Topo

Nigel Barker, do 'America's Next Top Model': "Hoje sou livre para criar"

Nigel Barker  - Divulgação
Nigel Barker Imagem: Divulgação

Júlia Vilaça

Colaboração para Nossa

27/12/2022 04h00

É impossível não notar a presença de um homem alto, careca e simpático nos principais eventos de moda de Nova York. Constantemente abordado por fãs e reconhecido até mesmo em baladas latinas na região de Miami Beach, Nigel Barker é uma figura de peso no cenário fotográfico mundial.

Em seu currículo é possível encontrar trabalhos com Taylor Swift, GQ, Nicole Miller, Nine West e muitas outras marcas, personalidades e modelos conhecidas internacionalmente. Porém, foi como jurado de reality shows que ficou famoso entre o grande público.

Em entrevista exclusiva a Nossa, Barker compartilhou um pouco mais sobre sua carreira como fotógrafo, a construção do seu estilo pessoal e sua trajetória até se tornar jurado de um dos maiores shows de moda da TV americana.

Como tudo começou

Nigel Barker nos tempos de modelo - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Nagel Barker nos tempos de modelo
Imagem: Reprodução/Instagram

Nigel Barker, atualmente com 50 anos, começou a trilhar seus caminhos na moda aos 18 anos, no final de seu ensino médio. Ele, sempre reconhecendo sua infância privilegiada, conta que estudou em uma escola particular no interior da Inglaterra e que seu objetivo era garantir dinheiro para uma boa faculdade de medicina.

Entretanto, tudo mudou quando sua mãe o inscreveu em um curso televisionado para descobrir o próximo modelo, o "The Clothes Show", da BBC 1. O jovem acabou sendo finalista no programa, dando início então à sua carreira de modelo, que passou por Londres, Paris, Milão e Nova York.

Aquele período era muito divertido, sabe? Eu passei quase uma década da minha vida viajando para vários países no mundo; e isso tudo sem ficar mais de um mês na mesma cidade".

Naquela época, tinha o hábito de observar todos que trabalhavam nas produções. "Isso me deu a oportunidade de entender as atividades de quem estava em frente às câmeras, mas, também de quem estava atrás delas fazendo tudo acontecer. Desde o maquiador e o cabeleireiro, até o produtor, stylist e, claro, o fotógrafo", afirma.

Por conhecer todos os lados do negócio e entender o funcionamento da indústria, em meados de 1990, Nigel começou a praticar a fotografia. Tudo começou com uma brincadeira, fotografando sua então namorada (e atual esposa), Crissy Barker e sua irmã gêmea, Kimmy.

Hobby virou carreira

Nigel Barker deixou as passarelas pelas lentes e depois pela TV - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Nigel Barker deixou as passarelas pelas lentes e depois pela TV
Imagem: Reprodução/Instagram

O contato de Nigel com a fotografia se deu quando ainda era um adolescente, através de uma professora que ensinou o processo manual da revelação fotográfica. Já seu contato com a moda começou em casa, com a mãe, que mãe foi modelo e ex Miss Sri Lanka.

Ele conta que no início não tinha dinheiro para contratar toda uma equipe de um set de fotografia (maquiadores, cabeleireiros, produtores de moda e etc). Por isso, era comum que ele e a atual esposa se juntassem para conseguir fazer um pouco de todas as funções para, efetivamente, conseguirem produzir as fotografias.

No início, Barker trabalhou muito próximo a agências, fotografando modelos e artistas que estavam começando suas carreiras. E foi aí que percebeu que seu hobby de fotografar poderia virar uma profissão.

E foi quando abriu seu estúdio, o StudioNB, no tradicional distrito de moda de Nova York, o Meatpacking District. Com isso, seu nome foi ficando cada vez mais famoso no setor, levando-o à campanhas com grandes nomes como Nicole Miller, Ford, Sony, Pamella Rolland e muitos outros.

Das lentes para as telas

Nigel (esq.) e os colegas de "America's Next Top Model" - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Nigel (esq.) e os colegas de "America's Next Top Model"
Imagem: Reprodução/Instagram

A trajetória televisiva de Nigel Barker teve seu pontapé inicial no começo dos anos 2000. Na época, o fotógrafo e empreendedor estava trabalhando com marcas como Versace e Jill Sander.

Tyra Banks, então, entrou em contato com ele oferecendo a posição de jurado em seu show, o "America 's Next Top Model", onde ficou por nada menos que 17 temporadas.

Ele também foi juiz do Miss America Pageant de 2007 e do Miss Universo de 2012. Além disso, Barker é o produtor executivo do concurso de realidade baseado em fotografia da VH1, The Shot. Em 2013, Barker se tornou o apresentador do "The Face".

Nigel e Naomi à frente no cartaz de "The Face" - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Nigel e Naomi à frente no cartaz de "The Face"
Imagem: Reprodução/Instagram

Além disso, o artista fez aparições especiais como fotógrafo no terceiro ciclo do "Next Top Model" do Canadá e no episódio 10 do primeiro ciclo do "Next Top Model" da Nova Zelândia. Ele apareceu como juiz convidado e fotógrafo no primeiro ciclo do "Next Top Model" do México, e fez uma aparição especial no segundo ciclo do "Next Top Model" do Benelux.

Nigel Barker e Taylor Swift

Taylor Swift fez um livro fotográfico do Nigel Barker - Divulgação - Divulgação
Taylor Swift fez um livro fotográfico do Nigel Barker
Imagem: Divulgação

Em novembro de 2012, Nigel se juntou a Taylor Swift para fazer o livro fotográfico da cantora: "8 Hours With Taylor Swift".

"Ela é uma modelo incrível. Nós fizemos um livro de 60 páginas em um dia. Ela é uma das pessoas mais fotogênicas, fáceis de se fotografar, inspiradoras e extraordinárias que eu já tive a oportunidade de fotografar. Sim, Taylor Swift tem tudo isso. Meu deus, essa garota tem tudo. O que eu posso dizer é que ela é extraordinária", afirmou em entrevista à "People" na época.

Estilo próprio

Trabalhos de Nigel Barker

Nigel afirma sempre gostar de imagens que transmitisse sentimentos e emoções. Foi assim que, aos poucos, ele foi desenvolvendo seu estilo de trabalho e sendo reconhecido por ele.

Ele conta que sempre faz o máximo para que toda a equipe que está trabalhando com ele esteja no mesmo mood.

Se queremos contar através daquela produção algo triste, melancólico, feliz ou romântico? Nós conseguimos, mas, para isso, todo mundo tem que submergir nesse processo criativo e, é esse, um dos meus papéis no set. Fazer com que as pessoas compreendam qual a intensidade e a emoção que queremos passar para, assim, reproduzir no trabalho", afirma Nigel.

Para além da fotografia

Além das campanhas em que atua como fotógrafo e participação em programas de TV, Nigel adquiriu outra paixão criativa pelo caminho e hoje também é responsável por uma linha de móveis com seu desenho.

Dá para ter uma ideia da veia decorativa e de design do fotógrafo ao ver o interior de sua casa, localizada em montanhas nas proximidades de Nova York.

"Basta usar um pouco de criatividade e explorar aquilo que faz sentido para você. Eu já criei coleções diferentes sobre diferentes momentos da minha vida. Tenho uma coleção inspirada na minha vida nova-iorquina, enquanto tenho outra que é mais boêmia e com mais cores", diz Nigel.

E a multicriatividade de Nigel não para por aí: ele também é autor, palestrante e um contribuidor há mais de 15 anos da Make-A-Wish Foundation, organização sem fins lucrativos fundada nos Estados Unidos que ajuda a realizar os desejos de crianças com doenças graves.

"Quando você chega naquele momento da carreira em que pode tomar as decisões baseadas na sua opinião e na sua criatividade, tendo liberdade para criar, você percebe que chegou lá e que, só chegou, porque acreditou, desde o início, no próprio trabalho.

Assim, com o passar do tempo, você poderá ajudar as outras pessoas a também conquistarem os sonhos delas — e isso é indescritível".