Frango frito do KFC virou tradição natalina inesperada em partes do Japão
O famoso franguinho frito do fast-food americano KFC é uma tradição do Natal... no Japão. Parece inacreditável? Pois o costume existe e conquistou uma parcela considerável da população do país asiático, que enfrenta filas para degustar as asas e coxas crocantes no dia 24 de dezembro, revelou uma reportagem da emissora CNN dos EUA.
"No Japão, é costume comer frango no Natal. Todo ano, eu peço um barril festivo para aproveitar com a minha família. Adoro o frango delicioso e o prato estampado fofo que vem de brinde", contou uma residente de Hokkaido de 30 anos, que pediu para ser identificada apenas como Naomi, ao veículo.
Naomi não está sozinha: a rede KFC divulgou que lucrou 6,9 bilhões de ienes — cerca de R$ 270 milhões apenas entre os dias 20 e 25 de dezembro no ano de 2018. No dia 23, filas se acumulavam nas portas. Ainda segundo a rede, 24 de dezembro é o seu dia mais movimentado todos os anos, quando as lojas vendem dez vezes mais do que em dias típicos.
"Quando chega perto do Natal, os comerciais do KFC passam na tevê e parecem muito deliciosos. A gente pede com antecedência e vai para a loja buscar nosso balde. Aqueles que não reservam um balde passam horas em filas longas", relatou ainda Naomi.
Como a mania surgiu?
O KFC chegou ao Japão em 1970, um período de bonança financeira após crises trazidas pelo impacto da Segunda Guerra.
"O poder econômico do Japão estava chegando ao ápice e as pessoas tinham dinheiro para gastar com a cultura do consumo pela primeira vez. Porque os EUA eram uma potência cultural na época, havia um grande interesse na moda, comidas e viagens ao ocidente", explicou Ted Bestor, professor de antropologia social de Harvard à CNN.
As lojas se multiplicaram rapidamente e traziam um produto que, de muitas formas, se encaixava já na cultura existente no Japão. O frango empanado ou "karaage" já era uma realidade da gastronomia local e o Natal é um feriado sem significância religiosa para 99% de sua população — apenas 1% dos japoneses são cristãos.
Assim, havia espaço para uma tradição natalina que fosse baseada apenas em costumes, gostos e popularidade. A rede de fast-food aproveitou a oportunidade e passou a investir pesado no marketing, especialmente na época do feriado.
"Os comerciais festivos, inicialmente, me deram vontade de experimentar KFC no Natal. Sou do interior e não há muitos KFCs por lá, então ir ao KFC era legal", contou o bibliotecário Shuho Inazumi, de Iwakuni, à emissora.
Não foram só o charme americano ou o sabor que fizeram a diferença. "Ser capaz de compartilhar a comida é uma prática social importante no Japão. Então um balde de frango frito não só tem um gosto conhecido, mas preenche este desejo de comer junto", observou o professor Bestor.
E, apesar de outras opções terem surgido com a globalização, há muitos que seguem fiéis ao restaurante, como Naomi. "Não tenho filhos por enquanto, mas esta é uma tradição que minha família espera poder continuar no futuro", concluiu.
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