Topo

Restaurante que já foi o nº 1 do mundo, dinamarquês Noma vai fechar em 2024

Área externa do Noma virou um "wine bar" de verão para garantir experiências ao ar livre em tempos de pós-pandemia - Reprodução
Área externa do Noma virou um "wine bar" de verão para garantir experiências ao ar livre em tempos de pós-pandemia Imagem: Reprodução

De Nossa

09/01/2023 10h24

Celebrado por dez entre dez "foodies" do mundo, o Noma vai fechar. Em post no Instagram e entrevista ao jornal "The New York Times" nesta segunda (9), o chef René Redzepi anunciou que o restaurante de Copenhagen, aperto em 2003 eleito o melhor do mundo em repetidas listas gastronômicas pelo mundo, não será mais... um restaurante.

"Para seguir com o Noma, devemos mudar. Portanto, queridos visitantes e amigos, temos boas notícias para compartilhar. O inverno de 2024 será a última temporada do Noma como conhecemos. Começaremos um novo capítulo; noma 3.0", anunciou a conta oficial da rede social.

Segundo o site oficial do estabelecimento, em 2025, o restaurante será transformado em um "laboratório gigantesco": uma cozinha de testes pioneira para inovação em comida e desenvolvimento de novos sabores. Em uma fase seguinte, o resultado desses estudos será compartilhado em viagens pelo mundo, com restaurantes pop-up (com uma temporada na terra-natal Copenhagen).

René Redzepi, chef dinamarquês e co-proprietário do restaurante Noma - Divulgação - Divulgação
René Redzepi, chef dinamarquês e co-proprietário do restaurante Noma
Imagem: Divulgação

"Servir ainda será uma parte do que somos, mas restaurante não vai mais nos definir", afirma René e seu time, que passaram os últimos dois anos planejando a novidade.

Modelo não é "sustentável"

Em entrevista ao jornal norte-americano, René disse que a matemática para manter 100 funcionários de alto-nível e um menu que fosse sustentável para o mercado não estava mais fechando. "Temos que repensar a indústria por completo. É apenas muito difícil e temos que trabalhar de outra forma", desabafa.

Segundo a publicação, a reação do chef ocorre imediatamente a acusações de desfavorecimento aos empregados estrangeiros e estagiários do Noma.

Equipe do premiado Noma, no The World's 50 Best Restaurant 2021 - Divulgação - Divulgação
Equipe do premiado Noma, no The World's 50 Best Restaurant 2021
Imagem: Divulgação

"É insustentável", disse o chef sobre o modelo moderno de fine-dining que ajudou a criar. "Financeiramente e emocionalmente, como um empregado e um ser humano, apenas não funciona".

Já reservou? Acalme-se

Aos apaixonados por gastronomia que já reservaram lugar no Noma para o próximo ano, a equipe de René garante que tudo segue como sempre até o final de 2024, com o serviço de menus sazonais.