Topo

Pia NÃO é o lugar mais sujo da cozinha, diz estudo; mas 'vilão' está perto

Além da pia: pontos onde você toca com as mãos após pegar em alimentos crus podem espalhar bactérias pela cozinha - Getty Images/iStockphoto
Além da pia: pontos onde você toca com as mãos após pegar em alimentos crus podem espalhar bactérias pela cozinha Imagem: Getty Images/iStockphoto

De Nossa

16/01/2023 04h00

Você pode imaginar que seria a pia — o ralinho é uma fonte de calafrios para muita gente e a esponja é a campeã do 'nojinho' —, mas o lugar mais sujo da sua cozinha, mesmo depois de uma boa receita, está em outro setor do ambiente.

Segundo um estudo realizado por um grupo de pesquisadores da Universidade do Estado da Carolina do Norte e da Universidade Rutgers, ambas nos EUA, e publicada no Journal of Food Protection em novembro, o local mais nefasto é o seu porta-tempero.

Para estabelecer qual era a zona de perigo da cozinha, os estudiosos chamaram 371 participantes para preparar uma receita de empadas de peru propositadamente contaminadas com uma bactéria fácil de rastrear e que não afeta humanos, a MS2, além de uma salada.

Enquanto a maioria das superfícies, após o fim da refeição, não apresentava mais do que 20% de amostras contaminadas, os potinhos onde se guarda pimentas, orégano, alecrim e outros ingredientes atingiram 48% de contaminação, com grandes concentrações de bactérias nos locais que testaram positivo.

Porterhouse com tempero - Brian Hagiwara/Getty Images - Brian Hagiwara/Getty Images
Imagem: Brian Hagiwara/Getty Images

"O alto nível de MS2 nos porta-temperos levou a significativas diferenças entre superfícies", escreveram os pesquisadores, que concluíram ainda que os contêineres são "veículos de contaminação cruzada, apesar da ausência de relatos anteriores".

"Ficamos surpresos porque não tínhamos visto evidências de contaminações nos porta-temperos antes. A maior parte das pesquisas sobre contaminação cruzada de superfícies na cozinha devido à manipulação de carne crua ou produtos de aves focava nas tábuas de corte ou torneiras", comentou o professor Donald Schaffner, que liderou o grupo de estudiosos, ao site especializado Food Safety News.

cozinha - PIKSEL/Getty Images/iStockphoto - PIKSEL/Getty Images/iStockphoto
Imagem: PIKSEL/Getty Images/iStockphoto

Diante das descobertas, o pesquisador tem um conselho aos cozinheiros amadores e profissionais: atenção extra àqueles lugares onde você passa com as mãos o tempo todo.

"Além daquelas superfícies mais óbvias, como as tábuas, as tampas da lata de lixo e o puxador da geladeira, você precisa prestar atenção a outra coisa para tentar manter a limpeza de sua cozinha: nossa pesquisa mostra que qualquer pote de tempero que você toque quando está preparando carne crua pode ser contaminado", alerta.

Portanto, antes de pegar o potinho para temperar a carne, é melhor lavar as mãos — antes que você espalhe bactérias pela sua cozinha e pelos alimentos.