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Perdeu, Balenciaga! Kim Kardashian investe na volta das camisetas 'antigas'

Kim Kardashian com uma camiseta "antiguinha" da cantora Björk - Reprodução/Instagram
Kim Kardashian com uma camiseta "antiguinha" da cantora Björk Imagem: Reprodução/Instagram

De Nossa

10/01/2023 04h00

Kim Kardashian parece ter descoberto sua nova era fashion após o estremecimento de sua relação com a Balenciaga. A fundadora da marca de shapewear Skims tem investido pesado na combinação de camisetas gráficas vintage com calças, especialmente de couro.

O truque de styling favorito de Kim é dobrar as barras para transformar a peça em top cropped, o que acaba evidenciando ainda mais a estampa de bandas clássicas ou dos escudos de grandes times.

Entre aqueles que já receberam uma força da estrela na divulgação estão a banda punk Social Distortion, os rappers Dr. Dre e Snoop Dogg e a cantora Björk, além da equipe do Paris Saint-Germain.

Mas é a tendência abraçada por Kim que ganha o maior holofote com o seu poder de influência fashion. Não foi a empresária que trouxe as camisetas de volta às passarelas e araras, mas sua adoção pode levar a uma explosão de popularidade da peça.

No Twitter, aliás, logo após Kim adotar a camiseta do time da temporada 2001/2002, a peça já voltou a ser comercializada usando sua imagem como "garota-propaganda".

Camisetas revisitadas

O retorno da camiseta gráfica, especialmente as mais vintages, está fortemente associado à tendência Y2K — como é chamada a nostalgia pelas peças e estilos do final dos anos 90 e início dos anos 2000 — e que tem encontrado particular força na moda pós-pandêmica entre a geração Z, saudosa por um período fashion que não viveu.

Desde então, grifes como a Tommy Hilfiger tem recuperado antigos modelos ou lançado novas estampas, inspiradas muitas vezes em referências da cultura pop daquela época, como a série de animação "Beavis and Butt-head".

Entre as estrelas desta geração que já adotaram as camisetas estampadas estão Bella Hadid, Hailey Bieber e Emily Ratajkowski.

Hailey, por sinal, utilizou sua camiseta gráfica para recuperar o passado de uma outra forma: ela brincou com uma crítica frequente sobre ela: a de que ela seria um "nepo baby" (filha do nepotismo), expressão utilizada para apontar filhos de famosos bem-sucedidos que encontram facilidades na carreira nos EUA. Em tempo: a modelo é filha da designer brasileira Kennya Deodato e do ator Stephen Baldwin. Ela ainda é neta do célebre pianista brasileiro Eumir Deodato, um dos expoentes da Bossa Nova.

Mas a nem só de geração Z vivem as t-shirts vintages. Como Kim, a millennial Irina Shayk também já optou por recuperar ícones de sua época, como Britney Spears.

Outros famosos como J.Lo., Zendaya e Timothee Chalamet também já aderiram com estamparias que fazem referência ainda a clássicos do cinema, então fica o aviso: é hora de tirar sua camisetinha antiga do armário.