Topo

Mansão de férias de Pablo Escobar virou hotel de luxo no México; conheça

Casa Malca - Divulgação
Casa Malca Imagem: Divulgação

De Nossa

15/12/2022 04h00

Uma das mansões do falecido traficante colombiano Pablo Escobar — fundador do Cartel de Medellín que inspirou a série "Narcos" da Netflix — é agora um hotel boutique colorido, amplo e luxuoso em Tulum, no México.

Situada na cobiçada área de Quintana Roo, próximo a Cancún, Casa Malca oferece hoje 71 suítes e quartos de 60 a 120 metros quadrados, estes últimos erguidos na praia e nos jardins, anexos à mansão original. Nem sempre foi assim, contudo. Quando abriu em 2014, ele contava apenas com oito acomodações aos visitantes.

Antes das diversas reformas que transformaram o endereço neste mini resort, a propriedade tinha um passado mais sinistro. Escobar teria escolhido o endereço justamente pela privacidade e segurança que oferecia, rodeada pela mata e pelo mar. Suas paredes, segundo a revista Architecture Digest, guardam até hoje uma lembrança destes tempos: elas são à prova de balas.

Depois que o chefe do tráfico morreu em 1993, a mansão ficou fechada, passou para mãos diferentes e eventualmente se tornou propriedade do governo mexicano. Foi apenas em 2012 que Lio Malca, empresário do mercado das artes que fez sua carreira negociando obras de alto valor, se deparou com ela e resolveu dividir seu achado com turistas.

Casa Malca - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

"Comprei a propriedade porque achei que era insana. Eu não podia acreditar que neste mundo uma propriedade como esta ainda existisse e ainda não tivesse sido tomada por uma corporação", contou ao site Cool Hunting em 2016. Ainda de acordo com a CNN americana, Malca ainda manteve alguns dos túneis de fuga que Escobar teria instalado na mansão.

Casa Malca - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

A antiga residência ainda oferece outras experiências de luxo aos hóspedes como spa, refeições em um dos três restaurantes da casa — Filosofía, Ambrosia e Head of a Mad Men — e a oportunidade de conhecer de perto obras de arte contemporâneas nas paredes e/ou ambientes transformados em uma galeria informal que contempla de Jeff Koons a Jean-Michel Basquiat.

Casa Malca - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Tapetes persas também dividem espaço com cortinas e mobiliários rebuscados misturados a outros mais rústicos, além de um sofá vitoriano no lobby. Seu bar ainda tem as paredes recobertas pelo papel de parede Tokyo Pop Shop original de Keith Haring. Duas piscinas recebem os visitantes — uma interna e outra externa.

Casa Malca - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Apesar das espaçosas acomodações pé na areia, são as master suites que ainda ficam no endereço original de Escobar as mais caras. Quem quiser ficar no exato quarto onde dormia o traficante pode pedir pela Malca Suite, segundo a Town & Country Magazine. O valor ali é sob consulta.

Com boa parte de seu calendário da alta temporada neste fim de 2022 e início de 2023 já reservado, a Malca tem diárias a partir de US$ 942 ou R$ 4.930 em acomodações mais simples, nos jardins, ainda em março. Mais informações sobre orçamentos e reservas no site.