Topo

Katie Holmes usa vestido sobre jeans e web não perdoa: 'Coisa horrorosa'

Katie Holmes no iHeartRadio Jingle Ball na sexta-feira (9) em Nova York - Dia Dipasupil / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP
Katie Holmes no iHeartRadio Jingle Ball na sexta-feira (9) em Nova York Imagem: Dia Dipasupil / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP

De Nossa

15/12/2022 13h59

Um look da atriz Katie Holmes para o iHeartRadio Jingle Ball na sexta (9) em Nova York tem causado polêmica nas redes sociais por causa de uma combinação conhecida, mas relegada a uma espécie de baú da vergonha fashion: o vestido sobre a calça jeans.

Um dos pilares da moda dos anos 2000, a combinação se tornou mal vista ao longo dos últimos anos, como um dia foram as máxi ombreiras da década de 80 ou os jeans de cintura alta dos anos 90 — até que finalmente reganharam seu lugar ao sol.

A geração Z, em particular, vive um momento de fascinação com o que foi tendência há cerca de 20 anos e tem trazido de volta algumas peças e recursos icônicos, como os máxi óculos e cintos, lenço como top, calças baggy e tênis esportivos.

Mas a opção de Katie lançou nas redes uma pergunta: a moda Y2K — como a tal nostalgia com a década é apelidada — foi longe demais? Há quem acredite que sim:

"Percebi agora que aquela foto da Katie Holmes não era do início dos anos 2000. Garota, o que você está fazendo usando isso em 2022?"

"A Katie Holmes deveria estar na cadeia por isso."

As inspirações

Para quem não viveu ou não se lembra do grande momento da combinação, ela era extremamente popular, especialmente com as estrelas jovens daquela década. Mischa Barton, a Marissa Cooper de "The O.C.", um ícone da tevê dos anos 2000, assim como Britney Spears eram grandes fãs do truque de styling.

Em defesa de Katie

Brie Welch — a stylist por trás do look da atriz para apresentar um dos artistas do evento musical — esclareceu ao jornal The New York Times que o tal vestido é, na verdade, um top de cetim alongado da marca Tove, que foi combinado com jeans flare (outro hit da época) da Reformation e tênis da grife Maison Margiela.

"Nós decidimos que a cor rica e o efeito sutil de bustier no top eram elegantes e poderiam ser divertidos se fossem combinados com jeans, o que criaria uma impressão mais jovem para o Jingle Ball [condizente] com a atmosfera lá", explicou. O Jingle Ball é uma espécie de festival de fim de ano, mais informal, mas que ainda tem algum glamour natalino.

Katie Holmes no palco do iHeartRadio Jingle Ball - REUTERS/Andrew Kelly - REUTERS/Andrew Kelly
Katie Holmes no palco do iHeartRadio Jingle Ball
Imagem: REUTERS/Andrew Kelly

"No dia — e porque a Katie tem seu próprio estilo despojado que deveria ser apreciado —, ela disse que queria usar tênis, porque era um show e obviamente haveria [muita oportunidade] para dançar [as músicas de] Dua Lipa e nada é mais confortável", justificou ainda.

A stylist desconsiderou as críticas e frisou que a atriz "é mais do que capaz de parecer descolada em uma tendência não intencional 20 anos depois".

"Se a Bella Hadid usasse isso, vocês estariam cantando outro tipo de canção, vou dizer."

O vestido com jeans veio para ficar?

Em total sinergia fashion, a grife francesa Jacquemus apresentou sua coleção "La Raphia", de Primavera/Verão 2023, em Paris nesta segunda (12) com um look com a questionável combinação, entre outros resgates dos anos 2000, como as calças de cintura baixa.

Jacquemus Primavera/Verão 2023 - Reprodução - Reprodução
Jacquemus Primavera/Verão 2023
Imagem: Reprodução

A coleção de Primavera 2021 da Louis Vuitton, no entanto, já tinha reintroduzido a tendência no último ano.

Louis Vuitton Primavera 2021 - Divulgação - Divulgação
Louis Vuitton Primavera 2021
Imagem: Divulgação

Algumas celebridades, desde então, já fizeram suas próprias releituras do mix, entre elas as atrizes Hailee Steinfeld e Phoebe Dynevor e as cantoras Lizzo e Rosé, da banda Blackpink.

A opção de Katie — uma verdadeira estrela dos anos 2000, quando fez fama como a Joey de "Dawson's Creek" — não deveria surpreender, portanto.

E você, encararia a nova (velha) tendência?

Resultado parcial

Total de 8 votos
50,00%
50,00%