Topo

Casa misteriosa erguida em ilha isolada gera rumores e teorias assustadoras

Apesar de isolada e hoje deserta, durante 300 anos a ilha abrigou habitantes, membros de 5 famílias - Reprodução/Curious Atlas
Apesar de isolada e hoje deserta, durante 300 anos a ilha abrigou habitantes, membros de 5 famílias Imagem: Reprodução/Curious Atlas

Colaboração para o UOL

18/12/2022 04h00

Uma casa erguida em uma ilha isolada, ao sul da remota Islândia, continua a gerar rumores e teorias que parecem tiradas de um filme de terror. Inclusive, a de que um bilionário a teria construído para se refugiar no caso da humanidade se transformar em uma horda de zumbis.

Até hoje, pouco se sabe sobre a verdadeira história da ilha de Elliðaey. Mas, há várias teorias misteriosas que giram em torno da construção, apelidada de "a casa mais solitária do mundo".

Os islandeses não sabem dizer como surgiram as primeiras fotos da pequena casa branca construída na ilha. Sendo o único edifício erguido ali, ela acabou virando cenário para a criação de vários mitos.

Um deles diz que a casa foi construída por um bilionário que planejava se mudar para a ilha remota no caso de um apocalipse zumbi. Outras pessoas sugerem que um eremita religioso pode estar morando lá.

Outra teoria popular - e que mais tarde foi desmascarada - defendia que o governo islandês havia doado a ilha à cantora Björk.

Alguns até chegaram a alegar que a casa não existia, mas não dava para negar o óbvio. Afinal, ela já havia sido registrada em fotografias antes de surgir em publicações online.

A verdade é que a ilha de Elliðaey, parte do arquipélago Vestmannaeyjar, está completamente deserta agora, mas durante 300 anos ela permaneceu habitada.

Cinco famílias que ali moravam viviam da pesca, da caça ao papagaio-do-mar e da criação de gado. Na década de 1930, por razões desconhecidas, os últimos moradores deixaram a ilha, que está deserta desde então.

Caça a papagaios-do-mar

Segundo registros, o chalé foi construído pela Associação de Caça de Elliðaey em 1953, como uma base para caçar papagaios-do-mar, uma ave tão bela quanto curiosa. A casa, então, servia de base de caça para o grupo sustentar suas atividades na ilha.

Por estar em uma ilha remota, a propriedade não possui eletricidade, água encanada e esgoto tratado. No entanto, possui uma sauna, alimentada por um sistema natural de captação de água da chuva.

A ilha está listada como reserva natural e área protegida. As empresas de turismo oferecem passeios de um dia a Elliðaey para turistas que desejam explorar seu ambiente natural.

As ilhas que compõem o arquipélago Vestmannaeyjar são uma das principais atrações turísticas da Islândia, por apresentar uma paisagem exuberante, incluindo a Ilha Elliðaey.

Youtuber passou a noite lá

O youtuber americano Ryan Trahan postou um vídeo no seu canal há cerca de um ano onde mostra a jornada para chegar na ilha, enfrentando condições extremas de temperatura e o mar revolto. No vídeo, que você vê abaixo e já conta com 25 milhões de views, ele mostra como a casa é bem simples e tem a estrutura para abrigar pesquisadores ou visitantes por curtos períodos de tempo.