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Lingerie, brilhos e humor inspiram moda masculina em desfiles; veja looks

Desfile na Dsquared2 em Milão: roupas "de dormir", como lingeries e pijamas, são incorporadas aos looks do dia a dia - Getty Images
Desfile na Dsquared2 em Milão: roupas 'de dormir', como lingeries e pijamas, são incorporadas aos looks do dia a dia
Imagem: Getty Images

Gabi Dourado

Colaboração para Nossa

18/01/2023 04h00

Quando Byung-Chul Han definiu esta como a "sociedade do cansaço", ele talvez não apostasse na literalidade em que as coisas chegariam ao ponto de vermos modelos desfilando abraçados com travesseiros em uma passarela.

Estamos cansados, cansadas, cansades. Exaustos, como Luciana Gimenez no twitter. Não há energia que se sustente em um ritmo frenético contemporâneo junto com a pressão pelo sucesso unido a uma positividade inalcançável. E isso se refletiu em uma semana de moda masculina em Milão balizada pelo minimal, pelo básico e pelo conforto, seja físico ou sentimental.

Sim, conforto sentimental tal qual um sapato em forma de sapo de JW Anderson carregando uma imagem nostálgica dos tempos de infância, em que tudo parecia mais fácil — sapatinho este preferido pelo príncipe Harry que, bom, já sabemos não teve uma vida tão perfeita assim após expor sua história em livro recém-lançado.

Bolsa em formato de pão baguete, da Fendi: o humor está nos acessórios - Getty Images - Getty Images
Bolsa em formato de pão baguete, da Fendi: o humor está nos acessórios
Imagem: Getty Images

Ou a bolsa em formato literal de baguete da Fendi carregando a referência daquela série favorita que assistimos esparramados no sofá ou ainda do momento de levar o pão quentinho para casa depois de um longo dia de trabalho. Quem sabe até o conforto de um amorzinho para chamar de seu, como os casais de braços dados na Armani.

"O suéter é o suéter, a calça é a calça, a jaqueta é a jaqueta. Não tem nenhuma explicação exagerada sobre o look", disse Johnatahn Anderson em entrevista coletiva após seu desfile.

Desfile da Prada na Semana de Moda de Milão: defesa da moda útil - Victor VIRGILE/Gamma-Rapho via Getty Images - Victor VIRGILE/Gamma-Rapho via Getty Images
Desfile da Prada na Semana de Moda de Milão: defesa da moda útil
Imagem: Victor VIRGILE/Gamma-Rapho via Getty Images

Já Miuccia Prada e Raf Simons dizem que o mais honesto a se fazer no momento é roupa que seja útil para as pessoas. Fendi apostou no "estudo definitivo do conforto sofisticado, da opulência do cotidiano e da elegância do inesperado".

Os desfiles de Milão mostram que a simplicidade é a máxima atual.

O desfile de abertura já sinalizava esse olhar. Quando o primeiro modelo da Gucci (agora sem Alessandro Michele) entra na passarela com uma camiseta básica branca e uma calça de alfaiataria de corte reto, o recado estava dado. Mas, para além do conforto e do minimalismo, Nossa reuniu alguns elementos em destaque nessa temporada masculina em Milão.

Abertura do desfile da Gucci na Semana de Moda de Milão - Getty Images - Getty Images
Abertura do desfile da Gucci na Semana de Moda de Milão
Imagem: Getty Images

Comfort Mood

Sim, o desejo de conforto e acolhimento foi levado ao pé da letra nessa temporada que até as bolsas se tornaram travesseiros (ou vice-versa). Mas, outros elementos carregam essa proposta como o sleepwear incorporado no streetwear.

A proposta da Dsquared2, por exemplo, carrega a excentricidade de camisetas estilo camisola de renda em styling com jaqueta bomber e bermuda jeans. JW Anderson já foi bem literal e incluiu looks só de cueca. Já as peças com aparência acolchoada surgiram em diferentes grifes, entre camisetas e jaquetas. É a tradução daquela vontade de passar o dia na cama!

Na Dsquared2: referências à lingerie feminina - Gamma-Rapho via Getty Images - Gamma-Rapho via Getty Images
Na Dsquared2: referências à lingerie feminina
Imagem: Gamma-Rapho via Getty Images
Na JW Anderson: o extremo de só cueca como look - Getty Images - Getty Images
Na JW Anderson: o extremo de só cueca como look
Imagem: Getty Images

Acessórios fun

É preciso se divertir! Nessa temporada, os acessórios conquistaram destaque pela irreverência e ousadia — e devem se tornar destaques em publicações nas redes sociais. Sapatos de sapo de JW Anderson, a literalidade da Fendi com a bolsa baguete, pantufas peludas da Gucci e as bolsas estilo sacolinha de compras de Martine Rose são um convite a mais bom humor na moda masculina.

Chora, Crocs! O sapatos de sapo de JW Anderson - WireImage - WireImage
Chora, Crocs! O sapatos de sapo de JW Anderson
Imagem: WireImage

Menos é mais

O desfile que abriu a temporada já sinalizava: é chegada a era da valorização do simples. Gucci sem Alessandro Michele trouxe no primeiro look um resumo óbvio: uma t-shirt branca com calça de alfaiataria. Básico do básico. O minimal chic tomou conta do inverno de várias outras grifes, incluindo o streetwear utilitário da Alyx passando pelas peças mais alongadas da Prada.

A Alyx levou à passarela em Milão um conceito streetwear utilitário - Gamma-Rapho via Getty Images - Gamma-Rapho via Getty Images
A Alyx levou à passarela em Milão um conceito streetwear utilitário
Imagem: Gamma-Rapho via Getty Images

Fuzzy Efect

Reunindo a ideia de conforto com a necessidade de esquentar o corpo somada à pegada fun, a textura felpuda surge em propostas bem ousadas, como na jaqueta pink oversized de Martine Rose, até um mais básico como o cardigan bicolor alongado de JW Anderson.

O maxicardigan da JW Anderson - Gamma-Rapho via Getty Images - Gamma-Rapho via Getty Images
O maxicardigan da JW Anderson
Imagem: Gamma-Rapho via Getty Images
'Roupão' da Fendi: inspiração grunge - Gamma-Rapho via Getty Images - Gamma-Rapho via Getty Images
'Roupão' da Fendi: inspiração grunge
Imagem: Gamma-Rapho via Getty Images

Com referência ao grunge dos anos 1990 de Kurt Cobain e seu cardigan no acústico MTV, a tendência fuzzy aparece com essa cara de roupão desgastado também na passarela da Fendi.

Não binariedade

"It's a boy", está escrita na cropped rosa justíssima desfilada pelo modelo da Dsquared2. O deboche está aí. Ainda que seja a semana de moda masculina e a própria Gucci tenha optado por separar da coleção feminina, os tempos atuais questionam a binariedade do gênero.

A binariedade do gênero entrou em discussão na passarela; aqui, camiseta da Dsquared2 - Gamma-Rapho via Getty Images - Gamma-Rapho via Getty Images
A binariedade do gênero entrou em discussão na passarela; aqui, camiseta da Dsquared2
Imagem: Gamma-Rapho via Getty Images

Na moda, isso reflete em uma liberdade muito maior em usar elementos do vestuário sem definições entre "meninos e meninas". A Dsquared2 abusou dessas criações, com babados, rendinhas, croppeds e minissaias unidas a jaquetas bomber e blusas de flanela xadrez. Sem contar os tops de um ombro só da Fendi.

Gente é feita pra brilhar

Ok! Já deu pra entender a necessidade de descansar, mas se for pra sair, um brilho é bem-vindo. Na temporada masculina, ele surge tanto mais sofisticado como a calça de lantejoulas pretas de Armani, até um tanto mais ousada como as peças prateadas da Gucci. Aplicações pontuais de pedrarias também trazem a luz para os looks da temporada, como nas propostas da Fendi.

Brilho para eles: Gucci apostou na tendência - Gamma-Rapho via Getty Images - Gamma-Rapho via Getty Images
Brilho para eles: Gucci apostou na tendência
Imagem: Gamma-Rapho via Getty Images
Em jaquetas, calças e mais peças e acessórios  - Gamma-Rapho via Getty Images - Gamma-Rapho via Getty Images
Em jaquetas, calças e mais peças e acessórios
Imagem: Gamma-Rapho via Getty Images

50 tons de lavanda

A WGSN já previu para 2023 o "Digital Lavender" como um dos tons que deverá permear os mundos virtuais e físicos, especialmente pelo roxo ser associado ao bem-estar, escapismo digital e estabilidade. Sim, seguimos falando sobre saúde mental.

A Fendi foi uma das marcas que apostou na lavanda - WireImage - WireImage
A Fendi foi uma das marcas que apostou na lavanda
Imagem: WireImage
A cor estava em blusas, acessórios e calças da marca  - WireImage - WireImage
A cor estava em blusas, acessórios e calças da marca
Imagem: WireImage

Além disso, os tons de roxo também se encontram nas propostas agênero e não-binárias. Gucci, Fendi e Martine Rose foram algumas das grifes que apostaram na suavidade do Lavanda.

Charles Jeffrey Loverboy incorporou em sua ousadia excêntrica e lúdica. Já a Armani dedicou um longo bloco de seu desfile para as produções com um roxo vivo e impactante.