Cargo é a calça da vez, mas há muitos modelos para explorar. Conheça
Se você foi um adolescente nos anos 2000, certamente se lembra que a calça cargo foi parte importantíssima no visual da época. E claro, com o retorno dessa estética que marca a "virada do milênio", também conhecida por Y2K, a peça voltou com tudo.
Fazendo um balanço do atual cenário da moda masculina, o stylist Luiz Plinio aponta que a modelagem tem sido a escolha favorita entre os fashionistas.
"Justamente por ter essa pegada mais street, que é um estilo que dominou toda a cultura nos últimos anos", garante ele sobre a peça que começou a dar as caras novamente ainda em 2019, alcançou as passarelas e caiu no gosto público, entupindo, inclusive, as lojas de departamento.
Criada lá na década de 1940, especialmente para o exército britânico, a peça trazia bolsos para o armazenamento de munições, com a intenção de melhorar a agilidade dos soldados.
No entanto, com o passar dos anos, o lado funcional foi se adaptando ao dia a dia e ganhou outras interpretações. E foi assim, que a partir de 1980 passou a integrar outros estilos e movimentos culturais. Entre as coleções de diversas grifes, como Balenciaga e Louis Vuitton, e na moda de rua ela se consolida como uma peça versátil que não deve ir embora tão cedo.
Mais modelos para variar
Quando o assunto é moda masculina, é provável que você já tenha se questionado sobre qual é a diferença entre uma calça social e a alfaiataria. Ou, ainda, não saber o que são as sweatpants e trackpants. Veja abaixo os modelos mais populares do momento e escolha o seu.
Social
Mais clássica que a social, impossível. É basicamente a calça fina, que exala aquela sobriedade e entra no time das peças essenciais para eventos que exigem um pouco mais de sofisticação, como casamentos, formaturas ou jantares.
Alfaiataria
Apesar de ser bem similar à calça social, os itens de alfaiataria se diferem por serem feitos sob medida, e como o próprio nome sugere, em um alfaiate, com tecidos mais incorporados, grossos, trazendo aquele visual um pouco mais consistente.
"Nomes como Harry Styles e João Guilherme são bons destaques daqueles que usam e abusam das calças de alfaiataria de diferentes cores, tamanhos e tecidos. Vimos algo bem semelhante acontecer nos anos 90 com os jeans de Brad Pitt e Leonardo DiCaprio", afirma.
Cáqui
Integrando a lista das calças masculinas mais elegantes, está a cáqui. Lembrando a alfaiataria, ela conta com um shape mais afunilado do joelho para baixo. A peça ainda costuma vir com tecidos de algodão, como é o caso da sarja e até mesmo do jeans.
Jogger
A jooger é a calça em que o cós, ou seja, parte superior, e as barras, são produzidas em elástico. Esse acaba sendo o seu principal diferencial entre os demais modelos.
Sweatpant
Maciez, conforto e aconchego! As sweatpants representam o velho e (muito) bom moletom. Não há regra fixa e hoje a peça se tornou um must have em qualquer guarda-roupa, principalmente pela ampla variedade de opções e modos de uso.
Trackpant
Sabe as famosas calças esportivas? São elas! A trackpant é feita de tecido sintético, com referências a marcas do universo esportivo. Conhecidíssima pela faixa lateral ou botões.
Jegging
A ideia principal da calça jegging é trazer conforto e praticidade, misturando tudo o que há de melhor na modelagem da conhecida legging e da tradicional calça jeans. Entre seus principais diferenciais está a elasticidade.
Capri
Vinda diretamente dos anos 1950 e 1960, a capri é um modelo mais ajustado. A principal característica está em seu comprimento, que varia entre o joelho e o tornozelo. Como tudo se renova, a calça voltou com ares mais sofisticados, seja com o jeans destroyed, modelos estampados e até peças de linho.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.