Topo

São Paulo do alto: 10 rooftops e terraços com lindas vistas da cidade

O Oh Freguês, na Freguesia do Ó, tem astral de hostel e estilo praieiro - Divulgação
O Oh Freguês, na Freguesia do Ó, tem astral de hostel e estilo praieiro
Imagem: Divulgação

Carlos Eduardo Oliveira

De Nossa

25/01/2023 04h00

A paisagem de concreto de São Paulo ganha nuances especiais a partir de rooftops — bares, baladas e restaurantes com terraços abertos ou ambientes que permitem vistas panorâmicas da cidade.

Não é de hoje que eles fazem sucesso, mas entre as tendências cíclicas eles viraram uma febre novamente, especialmente no pós-pandemia, combinando ambientes ao ar livre com a vontade de curtir mais a cidade.

Em São Paulo, há os rooftops que já fazem parte da tradição paulistana, como o Terraço Itália, praticamente um cartão-postal da cidade. Mas uma nova safra de terraços descolados surgiu e tem conquistado um público fiel neste verão.

Entre novidades e clássicos, eis um breve e diversificado apanhado de mesas nas alturas para celebrar o aniversário da cidade e curtir com belas vistas a estação mais quente do ano.

Abaru Bar

 Terraço do Espaço Priceless, que abriga o Abaru Bar - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Terraço do Espaço Priceless, que abriga o Abaru Bar
Imagem: Reprodução/Instagram

Ao lado do restaurante Notiê, o Abaru descortina a beleza arquitetônica do Teatro Municipal do alto do Shopping Light, no Priceless Mastercard.

As comidinhas levam a assinatura contemporânea do chef paraibano Onildo Rocha. Dividida entre clássica e autoral, a carta de drinques é obra do craque bartender Alê D'Agostino — e das torneiras jorram algumas das melhores receitas da elogiada Cervejaria Avós, do bairro da Lapa.

Vai lá:
R. Formosa, 157 - Centro (Shopping Light)
Instagram: @espacopriceless

Baleia Rooftop

Baleia Rooftop - Neuton Araujo - Neuton Araujo
Baleia Rooftop
Imagem: Neuton Araujo

Localizado no quarto andar do edifício B32 (o da escultura da baleia), na avenida Faria Lima, o local oferece quatro espaços, todos com fechamento de vidro. O responsável pelo cardápio da casa é o chef Flávio Miyamura, do asiático Dasian. No cardápio, variadas opções de crudos e peixes nobres frescos, massas caseiras e também uma seleção dos melhores cortes de carnes.

Os drinques, sob consultoria do bartender Marco De La Rocha, se inspiram na própria baleia e no movimento das águas. Exemplo disso são o Baleia Rooftop e o Azul da Cor do Mar

Vai lá:
Rua Licio Nogueira, 92 - 4 andar.
Instagram: @baleiarooftop

Esther Rooftop

Esther Rooftop - Divulgação - Divulgação
Esther Rooftop
Imagem: Divulgação

É do alto do Edifício Esther, joia arquitetônica no "centrão" da cidade — chez Olivier Anquier —, que se tem a dimensão do belo oásis que é a Praça da República.

Idealizado como restaurante e bar, é ótima opção de fim de tarde/começo de noite — a impecável carta de coquetéis faz bonito ante a entradinhas como terrines e apanhado de conchas e jerez do chef francês mais brasileiro do país.

Vai lá:
R. Basílio da Gama, 29 - República
Intagram: @estherrooftop

Farol Santander

Farol Santander - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Farol Santander
Imagem: Reprodução/Instagram

Do alto do que já foi o coração financeiro de São Paulo, a 160 metros do chão, o Farol Santander, instalado no edifício Altino Arantes, oferece múltiplas experiências, de mostras de arte ao Café do 26, no 26º andar e, dois andares acima, o Boteco do 28, cujo cardápio "retrô" traz torresmo, bolovo, moela e frango com quiabo, harmonizados com cachaça com içá — aquele inseto alado que prolifera em noites quentes de verão.

Obs: o deck do 26º andar comporta até 30 pessoas por vez; ingressos a R$ 25, fora o consumo.

Vai lá:
R. João Brícola, 24 - Centro
Instagram: @farolsantander

Goose Island Brewhouse

Vista da Goose Island Brewhouse - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Vista da Goose Island Brewhouse
Imagem: Reprodução/Instagram

Referência no famoso Largo da Batata, o endereço paulistano da premiada cervejaria de Chicago, EUA, cumpre o prometido: uma experiência cervejeira diferenciada e descontraída. Do terraço do bonito sobrado de tijolos aparentes avista-se todo o entorno de Pinheiros, enquanto das torneiras surgem alguns dos rótulos mais premiados da cervejaria ianque.

Vai lá:
R. Baltazar Carrasco, 187 - Pinheiros
Instagram: @gooseislandbr

MII Rooftop

MII Rooftop - Neuton Araujo - Neuton Araujo
MII Rooftop
Imagem: Neuton Araujo

Localizado no último andar do complexo Vila Anália, o restaurante é inspirado na ilha grega de Mykonos. Quem está à frente do cardápio é o chef Antonio Maiolica, que oferece opções tradicionais do país, como moussaká, paleta de cordeiro, além de peixes e crustáceos.

Interligado à cozinha está o bar, onde o bartender Luis Carlos Cruz de Freitas prepara invenções como o Ícaro, assim batizado em homenagem ao célebre personagem da mitologia grega: um mix de uísque, xarope de especiarias, suco de limão e extrato de tomate.

Vai lá:
Rua Cândido Lacerda, 33 - Jardim Anália Franco
Instagram: @miirooftop

Oh Freguês

Oh Freguês - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Oh Freguês
Imagem: Reprodução/Instagram

Simpático hype "fora da curva", localizado no notório e agitado Largo da Matriz, no alto da Freguesia do Ó. Com astral de hostel, encanta frequentadores em um estilo praieiro, com direito a guarda-sóis, ambiente ao ar livre e vista 360 graus privilegiada da cidade a partir da zona norte. Música, petiscos, cerveja gelada e, em dias específicos, rodas de partido-alto, completam o cardápio.

Vai lá:
Largo da Matriz, 145 - Freguesia do Ó
Instagram: @ohfregues

Sky Bar Hotel Ca'd'Oro

Vista do Sky Bar Hotel Ca'd'Oro - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Vista do Sky Bar Hotel Ca'd'Oro
Imagem: Reprodução/Instagram

Anos atrás, a reabertura do clássico Hotel Ca'd'Oro, na rua Augusta, foi celebrada como a volta do filho pródigo à cena hoteleira da cidade.

Recentemente, surgiu no hotel o Sky Bar, inaugurado no 27º andar em ambiente elegante e com janelões de vidro "debruçados" sobre a região central. Aberto ao público em geral, a aposta é na clientela mais jovem, daí a musica com DJ e o foco em coquetelaria esmerada.

Vai lá:
R. Augusta, 129 - Consolação
Instagram: @hotelcadoro

Skye Bar

Vista do Skye Bar - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Vista do Skye Bar
Imagem: Reprodução/Instagram

Na cobertura do hotel Unique, o nome homenageia a diva Skye Edwards, cantora do grupo britânico Morcheeba que, quando em São Paulo, lá se hospeda.

Além do lounge com vista panorâmica do Parque Ibirapuera e do skyline da avenida Paulista, pesa a regência na cozinha do maestro francês Emmanuel Bassoleil — sob a batuta do chef, o Skye foi eleito pela gigante CNN como um dos "50 Melhores Bares e Restaurantes em Cobertura".

Vai lá:
Av. Brig. Luís Antônio, 4700 - Jardim Paulista
Instagram: @hotelunique

Terraço Itália

Terraço Itália - Divulgação - Divulgação
Terraço Itália
Imagem: Divulgação

O mais clássico skyline da cidade: um totem, "marco zero" dos rooftop bars, de onde se admira, a 165 metros de altura, a imensidão que é São Paulo.

Sempre se renovando — no passado, foi reduto gastronômico do society paulistano —, a soma de cozinha refinada e um imponente cocktail bar no centro do salão atrai casais de todas as idades, bem como larga clientela em turismo de negócios na capital.

Vai lá:
Av. Ipiranga, 344 - Centro
Instagram: @terracoitalia