Topo

Com gata e a bordo de Scénic: como casal brasileiro foi até 'fim do mundo'

Amanda, Juan e Wandinha na frente de seu motorhome: um Renault Scénic - Arquivo pessoal
Amanda, Juan e Wandinha na frente de seu motorhome: um Renault Scénic Imagem: Arquivo pessoal

Marcel Vincenti

Colaboração para Nossa

16/01/2023 04h00

Kombis, vans e até ônibus: muitos veículos espaçosos têm sido convertidos em motorhomes por viajantes brasileiros nos últimos anos, virando verdadeiras casas móveis em jornadas que chegam a distantes países do globo.

O casal Amanda Cristina Rodrigues da Silveira e Juan Carlos Silva Ferreira (@hashtag_viagem), por sua vez, resolveu inovar: eles conseguiram transformar uma Renault Scénic em um motorhome — e, com uma gata a bordo (chamada Wandinha), estão realizando uma longa viagem pela América do Sul.

Sempre tivemos espírito aventureiro. Amanda

"Queríamos rodar o mundo, mas achávamos que era coisa de rico, algo que não somos. Foi quando começamos a acompanhar, pelo YouTube, pessoas comuns viajando e vivendo na estrada, conhecendo lugares incríveis e gastando pouco. Vimos que era um sonho possível e tomamos a decisão de viver essa vida".

Amanda e o motorhome em estrada no interior da Argentina - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Amanda e o motorhome em estrada no interior da Argentina; adaptações no carro começaram só no Ushuaia
Imagem: Arquivo pessoal

Inicialmente, o casal cogitou comprar um Fiat Uno para convertê-lo em motorhome. Mas, pensando no espaço que iriam precisar para viajar com sua gata, eles decidiram investir em um carro um pouco maior — e chegaram ao Scénic.

É um carro feito para famílias. Seria perfeito para nós. Juan

Amanda cozinhando dentro do Scénic - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Amanda cozinhando dentro da Scénic
Imagem: Arquivo pessoal

Em junho de 2022, os brasileiros deram início à sua jornada em Cabo Frio (RJ) e dirigiram rumo à Argentina. E, no começo da viagem, não fizeram nenhuma adaptação no carro.

"Deitávamos os bancos e dormíamos", relata Amanda. "Chegando em Curitiba, tiramos os bancos traseiros e, no espaço criado, usamos almofadas como cama. Foi somente quando chegamos a Ushuaia [na Argentina] que fizemos adaptações melhores. Com madeira, construímos uma cama dentro do veículo. E, embaixo dela, criamos um espaço que virou um baú gigante, onde guardamos nossas coisas. Também compramos um fogareiro de camping, para preparar as refeições na estrada".

E, assim como seus amigos, a gata Wandinha se adaptou à vida no motorhome. "Ela é muito tranquila. Temos uma mochilinha para carregá-la conosco quando vamos para a rua. Passeamos com ela praticamente todos os dias, para ela gastar energia e explorar os lugares que estamos visitando. Ela adora subir nas árvores", conta Juan.

Amanda, Wandinha e sua casa móvel - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Amanda, Wandinha e sua casa móvel
Imagem: Arquivo pessoal

Vida na estrada

Até o momento, o casal e sua gata já visitaram, com o Scénic transformado em casa, diversos destinos turísticos do Brasil e três países estrangeiros: Paraguai, Uruguai e Argentina.

"Passamos por lugares como o litoral e a região serrana do Rio de Janeiro, o litoral de São Paulo e Foz do Iguaçu", explica Juan. "E, saindo do Brasil, visitamos destinos como Ciudad del Este [no Paraguai] e Colonia del Sacramento [Uruguai]. E a gente já rodou grande parte da Argentina, passando por locais como Bariloche, San Martín de los Andes, Buenos Aires, Puerto Madryn, El Calafate e Ushuaia. E, neste momento, estamos na cidade de Necochea".

Por enquanto, Ushuaia e Puerto Madryn estão entre os dois lugares que mais encantaram os viajantes.

O casal chegou a Ushuaia com seu motorhome - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
O casal chegou a Ushuaia com seu motorhome
Imagem: Arquivo pessoal

"Ushuaia é um lugar incrível, cercada por montanhas nevadas gigantes. Lá, fizemos um passeio de barco e vimos muitos leões-marinhos", recorda Amanda. "E, na região de Puerto Madryn, observamos baleias. Foi algo emocionante".

No seu dia a dia, o casal busca dormir com o carro em lugares gratuitos, como postos de combustíveis.

Amanda, Juan e Wandinha   - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Amanda, Juan e Wandinha
Imagem: Arquivo pessoal

"Depois que compramos nosso fogareiro, a gente cozinha tudo no carro. Tomamos banho nos próprios postos de gasolina, geralmente pagando menos de R$ 10 por ducha. E às vezes a gente também fica em campings, onde dá para tomar banho e ter energia elétrica ilimitada", diz Amanda.

E, mesmo não oferecendo tanto espaço quanto um ônibus ou uma van, o Scénic não tem gerado muitos perrengues para os dois, que têm conseguido viajar e dormir bem dentro do veículo.

"Já rodamos mais de 14 mil quilômetros com o carro e quase não tivemos problemas na viagem", relata Amanda.

Wandinha nas paisagens geladas da Patagônia  - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Wandinha nas paisagens geladas da Patagônia
Imagem: Arquivo pessoal

Teve perrengue, mas teve ajuda também

"O maior perrengue aconteceu em uma área remota da Patagônia, quando dois pneus estouraram em sequência. Ficamos horas esperando ajuda. Fomos salvos por um casal de argentinos que passou na estrada e nos deu carona até a cidade mais próxima, que estava a mais de 100 quilômetros de distância. Deixamos nosso carro no meio da estrada, apoiado em um macaco".

Após a compra do pneu novo, o casal ainda levou Amanda, Juan e Wandinha de volta para o motorhome.

"Uma coisa interessante é que, na cidade seguinte, encontramos com o filho desse casal. Ele nos deu mais dois pneus e nos recebeu em sua casa, onde comemos pizza e praticamos nosso espanhol com sua família", diz Juan.

O casal ainda pretende chegar longe com seu Scénic.

"Daqui, queremos ir para o Chile e, depois, entrar no Peru, para conhecer Machu Picchu. Temos também o sonho de, um dia, viajar pela Europa com o motorhome", afirma Amanda.

O casal já passou por praias e pelo interior da Argentina - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
O casal já passou por praias e pelo interior da Argentina
Imagem: Arquivo pessoal