Topo

Pequenos versáteis: estes 11 apês de até 40 m² provam que menos é mais

Manuel Sá/Divulgação
Imagem: Manuel Sá/Divulgação

Carol Scolforo

Colaboração para Nossa

29/12/2022 15h10

Especialmente nas grandes capitais, novos empreendimentos imobiliários apostam em apartamentos com metragem cada vez mais reduzida. Na contrapartida, compensam em áreas de lazer, espaços gourmet e até lavanderia o espaço que 'falta' nas moradias.

Medidas que estão entre poucas dezenas de metros quadrados são um desafio para os moradores e arquitetos que precisam deixar o apê funcional, com personalidade e, acima de tudo, confortável.

Móveis sob medida é uma estratégia quase obrigatória para 'ganhar' espaço em apartamentos pequenos. Mas há outras soluções pontuais que também ajudam nessa tarefa.

Durante o ano, publicamos semanalmente na seção Microespaços projetos com boas ideias para apês com metragem reduzida. Aqui, selecionamos 10 destaques inspiradores com até 40 m².

Clique em cada imagem para abrir o álbum específico do apartamento e ver todas as imagens com detalhes. Para sair do álbum e voltar à matéria principal, clique no X do lado superior direito:

Varanda gostosa

Pintura geométrica, elementos naturais e marcenaria inteligente tornaram o apê aconchegante. Para a TV, a solução foi um painel que 'se abre' só na hora de usar o aparelho.

Estilo da Grécia

Para dar a vibe da ilha grega, a decoração prioriza materiais naturais, além de armários abertos de cimento branco no lugar de marcenaria planejada.

Pouca grana, muitas ideias

Estantes de serralheria, nichos e estratégias de iluminação são soluções usadas neste apê para driblar o orçamento apertado — e evitar a marcenaria planejada ou os painéis de gesso, mais caros.

Cheio de estilo

A metragem enxuta não impediu de fazer um projeto estiloso, com destaque para a divisória translúcida que separa a sala do quarto.

Para o alto e avante

A utilização do espaço vertical foi o trunfo deste projeto, que aproveitou o pé direito alto para criar um quarto.

Coube tudo

Neste estúdio, a sala de jantar tem canto alemão para ganhar espaço e o quarto acolhedor que se transforma em sala de estar na hora de receber visitas. Ah! A sacada também é multiuso.

Sem economia de armários

Lugar para armazenamento era um desejo da proprietária. O pedido foi atendido com soluções tão boas que fazem este apê parecer ter bem mais que 38 metros quadrados.

Para gringo ver (e viver)

A marcenaria é um dos pontos-altos deste estúdio na região central de São Paulo que serve para moradia e também para aluguel por temporada quando o morador está nos EUA.

Diferentão

O estilo "lumberjack" domina o apartamento com a escolha do pínus naval para chão, parede e até teto. Os objetos de decoração seguem e mesma vibe, com destaque para a cadeira de palhinha.

Funcional e confortável

Plantas pendentes e muita madeira quebram o estilo industrial 'bruto' e trazem aconchego para este microapê em Porto Alegre que tem todos os ambientes integrados.

Para descanso, trabalho e lazer

Colorido e urbano, este estúdio se beneficia de espaços bem setorizados, marcenaria e luz natural para brilhar em apenas 26 metros quadrados.