Não sabe o que é Chopova Lowena? Você ainda vai ouvir falar desta grife
Você pode nunca ter escutado falar na Chopova Lowena, mas, provavelmente, já deve ter visto algumas de suas peças enquanto rolava o feed do Instagram. Se olhar com atenção, vai perceber que as roupas dessa marca inglesa estão por toda parte e já apareceram em looks de famosos como Dua Lipa, Madonna e Harry Styles.
Não é à toa que a Chopova Lowena ganhou destaque no penúltimo relatório publicado pela Lyst, plataforma de pesquisas em moda. Entre as marcas em ascensão que se destacaram no último trimestre, ela apareceu ao lado da Coperni e Jaded London, e teve um aumento de 86% em buscas pelo seu nome, sendo a saia plissada com padronagens de xadrez o produto mais procurado.
A saia que virou desejo fashion
Emma Chopova e Laura Lowena se conheceram em 2011, no primeiro dia do curso de bacharelado em design de moda feminina na prestigiada Central Saint Martins, instituição de Londres onde estudaram nomes como Stella McCartney e Alexander McQueen. Em 2015, a dupla apresentou o trabalho de graduação em conjunto:
Nos unimos pelo amor às saias", disse Chopova em entrevista ao "The New York Times".
Inovadora e inusitada, a grande sacada das saias que viralizaram nas redes sociais é o uso de mosquetões para conectar diferentes padronagens de tecidos plissados em um cinto que faz a função de cós. Mas as peças não são especiais apenas por seu design. Elas são feitas de uma mistura de tecidos vintage da Bulgária e sobras de xadrez. O modelo se tornou uma assinatura da marca, que foi criada pela dupla em 2017.
Um ano após a fundação da Chopova Lowena, um buyer do e-commerce de luxo Matchesfashion.com descobriu os designs da coleção de graduação da dupla: "De repente, a gente teve que descobrir como e onde fazer essas saias para o varejo", contou Lowena à publicação norte-americana.
Trinta peças foram encomendadas e elas se esgotaram em apenas um dia. Mais vinte e cinco foram pedidas em seguida. Sem contratos com fábricas, a dupla confeccionava cada peça manualmente em casa.
Até hoje, essa característica da produção em pequena escala continua sendo prioridade na Chopova Lowena. A marca usa apenas tecidos que já existem, muitos provenientes da Bulgária, país de origem de Emma Chopova.
Cobertores xadrezes foram reciclados e viraram agasalhos, por exemplo: "Existem tantos tecidos incríveis parados na casa de alguém, sem uso", diz Lowena.
Essa reciclagem de tecidos acaba criando peças exclusivas:
A gente não sabia como o cliente reagiria ao não receber a roupa exatamente igual à da foto online, mas isso se tornou um benefício, não um ponto negativo", conta Chopova.
Da produção manual à Semana de Moda de Londres
Enquanto a Semana de Moda de Nova York se destaca pelo seu lado comercial, a de Milão por sua tradição e Paris por seu glamour, Londres sempre teve a característica de ser mais experimental. Nesse ambiente, a Chopova Lowena apresentou sua coleção de Primavera Verão 2023 pela primeira vez através de um desfile, que aconteceu em setembro.
Além das saias que deram fama à marca, várias novas peças e estilos — e possíveis hits, foram apresentados na coleção, que tinha como inspiração uma mistura das raízes búlgaras com esportes, como o lacrosse.
Agasalhos oversized, alfaiataria, saias usadas sob vestidos, entre outros, foram desfilados em silhuetas totalmente novas e maximalistas, em um desfile sem distinção entre looks femininos e masculinos:
Nós, realmente, não pensamos em termos de homens e mulheres. Nós pensamos em pessoas", disse Laura Lowena à "Vogue".
A variedade de modelos escolhida pelas estilistas foi mais um destaque do desfile de estreia da Chopova Lowena. O casting formado por amigos da marca, entre eles, Mahoro Seward, editor de moda da revista "i-D", a estilista Louise Gray e Harvey, irmão de Lowena, adicionou individualidade a cada look.
Sensação entre os famosos
A cantora Dua Lipa é uma das grandes fãs do trabalho da Chopova Lowena e já apareceu usando suas saias em diversas publicações no Instagram. A marca também caiu nas graças de Madonna e Rosalía.
A saia foi usada por Willow Smith no clipe da música "transparentsoul" e por Harry Styles em seu editorial na "Vogue". Olivia Rodrigo escolheu a dupla para criar o look que ela usou durante sua apresentação no Glastonbury Festival de 2022.
No Brasil, as criações da Chopova Lowena podem ser encontradas no e-commerce de luxo Farfetch. O preço da minissaia é de R$ 15.164, enquanto a saia midi custa R$ 22.238.
No Reino Unido, além da opção de compra, as peças podem ser alugadas através do aplicativo By Rotation. Os preços variam, mas é possível, por exemplo, chamar uma Chopova Lowena de sua por uma semana pagando 138 libras (aproximadamente R$ 873).
Sustentabilidade ameaçada
Com sua popularidade aumentando, a Chopova Lowena pode encontrar alguns desafios para continuar mantendo sua produção sustentável, porém, as estilistas não têm planos de mudar sua fabricação artesanal.
O crescimento é uma questão para a dupla, já que há um número restrito de tecidos que elas encontram na Bulgária para serem reaproveitados. Uma das ideias da marca é, um dia, poder tecer seus próprios tecidos reaproveitando fios que não foram utilizados.
Em entrevista ao "The New York Times", Lowena foi enfática: "Para nós, é importante reciclar o máximo possível. Caso contrário, o mundo vai explodir".
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