Topo

Fica frio! Veja truques fáceis para refrescar sua casa no verão

Para fugir da onda de calor, veja as dicas que separamos para refrescar seus ambientes - fizkes/Getty Images/iStockphoto
Para fugir da onda de calor, veja as dicas que separamos para refrescar seus ambientes Imagem: fizkes/Getty Images/iStockphoto

Roseane Santos

Colaboração para Nossa

20/01/2023 04h00

Com a chegada do verão, muitos ficam com medo da conta de energia elétrica aumentar.

O ar-condicionado, que poderia ser a solução dos dias quentes, se torna o grande vilão. Conversamos com alguns especialistas que ensinaram como amenizar o calor do ambiente sem ter prejuízo na hora de abrir o boleto da companhia elétrica.

Tenha plantas ao redor

mulher cercada de plantas, jardinagem, plantados - Getty Images - Getty Images
Especialista dá a dica: plantas podem reduzir o calor dos cômodos
Imagem: Getty Images

Uma dica da paisagista Renata Guastelli é criar uma minifloresta. A vegetação tem o poder de diminuir a temperatura do local. Coloque uma composição de vasos de plantas variadas em um local mais sombreado, ou mesmo que tenha mais sol, com plantas maiores como jabuticabeira de até um metro e meio.

Outras opções são Pleomele verde, Pleomele Variegata, Guaimbé, Costela de Adão, Aspargo rabo de gato e Pacová. Em locais de sombra a boa pedida são a Jiboia, Peperomia, Filodendro Scandens, Filodendro Brasil. Os jardins verticais também são outra boa aposta . Eles reduzem a temperatura do local até dois graus, segundo a especialista.

Ventilação cruzada

Vento na cortina - Alex Potemkin/Getty Images/iStockphoto - Alex Potemkin/Getty Images/iStockphoto
Outra boa dica: procure aproveitar as janelas e portas com ventilação
Imagem: Alex Potemkin/Getty Images/iStockphoto

A designer de interiores Keka Comum indica algumas alternativas que podem ser planejadas já na construção ou em futuras obras da casa. A ventilação cruzada é um recurso natural utilizado para diminuir o calor sem a necessidade de utilizar energia elétrica, instalando portas, janelas e vãos em posição opostas ou adjacentes. Assim o ar fresco circula dentro do ambiente, empurrando o ar quente para fora

Divisórias

Outro recurso bastante utilizado sãos os Brises, Cobogós e Muxarabis. A utilização desses elementos arquitetônicos e decorativos, proporciona que a natureza aja organicamente, com o ar transpassando de um lado para o outro entre seus vãos, além do sombreamento que cada material traz aos ambientes internos e externos.

Brises também conhecidos como "quebra sol" são elementos que protegem fachadas de edificações e seus interiores da incidência da luz solar, além de proporcionar privacidade. Os materiais mais utilizados para a confecção dos brises são madeira, concreto e alumínio.

O projeto privilegia os processos naturais para racionalizar energia e promover um ambiente saudável. As portas dobráveis e os brises, por exemplo, permitem o controle de incidência de luz e de ar. O piso de linóleo, um composto de matérias naturais ? óleo de linhaça, resinas naturais, farinha de madeira, juta e pigmentos ecologicamente corretos ?,pode ser reintroduzido ao circuito biológico - Matheus Matta - Matheus Matta
As portas dobráveis e os brises, por exemplo, permitem o controle de incidência de luz e de ar
Imagem: Matheus Matta

Cobogó, ou combogó como eram chamados, são elementos construtivos, semelhante a um tijolo vazado, que permite a passagem parcial da luz e a ventilação natural. Eles são feitos em concreto, cerâmica ou vidro.

Muxarabi, com origem na arquitetura tradicional árabe, é uma espécie de treliça de madeira usada como divisória e fechamento de janelas e balcões, permitindo a ventilação e a entrada parcial da luz natural no ambiente.

Fuja dos tecidos 'peludinhos'

A arquiteta Júlia Guadix do Studio Guadixs diz que assim como nas roupas que vestimos, os tecidos utilizados na decoração da casa também podem trazer mais frescor.

"Para móveis, almofadas e mantas, os tecidos naturais como algodão, linho e seda são os mais indicados . Se tiver uma composição com fibra artificial, que seja um tecido mais tecnológico como o sintético. Já para os tapetes, é bom fugir dos modelos mais peludinhos. Nestes casos o ideal é usar aqueles tapetes de pelo bem baixo ou de sisal e fibras naturais", explicou.

Na foto, uma sala de estar com tapete baixo e cores neutras - Liudmila Chernetska/Getty Images/iStockphoto - Liudmila Chernetska/Getty Images/iStockphoto
Na foto, uma sala de estar com tapete baixo e cores neutras
Imagem: Liudmila Chernetska/Getty Images/iStockphoto

"Para as partes decorativas, como cortinas e almofadas, o ideal é evitar esse materiais mais aveludados e com peles artificiais como o couro e veludo. Para as cortinas, sempre invisto em tecidos mais leves para a parte da frente, que dá uma filtrada na luz natural e para o forro pode ser um tecido mais grosso ou blackout", completou a especialista.

Criatividade também ajuda

Segundo a arquiteta, algumas soluções que estão sempre nos blogs da internet também podem ajudar a amenizar o calor de forma criativa. Colocar uma garrafa de água congelada em frente ao ventilador possibilita um ar mais geladinho para ser distribuído no ambiente.

Improviso caseiro: ventilador e gelo - Kyle Liu/Getty Images/iStockphoto - Kyle Liu/Getty Images/iStockphoto
Improviso caseiro: ventilador e gelo
Imagem: Kyle Liu/Getty Images/iStockphoto

Um circulador da janela também pode ajudar, já que ele puxa o ar fresco de fora e joga para dentro da casa.O umidificador pode ser uma boa opção, só não é recomendado para ambientes que tenham elementos sensíveis a umidade.

Boas escolhas

As arquitetas. Danielle Dantas e Paula Passos,da Dantas &; Passos Arquitetura dão dicas de itens que podem ajudar para espantar o calor já na hora de construir ou fazer a obra na casa

  • Pisos frios - Um recurso bacana é o uso de pisos frios que não retêm calor, como mármores, porcelanatos, que são fáceis de limpar, são materiais resistentes e absorvem menos calor. É uma boa opção para quem está iniciando uma obra ou reforma em um lugar quente, já que envolve questões estruturais, porque colaboram para um ambiente mais fresco. Por outro lado, podem intensificar o frio durante o inverno, mas isso pode ser amenizado com a ajuda de tapetes.
  • Pedras naturais - As pedras naturais como revestimentos também podem ser usadas nas paredes internas porque ajudam a refrescar e são muito decorativas, porque existem pedras naturais muito bonitas.
  • Vidros - Vidros duplos ou reflexivos nas esquadrias, quando são permitidos nas fachadas, ajudam a diminuir o calor dentro das casas ou apartamentos.
  • Toldos - E também recorrer a instalação de toldos retráteis em portas e janelas, se possível, também na fachada, para diminuir a incidência do calor do sol
  • dentro dos ambientes.
  • Ventiladores - Instale um ventilador de teto, o aparelho ajuda a diminuir a temperatura do ambiente, sem que seja necessário abrir mão da iluminação artificial. Se você tiver uma luminária de teto central pode trocá-la por um ventilador de teto que ele ajudará a diminuir a temperatura e ainda cumprirá a função da luminária.
Ventilador de teto com luminária: dois problemas resolvidos com uma peça - hikesterson/Getty Images/iStockphoto - hikesterson/Getty Images/iStockphoto
Ventilador de teto com luminária: dois problemas resolvidos com uma peça
Imagem: hikesterson/Getty Images/iStockphoto

  • Persiana tela solar - Invista em persiana com tela solar, trata-se de um tecido térmico que ajuda a filtrar raios ultravioletas, assim, reduz o calor de qualquer ambiente. A tela solar é a opção que barra a entrada de luz e alguns modelos bloqueiam também a entrada de calor
  • Led - Mas como o uso da energia elétrica em alguns momentos é essencial, vale optar pelo LED, que esquenta menos e dura mais do que as lâmpadas convencionais. As fluorescentes compactas também são bem-vindas, pois pouco esquentam, graças ao reator que trazem em sua estrutura.
  • Água - Fontes de água também nos ajudam a combater o calor, mas depende muito do tamanho, tem que ter um tamanho grande para o efeito ser realmente significativo, então não funciona em todos os casos! Mas o barulhinho de água sempre ajuda.
  • Telhas claras - Elas refletem mais a luz do sol, absorvendo dessa forma menos calor, deixando os ambientes internos menos abafados.