Salada para ceia: inove com entradas especiais para Natal e Ano Novo
No cardápio caprichado das ceias de fim de ano, as saladas ocupam lugar obrigatório, já que têm tudo a ver com o clima quente de dezembro. Isso não significa, porém, que os preparos devem ser iguais aos do dia a dia.
Para elevar o nível da salada, pode-se acrescentar às folhas alguma proteína nobre, como atum, vieiras, camarão ou bacalhau, por exemplo. "O segredo está em incorporar os ingredientes no momento de servir, evitando que as folhas murchem", adverte a chef Thais Novaes, do restaurante Nouzin.
Outra boa pedida são os queijos fortes, que contrastam bem com as folhas. Aqui, o céu é o limite: vale desde o básico parmesão até um gorgonzola. Por fim, as nuts são muito bem-vindas, pois dão crocância e sabor. "Uma boa dica é torrá-las antes, pois ficam mais saborosas", completa.
Frutas vão bem
Os amantes de frutas e de misturas agridoces também podem comemorar, porque a presença desses ingredientes é perfeita para as mesas de festa.
Croutons, frutas frescas ou cristalizadas, nozes, amêndoas e até raspas de limão-siciliano funcionam muito bem para quem é fã de um de um sabor mais marcante.
E há várias e muito boas combinações: manga com pepino, laranja com folhas verdes, morango e kiwi com alface americana, abacaxi com tomate em forma de vinagrete, melão com fatias de presunto parma — que também fica bom com figo.
Além das frutas, há outros componentes que não devem ficar de fora dessas saladas especiais, como frutos do mar e mix de grãos bem temperados e finalização com chips de legumes — vale abobrinha, beterraba e alho-poró — e lâminas de amêndoas ou parmesão, para um versão um pouco mais em conta. Para completar, rúcula, pêra e pinoli vão bem.
Além disso, as caponatas também entram no grupo de pratos frios bem-aceitos nas ceias.
Não se esqueça dos molhos
Na categoria molhos, o básico é o obrigatório: um azeite de boa qualidade, sal e pimenta-do-reino — preferencialmente moída na hora. Se quiser ousar um pouquinho deixando mais agridoce, o honey mustard, combinação de mel e mostarda, entra bem.
Para quem quer algo mais refrescante, molhos à base de hortelã são boas pedidas. Um paladar mais forte tende a gostar de receitas que levam queijo parmesão. Por isso, a dica é disponibilizar os molhos à parte na mesa, para que cada pessoa tempere seu prato.
Natal x Ano-Novo
A turma que organiza ceias tanto no dia 24 quanto no dia 31 de dezembro não precisa trocar todo o cardápio, mas algumas adaptações precisam ser feitas. A primeira delas é incluir alguma salada que leve lentilha (caso não haja outro prato) para seguir a tradição de consumir o grão no Ano-Novo.
"Uma boa combinação é vai lentilha, tomate, cebola roxa, coentro ou salsa, azeite, sal e pimenta-do-reino. Ela deve ser servida fria e em pequenas porções, para trazer prosperidade ao próximo ano", recomenda o chef Melchior Neto.
Contudo, fora essa simpatia, a chef Thais defende que os ingredientes podem ser os mesmos, mudando apenas a forma de servir as saladas. "A ceia de Natal é algo mais família, então, tudo bem dispô-las em travessas grandes. Já a de Réveillon, dependendo do modelo do evento, vale fazer em porções individuais para dar mais charme", sugere.
Embeleze o prato
É claro que a apresentação da salada conta bastante. Pensando nisso, aposte em cores marcantes que combinam com o Natal — pimenta-de-bico e sementes de romã, cerejas frescas e carambolas, que garantem um azedinho gostoso ao prato e ainda trazem a graça do formato de estrela.
Já para o Ano-Novo, invista em detalhes mais sofisticados, como mix de folhas verdes com romã e carambola, junto da salada de lentilha, além de fios de beterraba e cenoura.
Onde e como servir também conta. Por isso, Melchior orienta que a montagem seja feita com as folhas colocadas em bandejas de inox ou refratários de vidro. Recomenda-se manter algo gelado por baixo, como um vasilhame discreto e cheio de gelo.
Comece com as folhas embaixo e, depois, distribua os legumes e verduras delicadamente, assim como outros ingredientes por cima e laterais dos recipientes.
Dá para deixar a salada pronta?
Pensando em praticidade e evitando passar horas na cozinha nos dias de ceia, uma alternativa é deixar alguns ingredientes prontos previamente. Saladas de batata ou bacalhau podem ser preparadas no dia anterior.
Enquanto isso, folhas podem ser lavadas antecipadamente e mantidas na geladeira — desde que estejam muito bem secas e sejam mantidas em pote fechado. Os molhos também podem ser feitos um ou dois dias antes e guardados no refrigerador.
Fontes: a chef Thais Novaes, do restaurante Nouzin; o chef Melchior Neto, dos restaurantes Botequim Carioca e Gema, de Santo André; e Pier 144 Restaurante , de Boituva
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.