Para comer bem em Buenos Aires, siga a nova rota dos pátios gastronômicos
Nos últimos meses, Buenos Aires ganhou novos mercados e pátios gastronômicos que estão deixando a capital argentina ainda melhor no quesito gourmet.
Na onda dos mercados europeus que misturam barraquinhas que vendem alimentos com lugares onde é possível provar gastronomia local, o conceito cruzou o Oceano Atlântico e desembarcou por aqui. Depois da pandemia, a preferência por espaços abertos e arejados continua marcando tendência.
Nossa passeou pelas ruas e bairros portenhos para conferir essas novidades que animam o espírito e o estômago dos viajantes e fez um top 3 dos imprescindíveis.
Encontramos mercados clássicos em bairros turísticos e opções diferentes como um pátio de comidas ao lado do famoso campo de polo.
Cavalos e mesas ao ar livre
Entre cavalos e restaurantes de chefs renomados, a novidade mais recente é o Bocha Polo, um pátio gastronômico com muitas opções para satisfazer todas as vontades.
As mesas ficam ao ar livre e os visitantes podem escolher entre carnes, pratos vegetarianos e veganos e muitas bebidas e coquetéis. Uma das opções mais badaladas é o restaurante Narda x Epicúreo House, da famosa chef argentina Narda Lepes.
O primeiro e o segundo andar oferecem uma vista de um dos campos de polo.
No quiosque dos fundos há uma grande variedade de tortas e alfajores. Se der sorte, você também pode assistir a algum show de música durante o dia.
Crianças são bem-vindas. No final do pátio tem várias opções e brinquedos para elas; pula pula, castelo inflável, pebolim e uma área de jogos.
A entrada ao Bocha é gratuita, mas nos dias em que acontecem as partidas de polo é preciso pagar para assistir aos jogos.
Mais informações: Bocha Polo, Av. del Libertador, 4096 (bairro Palermo). Abre só nos fins de semana, do meio-dia às 19h.
Charme e história
O Mercado de los Carruajes é outra novidade no quesito gourmet portenho. O nome vem da época dos presidentes argentinos; durante o século XIX as suas carruagens eram guardadas nesse lugar.
O edifício com tijolo à vista é patrimônio histórico da cidade. O prédio foi todo restaurado e virou ponto de visita não só de turistas como também de muitos moradores que trabalham no centro e almoçam por lá.
São dois andares com várias opções de comidas tanto argentina como internacional. Na parte de cima encontramos restaurantes que oferecem de menú francês à famosa carne argentina, é claro. Também tem algumas sorveterias e um pátio aberto lindo, perfeito para um vermute no fim do dia.
No térreo destaque para a famosa San Ginés de Madri que abriu uma filial nesse mercado. Agora já não precisamos viajar até a capital espanhola para provar os famosos churros com chocolate quente, a dupla inseparável para os dias mais frios!
Mais informações: Mercado de los Carruajes , Av. Leandro N. Alem, 852 (bairro Retiro). Abre de domingo a quarta-feira das 8h30 às 22h; de quinta-feira a sábado, até 24h.
Turismo e antiguidades
Um dos mais tradicionais de Buenos Aires continua sendo o Mercado de San Telmo. Entrar ali é como visitar parte da história argentina. Seu teto de vidro, uma grande cúpula e as vigas de metal continuam sendo sua estrutura original.
Esse mercado foi inaugurado em 1897 e até hoje conserva seu encanto. Entre lojas que vendem muitas antiguidades e brinquedos do passado, o centro do Mercado de San Telmo está cheio de ótimas opções gastronômicas.
Restaurantes que oferecem pratos espanhóis, franceses e asiáticos disputam os clientes. Quem prefere uma comida mais rápida e barata também encontra empanadas ou choripán, o típico sanduíche de linguiça argentino.
Mais informações: Mercado de San Telmo, Bolívar, 970 (bairro de San Telmo). Abre diariamente das 9h às 20h.
Bairro residencial e cerveja
O Mercado de Belgrano é um dos típicos mercados de bairro que foi reformado e hoje virou point de encontro, principalmente durante a noite.
O terraço (beer garden) é uma graça e fica cheio de jovens que compartilham as mesas comunitárias para tomar uma cerveja e saborear um hambúrguer ou uma pizza.
Durante o dia, na outra parte desse tradicional mercado que já tem mais de 130 anos, tem várias lojas de frutas, verduras, peixaria, açougues e lugares para comprar produtos saudáveis.
Mais informações: Mercado de Belgrano , Juramento e Av. Ciudad de la Paz (bairro Belgrano). O mercado de frutas e verduras abre de segunda-feira a sábado das 8h30 às 20h. A área gastronômica abre das 11h às 24h (inclusive aos domingos).
Villa Crespo, uma área emergente
Esse mercado que recebe o mesmo nome do bairro é outra opção para provar comidas variadas. No coração de Villa Crespo o Mercat é pequeno mas tem seu encanto e os murais dão um toque especial ao prédio de três andares.
Ali há boas opções para saborear tábuas de queijos, comida judia e taças de vinho. Villa Crespo é um dos bairros emergentes de Buenos Aires, bem residencial e também é a casa do Clube Atlético Atlanta.
Ali perto: a sede do Atlanta fica a 7 quarteirões dali e a 10 quarteirões da Plaza Serrano, no coração de Palermo.
Mais informações: Thames, 747 (bairro Villa Crespo). Abre de terça-feira a quinta-feira das 11h às 20h; sexta e sábado até a 1h; domingos até as 20h.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.