Camisa de crochê e crocs: o que vai bombar na moda masculina no verão 2023
O verão começou em dezembro, mas a virada de ano nos traz um novo vigor para sair à procura do que pode ou não entrar em nosso guarda-roupa. E os dias mais quentes nos dão oportunidade de experimentar cores e texturas diversas.
Na moda masculina, esse movimento pode ser mais sútil, mas ele existe. Camisas de tricô com tramas ventiláveis, crocs, chinelos de dedos mais trabalhados e mistura de silhuetas serão algumas das tendências que devem estar nas seção masculina das lojas nesse começo de 2023.
Veja o que pode esperar:
Camisas e camisetas tricotadas
As camisas de boliche e as pólos, parte do guarda-roupa do homem padrão, devem ganhar texturas diferentes nesse verão.
"Elas recebem o crochê para quebrar essa casualidade exacerbada, até ampliando os espaços da trama para ser usada em uma elaboração de look despojado", comenta Felipe Vasconcelos, especialista e criador de conteúdo de moda masculina para sites e revistas especializadas.
É que, em casos em que os pontos de crochê são mais abertos, a pessoa pode combiná-la com camisetas e regatas que possam construir um contraste entre as peças.
Crocs...
Os sapatos do crocodilo marcaram seu retorno como um item colecionável, com parcerias com artistas como Justin Bieber. "Por mais que divida opiniões, ele tem sido bastante usado em desfiles masculinos e femininos, com diversas abordagens", diz Felipe.
O principal argumento de quem é fã dos crocs — e também das marcas — é que ele é um calçado confortável e dinâmico. "A premissa é mostrar que ele é leve e pode se adaptar a maior quantidade de ocasiões possíveis".
...ou sandálias de dedo
Os chinelos de dedo, no entanto, não devem perder o seu destaque. "Mas elas vêm bastante trabalhadas, normalmente em couro, passando longe da ideia de informalidade", explica o criador de conteúdo.
Saint Laurent e Miu Miu usaram o calçado em seus desfiles para o Verão de 2023.
Estampas: folhagens e listras
As flores, hits dos últimos verões, continuam colorindo as camisas masculinas, mas as folhagens tropicais também surgem como uma opção diferente de estampa, variando a proposta de acordo com os materiais usados. Porém, eles devem dividir o espaço com as listras.
"Elas seguem como um contraponto na elaboração dos looks junto com peças lisas. A estampa que deve ficar em alta devem ter linhas mais finas com um espaçamento médio entre elas", complementa Felipe Vasconcelos.
Liso e monocromático
O verão trará, também, o liso e monocromático, principalmente em cores que vemos muito em coleções resorts das grandes marcas.
O cinza bem claro, assim como branco, tons terrosos e azuis esverdeados devem ser algumas das tonalidades que devem colorir as roupas lisas. Para deixar o visual com mais informação de moda, opte por combinações monocromáticas.
Tudo oversize
Em relação à modelagem, as roupas bem sequinhas, próximas ao corpo, devem dar lugar às camisas e calças mais amplas, quase oversize. No caso da parte de cima, elas devem ser do estilo "box", quadrada. O legal é combinar essas peças com outras mais rentes.
"As regatas, por sua vez, devem ser secas, rentes ao corpo, quanto mais colada ao corpo, melhor. Elas são um bom complemento para as camisas oversized", fala o criador de conteúdo de moda.
Shortinho-inho
Por outro lado, os shorts devem continuar curtos. "A composição de looks masculinos também fica bem mais interessante agora com o comprimento dos shorts e bermudas indo um tanto mais acima do joelho", afirma Felipe Vasconcelos.
Masculinidade nada frágil
O que Harry Styles usa nos palcos de seus shows deve influenciar quem anda nas ruas. "Temos propostas bem interessantes que, inclusive, aproxima muito as peças do menswear na discussão de gênero. Regatas em comprimento cropped ou camisas com um trabalho mais interessante de elaboração com babados ou faixas que fazem laços no pescoço, por exemplo", comenta o criador de conteúdo.
Bucket hat continua em alta
Por fim, o bucket hat não deve sair da cabeça tão cedo. "Ele já estava por aqui, mas, na última temporada, ele tanto aparece mais lado a lado com o boné tradicional como também recebe novas propostas, com as abas maiores e em materiais mais ousados, como a pelúcia e o couro", finaliza Felipe Vasconcelos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.