Topo

Aérea britânica inova em modelos de uniforme: túnica com hijab e macacão

Novos uniformes da British Airways são assinados pelo designer Ozwald Boateng - Divulgação/British Airways
Novos uniformes da British Airways são assinados pelo designer Ozwald Boateng Imagem: Divulgação/British Airways

De Nossa

12/01/2023 10h01

A British Airways apresentou seus novos uniformes de Primavera 2023, que incluirão dois modelos inéditos: túnica com hijab — o lenço vestido por mulheres muçulmanas cobrindo a cabeça — e macacão.

Segundo a companhia aérea britânica, os designs foram inspirados pela diversidade de perfis de seus próprios funcionários e desenvolvidos pelo estilista e alfaiate Ozwald Boateng durante quatro anos. Esta é a primeira troca de uniformes da BA em quase 20 anos.

Boateng, que tem raízes no Reino Unido e em Gana, é reconhecido pelo seu trabalho junto a marcas da chamada Savile Row, famosa rua de boutiques de luxo em Londres. Ele acompanhou diversos membros da equipe da British Airways em sua rotina para entender quais as necessidades dos trabalhadores em termos de movimento, conforto e durabilidade das peças.

Cerca de 1.500 funcionários da aérea palpitaram em 50 workshops do processo de criação dos uniformes, que também contam com uma opção de terno com calças de caimento regular ou de silhueta mais rente para homens, além de vestido, saia ou calça sociais para mulheres.

O novo macacão da British Airways - Divulgação/British Airways - Divulgação/British Airways
O novo macacão da British Airways
Imagem: Divulgação/British Airways

Os uniformes passaram por testes "secretos", revelou a companhia, usados por tripulantes e outros membros da equipe nos últimos seis meses durante voos de carga pela Europa. Engenheiros também já experimentaram os modelos durante manutenção das aeronaves nos aeroportos de Manchester e Cotswold, longe dos olhos do público.

Novos uniformes da British Airways - Divulgação/British Airways - Divulgação/British Airways
Imagem: Divulgação/British Airways

As peças que foram projetadas para atividades ao ar livre foram testadas sob válvulas de dilúvio — utilizadas para liberar grandes volumes de água no combate a incêndios — além de freezers a -18ºC para garantir que os tecidos sejam resistentes, duráveis e capazes de se manter diante de condições meteorológicas extremas.

Novos uniformes da British Airways - Divulgação/British Airways - Divulgação/British Airways
Imagem: Divulgação/British Airways

De acordo com a aérea, o retorno dos profissionais garantiu o aperfeiçoamento dos modelos: engenheiros pediram bolsos de acesso fácil para armazenar ferramentas enquanto trabalham, enquanto funcionários que manipulam bagagens indicaram que precisavam de tecido com tecnologia touch-screen em suas luvas para poder usar tablets e outros equipamentos em climas frios sem precisar tirar a proteção.

Novos uniformes da British Airways - Divulgação/British Airways - Divulgação/British Airways
Imagem: Divulgação/British Airways

Mais de 90% de todas as peças foram produzidas utilizando tecidos sustentáveis a partir de uma mistura de poliéster reciclado. Os novos modelos devem começar a ser vistos nos voos a partir da primavera europeia, que começa em março.

Já os antigos serão doados para organizações beneficentes ou reciclados para produzir brinquedos, proteções para tablets e etc. Um pequeno número será entregue ao museu da companhia aérea, indicou a British Airways.