Topo

Influencer usou redes sociais pra mudar cara de apê sem quebra-quebra; veja

Duda Schietti queria mudar a cara do apartamento, mas sem quebra-quebra - Arquivo pessoal
Duda Schietti queria mudar a cara do apartamento, mas sem quebra-quebra Imagem: Arquivo pessoal

Carol Scolforo

Colaboração para Nossa

15/12/2022 04h00

O apartamento de generosos 280 m² na região dos Jardins, em São Paulo, estaria vago.

O irmão da influencer Duda Schietti (@dudaschietti) estava de saída e parecia uma boa oportunidade para ela, de Londrina, voltar a morar na capital paulista.

Mas ao abrir a porta ela viu o quanto o espaço refletia a vida dele — tons masculinos estavam lá e ela precisaria adequar tudo ao lar "girlie" de cores suaves que sonhava.

Amo esse lugar, mas a decoração precisava mudar. Fui fazendo tudo aos poucos, até que veio a pandemia e deu um empurrão enorme.

Começou ela mesma a planejar as pequenas reformas que se deram no apê, que é alugado: pintar, reformar móveis e reformular a decoração sem muito quebra-quebra.

Meu apê - Duda Schietti - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Duda pensou em série de medidas para mudar clima do apartamento evitando grandes reformas
Imagem: Arquivo pessoal

A solução? "Foram horas de pesquisas no Pinterest e no Instagram. Adoro esse processo de entender o que você gosta, de desenvolver seu olhar ali", conta.

As viagens feitas a lugares como Nova York, Califórnia e Bali somaram pontos. Mas o estilo escandinavo, do qual é fã sem ter conhecido em viagens, se anunciou mais forte, com móveis de madeira clara e tonalidades claras escolhidas por ela.

Meu apê - Duda Schietti - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Madeira clara e tons neutros ajudaram a dar mais claridade aos ambientes
Imagem: Arquivo pessoal

Só o que é preciso

"Trouxe a sensação de lugares em que me senti muito bem. Mas tentei construir um espaço onde eu tivesse o necessário e vejo que não preciso de tantas coisas assim. Cresci ouvindo que deveria ter uma casa com muitos móveis, cômodos?será?", questiona, acrescentando que cada escolha tem seu motivo.

Meu apê - Duda Schietti - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Com horas de pesquisa nas redes sociais, ela encontrou referências de como aplicar seu gosto em cantinhos especiais
Imagem: Arquivo pessoal

A cozinha, por exemplo, se livrou da atmosfera escura, antiga e cheia de móveis — atualizada, ganhou prateleiras onde ela padronizou os potes.

"Foi uma enorme conquista. Fiquei dois anos sem reformá-la e não me sentia criativa nela para criar receitas, que é parte do meu trabalho. Hoje sou outra pessoa", conta.

É o lugar que mais conta a minha história e as pessoas dizem que é a minha cara mesmo.

Meu apê - Duda Schietti - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Tirar o 'peso' da decoração da cozinha foi missão de Duda
Imagem: Arquivo pessoal

Dicas da Duda para repaginar o alugado com identidade

  • Traga elementos naturais para a decoração. "Plantas e materiais naturais ajudam no bem-estar e no humor. Só de ter um pouco de contato com a natureza durante o dia você se sente melhor."
  • Cerâmicas. "São peças ótimas e funcionais, que se tornam parte da decoração também. Mas é importante saber garimpar e trazer coisas que te tocam. Nada de comprar por impulso, ou por encontrar numa promoção. Compre o que te faz feliz e o que te toca de verdade, pois isso vai durar mais na sua casa."
  • Reforme as coisas, em vez de comprar. "Fiz isso com o sofá que era do meu irmão: providenciei uma capa clara e essa mudança foi prática, benéfica para o planeta também."
  • Pinte as paredes. "Faz total diferença na casa, muda o astral. Quadros também atualizam a decoração rápido, sem gastar muito."
  • Velas. "São acessíveis e mudam o astral da casa, trazem acolhimento. Além de trazer perfume, o efeito é lindo. Cristais também melhoram a vibração do ambiente."

Arraste para ver fotos do apê da Duda