Topo

Estrelas do Met Gala 2023 deverão se vestir em homenagem a Karl Lagerfeld

Anna Wintour e Karl Lagerfeld: a chefe Met Gala escolheu homenagear o designer na edição 2023 da exposição e do baile - Mike Marsland/WireImage
Anna Wintour e Karl Lagerfeld: a chefe Met Gala escolheu homenagear o designer na edição 2023 da exposição e do baile
Imagem: Mike Marsland/WireImage

De Nossa

19/01/2023 13h10

A organização do Met Gala, o baile que inaugura a exposição de moda do ano do Metropolitan Museum of Art em Nova York, anunciou nesta quinta-feira (19) o código de vestimenta para um dos principais eventos do calendário fashionista internacional.

A edição de 2023, que segue chefiada por Anna Wintour — editora-chefe da Vogue América e chefe de conteúdo global da Condé Nast —, acontecerá em 1º de maio e terá seu tapete vermelho recheado de estrelas "vestidas em homenagem a Karl Lagerfeld", o ex-diretor criativo da Chanel falecido em 2019.

Como de hábito, o alemão não será o homenageado apenas dos fashionistas, como da exposição do Costume Institute dentro do Met: "Karl Lagerfeld: A Line of Beauty" ('Uma linha de beleza', em tradução livre), deverá revisitar a trajetória fashion do homem que comandou os designs da Chanel, da Fendi e da Chloé, entre outras, ao longo de sua carreira.

Cerca de 150 looks icônicos desenhados por Lagerfeld — que também concebeu inesquecíveis produções para famosas cruzarem o tapete vermelho do Met Gala — estarão em exposição. Em novembro, o curador Andrew Bolton revelou a Nossa que consultou um acervo de 10 mil peças para selecionar as escolhidas.

Diante de um enorme repertório de referências visuais, inclusive o charme de sua gatinha Choupette, herdeira de seu espólio e ícone de sua própria grife, a Karl Lagerfeld, os convidados para a celebração poderão escolher homenagear o eterno Kaiser da moda como preferirem, mas a orientação é que apelem para a criatividade.

A rota mais tradicional, para muitos nomes, será utilizar peças de arquivo do estilista e para isto será possível recorrer a diversas grifes de Alta-Costura das quais foi "maestro".

Lily-Rose Depp no Met Gala de 2019, com um look Chanel desenhado por Karl Lagerfeld - Reprodução/Twitter Chanel - Reprodução/Twitter Chanel
Lily-Rose Depp no Met Gala de 2019, com um look Chanel desenhado por Karl Lagerfeld
Imagem: Reprodução/Twitter Chanel

Entre 1955 e 1958, Lagerfeld foi assistente de Pierre Balmain à frente da grife homônima, já até 1963 ele foi o designer-chefe da Patou. De 1963 a 1983 e entre 1992 e 1997, ele comandou as criações da Chloé, mas seu maior legado é para a Fendi, que dirigiu de 1965 a sua morte em 2019, e para a Chanel, de 1982 também até 2019.

Entre as estrelas também anunciadas nesta quinta como co-anfitriãs do evento estão a atriz Michaela Coel, o tenista Roger Federer, a cantora Dua Lipa e a atriz Penélope Cruz, ex-musa de Lagerfeld. Portanto, o look escolhido por ela deverá ser um dos mais aguardados da noite.

O estúdio de Karl Lagerfeld: estilista deixou um enorme acervo para estrelas explorarem - Julien M. Hekimian/Getty Images - Julien M. Hekimian/Getty Images
O estúdio de Karl Lagerfeld: estilista deixou um enorme acervo para estrelas explorarem
Imagem: Julien M. Hekimian/Getty Images

Após o baile, a exposição "Karl Lagerfeld: A Line of Beauty" abrirá ao público no dia 5 de maio no próprio Met.