Topo

Mais barata e sem muvuca: por que vale a pena viajar para Ibiza no inverno

Praia de San Vicente, em Ibiza, vazia no inverno - Salvideo/Getty Images/iStockphoto
Praia de San Vicente, em Ibiza, vazia no inverno
Imagem: Salvideo/Getty Images/iStockphoto

Rafael Tonon

Colaboração para Nossa, em Ibiza

31/01/2023 04h00

A multidão de jovens turistas já fez as malas e os maiores DJs do mundo já voltaram para seus países. Com o fim do verão no hemisfério Norte, a vida em Ibiza volta a ficar bem mais tranquila. O que, para muitos, pode ser um ótimo atrativo.

Conhecida como destino de temporada por suas festas e vida noturna intensa, a ilha espanhola é dos destinos mais quentes na Europa quando os termômetros marcam temperaturas acima dos 30 graus. Mas, no resto do ano, Ibiza também tem muito a oferecer.

Primeiro que os custos de hospedagem diminuem de 30% a 50% na maioria dos casos. E ainda que a oferta de voos diminua significativamente, é possível encontrar passagens mais em conta — com conexões por Barcelona ou Espanha, na maioria.

A Ibiza autêntica

"É fora da temporada que se pode conhecer a verdadeira Ibiza", diz Juan Rosello, "ibicenco" de nascença, que diz que aproveita melhor sua terra natal quando a multidão se vai.

Um de seus programas preferidos é comer bullit de peix (um cozido de peixe local) sentado em uma das mesas com vista para o mar no Can Pujol, um dos restaurantes mais tradicionais da ilha, quase impossível de se conseguir mesa na alta temporada.

Ibiza no inverno - Hotel Portmany - Sant Antoni - Divulgação - Divulgação
Hotel Portmany
Imagem: Divulgação

Mas, no caso dele, os turistas são muito bem-vindos. Rosello é proprietário do Hotel Portmany, no antigo bairro de San Antonio, de frente para o Passeig de ses Fonts e para um dos maiores portos da ilha. O empreendimento familiar foi um dos primeiros hotéis a abrir em Ibiza, quando o turismo ainda começava por ali.

O empresário aproveitou a história do edifício mantendo a fachada original com a sacada em gradil e fez uma transformadora reforma nos seis quartos para deixá-los mais confortáveis e maiores. Hoje o hotel fica fechado apenas por três meses ao ano, no inverno. "Podemos dizer que temos turistas sempre", diz.

Gastronomia global

Roberto Sihuay - Divulgação - Divulgação
Roberto Sihuay
Imagem: Divulgação

Na parte interior, há dois restaurantes, um deles o Cantina Canalla, comandado pelo chef peruano Roberto Sihuay, que chegou à ilha para comandar essa casa de cozinha nikkei, vindo de Barcelona.

Seu trabalho ali, ao servir ceviches e tiraditos com ingredientes que traz do Peru (ou que já cultiva em uma pequena horta na parte superior do restaurante),é prova de que a ilha está cada vez mais gastronômica. E internacional.

É consequência de um turista mais exigente, que não quer comer qualquer coisa. Muitos dos clientes que recebemos ficam surpreendidos por ter cozinha peruana de alto nível por aqui. Desde que cheguei, há 3 anos, Ibiza tem se aprimorado muito nesse sentido.

Um dos pratos servidos na Cantina Canalla - Divulgação - Divulgação
Um dos pratos servidos na Cantina Canalla
Imagem: Divulgação

De japoneses a churrascarias, de italianos a restaurantes contemporâneos — alguns com estrela Michelin, já que o guia francês já marca presença ali também, de olho no desenvolvimento da cena culinária local.

Ibiza no inverno - Cantina Canalla - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação
Ibiza no inverno - Cantina Canalla - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Mas também é tempo de comer paellas de frutos do mar, muitos deles em temporada, como as servidas no La Escollera, restaurante clássico da praia de Es Cavallet, no coração do bom tio Parque Natural Ses Salines.

Sem muvuca

Ibiza tem tido um crescimento do fluxo de visitantes fora de temporada, quando é possível ir aos restaurantes e frequentar as praias sem multidões — e com a vantagem de um clima mais ameno. E de um ritmo mais tranquilo.

Ibiza - Eivaisla/Getty Images/iStockphoto - Eivaisla/Getty Images/iStockphoto
Ibiza: ruas mais vazias e maior disponibilidade dos restaurantes
Imagem: Eivaisla/Getty Images/iStockphoto

No outono, muitas "calas" (como são conhecidas as partes de areia) ficam quase vazias: boa oportunidade para explorar a ilha em toda a sua extensão (são 570 m²). Esportes aquáticos como canoagem e aluguel de jet-skis podem sair por menos de 50 euros.

Com água azul-turquesa, vale visitar principalmente a Cala Tarida, a Cala Llonga e a Cala Bassa. Ao final do dia, uma passada por Benirrás, a norte, tem-se um lindíssimo pôr do sol com vista para a pequena ilha de Cap Bernat, ao som de tambores para saudar o crepúsculo seguindo uma tradição local.

Cap Bernat vista da praia de Benirras - Bartolome Juan Guasch/Getty Images/iStockphoto - Bartolome Juan Guasch/Getty Images/iStockphoto
Cap Bernat vista da praia de Benirras
Imagem: Bartolome Juan Guasch/Getty Images/iStockphoto

Da praia para o campo

Muitas hospedagens rurais têm surgido por toda a ilha, justamente para atender um público que quer mais sossego e mais conexão com a natureza. Longe da badalação de hotéis como Hard Rock e Ushuaia, o Can Curreu fica na aldeia de San Carlos.

San Carlos, em Ibiza  - Matt_Gibson/Getty Images/iStockphoto - Matt_Gibson/Getty Images/iStockphoto
San Carlos, em Ibiza
Imagem: Matt_Gibson/Getty Images/iStockphoto

Construído numa fazenda com 200 anos, que foi renovada mantendo seus elementos característicos. No meio do campo, o hotel conta com um spa com circuito termal, além de programas como passeio a cavalo para conhecer uma parte diferente da ilha.

Se a ideia, no entanto, é aproveitar um pouco o espírito festivo de Ibiza, ainda há tempo: no final de outubro, muitas das discotecas terminam suas temporadas anuais com festas de encerramento. Um até logo para voltarem com tudo já no próximo verão.