Conheça os 10 destinos mais amados do Brasil para quem é fã de vinhos
Está planejando as próximas férias e quer celebrar o descanso com bons vinhos? Apesar de não ser uma opção tradicional para enófilos, o Brasil oferece lindas — e deliciosas — paisagens para quem quer conhecer mais do território sem abrir mão da experiência etílica.
A gastronomia, aliás, é um dos fatores que mais pesa na decisão de um destino para o viajante brasileiro. Um levantamento da plataforma Booking.com revelou que 71% dos turistas nacionais pesquisam restaurantes e bares de um lugar antes de decidir visitá-lo — 20% a mais do que a média global, entre os mais de 48,4 mil entrevistados ouvidos em 31 países.
Entre os destinos mais populares, a Serra Gaúcha se destaca: quatro das dez cidades com experiências para amantes de vinhos preferidas dos brasileiros estão no estado, que também abriga a vencedora absoluta: Bento Gonçalves. Em segundo lugar vem São Paulo, com três indicações. Rio, Santa Catarina e Pernambuco empatam com uma.
Conheça a lista das dez localidades favoritas dos viajantes enófilos brasileiros:
1ª: Bento Gonçalves (RS)
Considerada a capital nacional do vinho, a cidade abriga desde o final da década de 1960 a Fenavinho — Festa Nacional do Vinho — que acontecerá este ano entre 8 e 18 de junho. Atualmente, há diversas atrações voltadas para o enoturismo durante todo o resto do ano, como visita às vinícolas do Vale dos Vinhedos. Conheça roteiros na região.
2ª: Gramado (RS)
Charmosa, Gramado é conhecida como um destino de inverno pelo clima e especialmente pelos restaurantes especializados em delícias da época, como a fondue de queijo ou chocolate. No entanto, a cidade ainda conta com a Rota do Vinho, que possibilita aos viajantes conhecer as vinícolas da área rural da cidade, seu processo de produção e degustações. Confira sugestões de passeios, como o complexo do azeite.
3ª: Campos do Jordão (SP)
Repleta de restaurantes, a "Suíça brasileira" também está próxima à Rota dos Vinhos da Serra da Mantiqueira, onde é possível conhecer os vinhedos de quatro vinícolas, realizar workshops sobre a bebida e degustar o melhor da produção local. Seu parque, o Capivari, ainda acaba de ganhar novas atrações, como o trenó de montanha. Confira roteiro de 48 horas na cidade.
4ª: São Roque (SP)
Conhecida como Terra do Vinho, São Roque tem sua história ligada à produção da bebida, já que o cultivo das uvas na região teve início no século 17, período de sua fundação. Seu "Roteiro do Vinho" engloba a Estrada do Vinho, a Estrada dos Venâncios e a Rodovia Quintino de Lima com paradas para degustações, visitas a adegas, vinícolas e fazendas da região que produzem delícias artesanais que acompanham a bebida, como queijos, conservas, pães e salames. Dá até para dormir em tonel por lá.
5ª: São Paulo (SP)
Com farta oferta de restaurantes com cartas saborosas de vinhos, São Paulo é um destino certeiro para os amantes da bebida. Suas cantinas italianas no Bixiga, por exemplo, são uma opção mais clássica de degustação junto a massas, mas experts podem optar pelos (moderninhos) wine bars — especializados em vinhos — pelo centro expandido. A Booking.com recomenda aos fãs de espumantes a visita ao Hotel Emiliano, que possui um bar focado em rótulos especiais de champagne e caviar.
6ª: Caxias do Sul (RS)
Para além de suas cachoeiras e cânions, Caxias do Sul guarda a oportunidade de conhecer vinícolas pequenas e familiares, onde é possível ver e aprender de perto sobre o cultivo da uva, além de participar da colheita da fruta. A cada dois anos, a cidade recebe a Festa da Uva, que não só celebra a cultura italiana, como inclui desfiles musicais e reúne expositores do segmento dos vinhos. A próxima está marcada para fevereiro de 2024.
7ª: Itaipava (RJ)
Apesar de situada na região de Petrópolis, que é conhecida pelo seu Circuito Cervejeiro, Itaipava não só está nos arredores da primeira vinícola do estado — a Inconfidência, aberta para visitas e degustações — como também abriga o Castelo de Itaipava, uma construção do início do século 20 que se inspira no estilo medieval e atualmente funciona como hotel e centro gastronômico. Por lá, é possível provar a bebida no Taberna, restaurante da casa, e aprender mais sobre como harmonizá-lo com carnes, massas e fondues.
8ª: Canela (RS)
Canela tem muitas semelhanças com a sua vizinha, Gramado, como cascatas e montanhas, museus temáticos, parques de diversões e, é claro, vinícolas como a Jolimont onde é possível não só bebericar, como fazer piqueniques com direito a espumante e conhecer as parreiras. Por lá, o churrasco também é tradicional, assim como as lojas de chocolate.
9ª: Petrolina (PE)
Outro polo de cultivo de uvas no Brasil, a região de Petrolina conta com opções de roteiros "diferentões" como o Vapor do Vinho, pelo Vale do São Francisco, em que é possível partir de catamarã ou barca para conhecer vinícolas da região como a Rio Sol e a Terra Nova, do grupo Miolo, com direito a paradas para degustações, passeios e refeições a bordo das embarcações.
10ª: São Joaquim (SC)
São Joaquim é uma das raras cidades no Brasil onde neva no inverno. No entanto, nem só do friozinho e das belezas naturais de mirantes e parques vive a região, que é repleta de vinícolas e adegas especializadas em degustações e visitas guiadas sobre a história da produção do vinho no estado e opções de almoços e piqueniques harmonizados. A Monte Agudo, por exemplo, realiza sessões de "Sunset Wine", degustação do vinho ao pôr do sol e nas alturas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.