Maior e mais luxuoso veleiro do mundo deve custar R$ 2,6 bilhões
A mais conhecida marca de trens de luxo do mundo, Orient Express, acaba de anunciar sua entrada no mercado dos cruzeiros. A empresa, parte do grupo hoteleiro Accor, está lançando o Orient Express Silenseas, um super iate para cruzeiros regulares de luxo com primeira navegação prevista para 2026.
O anúncio do Orient Express Silenseas está sendo celebrado pela indústria turística porque deve representar uma nova fase no mercado de cruzeiros de ultraluxo.
Construído pela Chantiers de l'Atlantique, principal construtora de navios do mundo, o Silenseas terá apenas 54 suítes (com metragens médias de 70 m²) e capacidade máxima para pouco mais de 100 passageiros. Os valores finais do projeto não foram divulgados, mas as estimativas superam os 500 milhões de dólares.
Com 220 metros de comprimento, garantirá muito espaço e privacidade para cada hóspede. E terá uma suíte presidencial de nada menos que 1.415 m², incluindo um terraço privativo de mais de 500 m².
Levaremos toda a nossa experiência e excelência com a hospitalidade de luxo para os mais belos mares do mundo, revolucionando o mercado" Sébastien Bazin, CEO da Accor.
Por dentro, a embarcação traz design interior do arquiteto Maxime d'Angeac, o mesmo responsável pela restauração e decoração dos luxuosos trens da Orient Express, inspirado no glamour da Golden Age da Riviera Francesa.
O Orient Express Silenseas terá ainda um anfiteatro-cabaré, seu próprio estúdio de gravação, spa, salas de meditação e priorizará experiências culturais nos portos de escala.
Por fora, trará novidades importantes também: será o maior veleiro do mundo e mesclará com perfeição a silhueta esbelta dos mais luxuosos iates contemporâneos com um revolucionário sistema de propulsão a vento, para garantir que seja também uma das mais sustentáveis embarcações do mercado.
"A instalação de três plataformas de vela sólidas, com um sistema de propulsão eólica de 1.500 metros quadrados de área, contribuirá inédita e significativamente para a propulsão do navio. Combinado com um sistema de propulsão híbrido, movido a gás natural liquefeito (GNL), o Silenseas se tornará o navio de referência em termos de operação e design ecológicos", afirma Laurent Castaing, diretor da construtora Chantiers de l'Atlantique.
Renovação da marca Orient Express
O lançamento do Silenseas acontece 140 anos depois da inauguração do primeiro trem de luxo da Orient Express.
Foi justamente por ficar fascinado pelo glamour e conforto das viagens transatlânticas em navios no final do século XIX, que Georges Nagelmackers resolveu fundar a Orient Express e levar tal sofisticação para seus lendários trens.
A marca, que passa por profunda renovação em uma fase de importantes inaugurações, segue o movimento que outras grandes redes hoteleiras de luxo estão fazendo atualmente ao também apostarem no segmento dos cruzeiros. Ritz-Carlton, Four Seasons, Aman e Belmond são alguns dos grupos que já anunciaram seus luxuosos iates de cruzeiro nos últimos tempos.
A Orient Express anunciou ainda que o mítico trem Nostalgie-Istanbul-Orient-Express, do "O assassinato no Expresso Oriente", de Ágatha Christie, voltará a viajar em 2025 — totalmente restaurado pela equipe do arquiteto Maxime d'Angeac e adaptado às necessidades e confortos do viajante contemporâneo.
Além disso, seus primeiros hotéis serão inaugurados em breve: o Orient Express La Minerva, em Roma, chega esse ano e o Orient Express Palazzo Donà Giovannelli, em Veneza, em 2024. Riad, na Arábia Saudita, também deve receber um hotel da marca nos próximos anos.
O projeto do Orient Express Silenseas será majoritariamente financiado por bancos internacionais e o grupo Accor terá uma participação minoritária no novo supe iate.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.