Topo

Paris é eleita melhor cidade para turistas em 2022; veja ranking das top 10

O ranking encabeçado por Paris teve predominância europeia: apenas Dubai e Nova York entraram no top 10 - Getty Images
O ranking encabeçado por Paris teve predominância europeia: apenas Dubai e Nova York entraram no top 10
Imagem: Getty Images

De Nossa

22/12/2022 04h00

Não só um clássico das viagens à Europa, como também um sonho para muitos viajantes, Paris foi a cidade mais atraente e hospitaleira para os turistas durante o ano de 2022.

A conclusão é do Top 100 City Destinations Index, ranking anual elaborado com base em um levantamento da companhia de pesquisa de mercado Euromonitor International, que avalia o grau de magnetismo dos destinos para os visitantes com base em seis quesitos: políticas de turismo, economia, sustentabilidade, infraestrutura, saúde e segurança, além de performance turística.

Para avaliar cada critério, são recolhidos dados sobre o mercado turístico em cada cidade como, por exemplo, os preços das casas de aluguel por temporada, avaliações de acomodações e negócios, taxa de ocupações de atrações e etc.

Com isso, pelo segundo ano seguido, a melhor experiência de viagem foi encontrada em Paris, graças em boa parte à sua infraestrutura, políticas de viagem e fascínio para turistas, embora a Cidade Luz também tenha altos índices de sustentabilidade.

La Maison Rose, vista na série "Emily em Paris": o charme da Cidade do Amor venceu - Bruno DE HOGUES/Gamma-Rapho via Getty Images - Bruno DE HOGUES/Gamma-Rapho via Getty Images
La Maison Rose, vista na série "Emily em Paris": o charme da Cidade do Amor venceu
Imagem: Bruno DE HOGUES/Gamma-Rapho via Getty Images

Se em tempos pré-pandêmicos as listas eram dominadas pelos países asiáticos, a Europa monopoliza agora o top 10 — oito lugares foram conquistados pelas metrópoles do Velho Continente.

Apenas Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, a cidade que mais recebeu viajantes internacionais em 2022, conseguiu aparecer no pódio, em segundo lugar devido à segurança e aos cuidados com a saúde do visitante. A décima posição ainda ficou com Nova York, única representante do continente americano que se destacou pela performance econômica e infraestrutura turística.

O novo Museu da Broadway, em Nova York: a cidade só melhorou sua infraestrutura para receber o turista - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
O novo Museu da Broadway, em Nova York: a cidade só melhorou sua infraestrutura para receber o turista
Imagem: Reprodução/Instagram

A Euromonitor frisou que o turismo de recuperação visto em 2022 foi bastante dependente de como cada país lidou com a pandemia de covid-19, seja implementando infraestrutura para facilitar a chegada segura de viajantes ou inovando nas atrações e formas de interagir com o ambiente. Confira o top 10:

Os dez destinos mais atraentes de 2022