitada.
O local se chama Salto del Agrio, tem origem no rio Agrio e está situado na província de Neuquén, no oeste do país, perto da fronteira com o Chile.
A cachoeira tem aproximadamente 45 metros de altura e cai, com estrondo, sobre um imponente paredão formado por rochas de origem vulcânica, abastecendo, lá embaixo, um imenso poço cuja coloração costuma variar entre o azul intenso e o verde-esmeralda.
Muitas das rochas ao redor da queda d'água exibem fortes tonalidades alaranjadas e amareladas, por causa de minerais existentes no rio Agrio.
E, em visões aéreas da cachoeira, isso dá a ilusão de que a Salto del Agrio se encontra cercada por lava que acaba de sair de um vulcão.
É como se a lava viesse escorrendo pelas margens do rio Agrio desde as montanhas que existem ao fundo e se espalhassem pelas bordas do poço formado pela cachoeira.
Tal imagem tem encantado os turistas e, logicamente, gerado fotos e vídeos com milhares de curtidas e comentários nas redes sociais.
Trata-se de uma paisagem digna de um quadro: as rochas cor de fogo fazem um lindo contraste com o aspecto refrescante que marca a água da Salto del Agrio.
Da água à neve
Salto del Agrio fica a aproximadamente 18 quilômetros do centro urbano de Caviahue, usado como base para visitas à cachoeira.
É possível ir facilmente de carro até os arredores da queda d'água, deixar o veículo em uma área de estacionamento e caminhar até a parte superior da cachoeira.
Para quem está sem carro, há a possibilidade de contratar um guia com veículo na própria Caviahue. E algumas pessoas também encaram o percurso de bicicleta.
A grande maioria dos turistas fica apenas na parte de cima deste monumento natural, pois, para chegar à sua base e ao poço de água gelada, é preciso descer uma trilha complicada entre paredões rochosos.
Em dias ensolarados, principalmente na parte da manhã, as cores quentes das rochas ao redor da água e os tons esverdeados ou azulados do poço ficam mais intensos.
Há diversos pontos para admirar do alto a Salto del Agrio.
É comum, por exemplo, ver grupos de argentinos sentados em mirantes sobre a cachoeira enquanto sorvem e compartilham tranquilamente seu mate.
E, nesta região da Argentina, há outros passeios que o turista pode fazer.
Na área, são realizadas trilhas na zona do vulcão Copahue, tours a pé ao longo do rio Agrio (que exibe, em seu percurso, outras quedas d'água), passeios a cavalo em áreas selvagens e visitas de carro a lagoas cercadas por montanhas, como a paradisíaca Laguna Hualcupén.
E o próprio centro urbano de Caviahue é uma atração à parte: o local é banhado por um lindo lago e oferece agradáveis hotéis e restaurantes para quem quiser se hospedar por lá por alguns dias.
Caviahue é muito visitada durante a temporada de neve, pois oferece acesso a um famoso complexo de esqui da Argentina, o Caviahue Ski Resort, com diversas pistas e aulas para iniciantes (incluindo crianças).
Caviahue está localizada a aproximadamente 360 quilômetros da cidade de Neuquén, capital da província de Neuquén e servida por um aeroporto.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.