Biblioteca no Rio está entre 'paraísos dos livros': veja 13 destinos
Ainda que você não seja um leitor ferrenho ou não se interesse tanto por livros, algumas bibliotecas pelo mundo são tão lindas que merecem ser incluídas no roteiro da sua próxima viagem. A boa notícia é que nem precisa ir tão longe: tem endereço brasileiro entre os famosos paraísos literários.
Apaixonada por livros, a professora de italiano Nicole Delucca, 41 anos, de Belo Horizonte, faz questão de visitar tais espaços toda vez que tem chance. "Amo livros incondicionalmente e eles nunca serão obsoletos para mim. Fico impressionada com a quantidade de saberes que conseguimos construir ao longo da nossa história", diz ela.
Entre os lugares que mais encantaram Nicole estão as italianas Biblioteca Apostólica Vaticana (do Vaticano) e a Marciana, de Veneza; bem como as americanas de Nova York e de San Francisco, ambas públicas. Ainda assim, a campeã, em seu pódio pessoal, é o carioca Real Gabinete Português de Leitura.
"Me impressiona porque o Brasil é um país que ainda luta muito para as pessoas terem gosto pela leitura. Por todo nosso histórico de luta contra o analfabetismo funcional, é um privilégio ter essa biblioteca belíssima e tão suntuosa ao nosso alcance. Isso me orgulha muito", afirma.
Biblioteca Pública de Stuttgart
Oficialmente Stadtbibliothek Stuttgart, recebeu o prêmio nacional de Biblioteca do Ano em 2013. Situada no coração de Stuttgart, no sudoeste alemão, passou a ocupar um novo prédio em 2011, concebido por Eun Young Yi. Por fora, tem formato de cubo. Por dentro, dos oito andares, quatro são integrados verticalmente.
Biblioteca Nacional da França
Também conhecida pela sigla BnF, a Bibliothèque Nationale de France fica na capital Paris. Foi fundada em 1368 por Charles V e passou por várias reformas ao longo de sua história. A mais recente, 25 anos atrás, incluiu uma ampliação, com o prédio anexo Couverture, onde fica a conhecida Sala Oval, com arquitetura moderna. Uma das mais famosas, porém, é a Sala de Leitura Richelieu, considerada marco da arquitetura do século XIX.
Biblioteca Central de Helsinque
Mais conhecida como Oodi, seu próprio conceito já avisa que não é "só" uma biblioteca. Projetada pelo escritório ALA Architects, é tido como ponto de encontro no coração de Helsinque. São quase 18 mil metros quadrados de construção, em intervenções que deixam o visitante relaxado nos mais diferentes ambientes — tem café, cinema, varanda, estúdios de gravação, além de uma sala de leitura ampla e tranquila, que toma todo o terceiro andar, batizado de "Book Heaven" (paraíso dos livros, em tradução livre)
Biblioteca Tianjin Binhai
Parte do Centro Cultural de Binhai, a biblioteca chama atenção sobretudo pela arquitetura amorfa. Inaugurada em 2017, foi concebida por um grupo de arquitetos locais em parceria com profissionais alemães. Apelidada de "The Eye", conta com grande esfera no centro do espaço, que se assemelha a uma íris e pode ser vista de fora, como um olho.
Biblioteca Nacional do Qatar
O país-sede da última Copa do Mundo encantou os amantes não só de livros, mas também de arquitetura. A Qatar National Library, localizada em Doha, é recente — foi inaugurada em novembro de 2017 —, mas chama atenção pelo projeto do arquiteto holandês Rem Koolhaas. O ambiente se divide em duas partes: uma é moderna, cheia de luz natural e cadeiras de balanço, enquanto a outra guarda a herança histórica do Oriente Médio.
Biblioteca Nacional da Letônia
Conhecida como Castelo da Luz, a LNB (do letão Nacion?l? Bibliot?ka) recebeu o título de melhor do mundo em 2018. Situada às margens do rio Daugava, fica na capital Riga, tendo como principal objetivo criar uma coleção de literatura nacional e preservá-la para sempre. Obra do arquiteto Gunnar Birkerts, boa parte da sua estrutura é revestida por vidro, garantindo que a luz natural ilumine seu interior durante o dia.
Real Gabinete Português de Leitura
A capital carioca conta com a gigante Biblioteca Nacional, considerada uma das maiores da América Latina com seus 9 milhões de itens, mas o endereço literário mais famoso do Rio de Janeiro fica a pouco mais de 1 km dali.
Anote na agenda
O Real Gabinete Português de Leitura é uma instituição cultural fundada em 1837, que abriga um acervo de mais de 400 mil livros, além de uma coleção de manuscritos, mapas, gravuras e periódicos. Foi fundado para promover a leitura e a cultura entre os imigrantes portugueses e seus descendentes
Biblioteca da Abadia de Admont
A 250 quilômetros da capital Viena, a cidade austríaca de Admont conta com uma biblioteca dentro da abadia local que tem movimentado as redes sociais — a Benediktinerstift Admont. Tudo por conta do interior que parece obra de arte do período barroco. Com um repositório que vem sendo construído desde sua inauguração, em 1776, o espaço mistura arquitetura, esculturas, escritos e pinturas.
Biblioteca Joanina
Localizada no coração da Universidade de Coimbra, em Portugal, é uma obra-prima do barroco, fundada com o patrocínio de D. João V — por isso o nome "Joanina". Sua arquitetura foi pensada justamente para exaltar a riqueza do império, entre 1717 e 1728. Contudo, os primeiros livros só chegaram à biblioteca muito depois, por volta de 1750.
George Peabody Library
A Biblioteca George Peabody também é acadêmica e fica localizada no campus de Peabody, no centro de Baltimore, em Maryland, nos Estados Unidos. Estabelecida em 1878, é uma construção do arquiteto Edmundo Georg Lind e, atualmente, é ligada à Universidade Johns Hopkins.
Biblioteca Apostólica Vaticana
A biblioteca oficial do Vaticano foi fundada em 1451 pelo Papa Nicolau V. Conta com mais de 82 mil manuscritos, incluindo alguns dos mais antigos e valiosos do mundo. Além disso, há 1,1 milhão de livros impressos, além de 8.300 incunábulos (livros impressos antes de 1.500). A biblioteca italiana possui ainda uma importante coleção de obras de arte e é aberta ao público, que precisa fazer uma solicitação prévia para a visita.
Biblioteca Nacional da Rússia
Além de integrar a lista das maiores bibliotecas do mundo, essa gigante russa tem ainda uma história real: foi formada a partir da Biblioteca Pública Imperial, uma criação de Catarina, a Grande, em meados de 1795. Atualmente, The National Library of Russia conta com mais de 17 milhões de volumes em seu acervo, contemplando sobretudo documentos originais em russo. Fica em São Petersburgo.
Biblioteca Beinecke de Livros Raros e Manuscritos
O espaço fica em um dos prédios mais importantes do país: na Universidade de Yale, em New Haven, nos Estados Unidos. A fundação ocorreu em 1963 por um membro da família Beinecke com seus próprios recursos financeiros. Hoje, é independente e cogovernada pela instituição de ensino. Para visitar a Beinecke Rare Book & Manuscript Library é preciso preencher um formulário e seguir as políticas do local.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.