Madri investe milhões de euros e se 'veste de luzes' para celebrar Natal
A capital espanhola está brilhando como nunca. Enfeites, luzes, árvores gigantes, presépios de led e muitas cores estão dando um tom natalino luminoso a Madri.
A cidade se vestiu para a festa e investiu na decoração para atrair ainda mais turistas nesta época do ano. Passear pelas ruas do centro é uma alegria para os olhos dos turistas e dos locais. Quem mora em Madri espera o ano todo pela chegada deste momento.
Nossa foi conferir esse espetáculo e conta quais são os melhores lugares para entrar no clima natalino.
Passeamos pelas ruas da capital espanhola, visitamos feirinhas e também te contamos onde ficam as pistas de patinação no gelo para curtir este fim de ano feito criança.
Nada menos do que 11 milhões de focos estão iluminando a cidade. Tem enfeites em 230 lugares, espalhados pelos 21 distritos da capital e 13 árvores de Natal que nos lembram que em Madri essa data é coisa séria.
Afinal de contas, toda essa beleza é feita por artistas e designers que passam meses criando essa decoração que é exibida só por cerca de 40 dias.
A prefeitura de Madri investe pesado no quesito decoração natalina, ao redor de 4 milhões de euros, porque o objetivo é atrair mais turistas e voltar a receber o mesmo número de visitantes da época pré-pandemia. Para você não se perder, fizemos uma listinha com 6 lugares que capricharam na decoração em 2022.
1. Plaza del Sol
Esse é o ponto mais central de Madri, aqui sempre tem muita gente passeando. Este ano uma árvore de 35 metros de altura dourada foi colocada no meio da praça. Aproveite para caminhar também pelas ruas ao redor, como Calle Preciados e Arenal que estão com uma iluminação linda.
2. Plaza Mayor
Um dos pontos mais turísticos da cidade fica ainda mais incrível com a típica feirinha de Natal e outra árvore gigante que faz a alegria de quem passa por lá.
3. Gran Via
Uma das avenidas mais comerciais de Madri ganhou uma iluminação incrível com essas faixas de luzes coloridas. No final da Gran Via, quase esquina com a Alcalá, bem na frente do Edifício Metrópolis, uma das atrações é uma bola gigante de 12 metros de diâmetro, um espetáculo de luzes e sons.
4. Menina gigante
"As meninas" é uma das obras mais famosas do pintor Diego Velázquez e essa figura virou quase um símbolo de Madri. Tanto é que tem uma menina gigante de 10 metros de altura branca e dourada iluminando o Paseo del Prado.
5. Plaza España
Este ano a praça recebe um conjunto de atrações; uma pista de patinação, uma feira, muitas figuras de led e um palco para apresentações.
6. Bairro de Salamanca
Nesse que é o bairro mais chique de Madri, a decoração das faixas de luzes nos postes estão espalhadas pelas Ruas Serrano, Goya e Velázquez.
Um colorido e um tom especial enfeitam essas ruas que estão cheias de lojas de marcas de luxo.
Naviluz
Quem quiser passear pelas ruas e ver a decoração de outro ângulo, o Naviluz é um ônibus especial que circula por algumas ruas próximas ao centro e também passa pelo bairro chique de Salamanca.
O ingresso do passeio custa 7 euros por pessoa e o percurso dura cerca de 45 minutos. A parte de cima do ônibus é aberta e na parte de baixo tem aquecimento, para quem não aguentar o frio, que pode chegar pode variar entre 3,6°C e 10°C em dezembro.
Patinação no gelo
Além das luzes que são um espetáculo à parte, a cidade está cheia de pistas de patinação no gelo que foram montadas ao ar livre para alegria de quem não tem medo do frio.
Uma das mais bonitas fica no Palácio de Cibeles, bem pertinho do famoso Parque Retiro. A pista de 300 m² está no pátio da bela Galeria de Cristal.
Quem quiser juntar patinação com cultura, uma ótima opção é a pista do Matadero. Esse lugar é um mix de centro de exposições com teatro, cinema e muita arte gratuita. A pista de gelo ali tem 600 m² e fica no bairro de Legazpi.
Outra opção é a famosa Plaza Colón; essa é a maior pista de gelo ao ar livre da capital espanhola, tem 800 m². Na frente dessa mesma praça foram colocadas este ano figuras de led de 10 metros de altura que representam um presépio de Natal.
E quem passar pela Plaza Espanha também vai se encantar com a pista de patinação que tem 450 m² e uma feirinha natalina.
As pistas de gelo temporais ficam abertas do começo de dezembro até a primeira semana de janeiro, mas quem visitar Madri em outra época, a cidade conta com uma pista que fica aberta o ano todo no Shopping Palácio de Hielo, no bairro Canillas.
Mercados de Natal
Outra atração de encher os olhos e o estômago são os mercados natalinos que pipocam por Madri até o dia 31 de dezembro. O maior e o mais tradicional é o da Plaza Mayor. São 104 barraquinhas que oferecem enfeites, presentes e brinquedos.
Outra opção para fazer compras natalinas é o Paseo de Recoletos, entre a Plaza de Colón e Cibeles. Nessa feirinha de artesanato, 150 artesãos de várias regiões da Espanha exibem o seu trabalho; bijuterias, cerâmica, roupas, etc.
No mesmo lugar onde estão as pistas de patinação também há outras feiras como essa, só que menores. E se o assunto é culinário, por que não aproveitar para experimentar os doces típicos espanhóis desta época do ano?
Os famosos turrones (torrones), feitos à base de mel e amêndoas são os queridinhos. A variedade é grande e cada região da Espanha tem o seu. Além da receita original, existem diversas versões como os que são feitos com chocolate, gema tostada, maçã e até mesmo turrón com champagne (cava). É fácil encontrar essas opções nas feirinhas e nos supermercados da cidade.
Se ainda der tempo de viajar para a Espanha, anote: as luzes natalinas vão ficar acesas em Madri até 6 de janeiro. Nesse dia, lá é comemorado o Dia de Reis. Uma festa que para os espanhóis chega a ser tão ou mais importante do que o Natal.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.