Bolo de cenoura fofinho e com calda perfeita: veja dicas e 15 receitas
Quase uma unanimidade à mesa, o bolo de cenoura é daqueles que agradam todos. Com massa alaranjada e, geralmente, acompanhada por uma tentadora calda de chocolate, a receita clássica pode ficar ainda mais gostosa com alguns truques e até ganhar novas versões com a adição de ingredientes diferentes.
Por ser fácil e prático, o bolo de cenoura exige pouco conhecimento na cozinha. Entretanto, seguir certos procedimentos ajuda bastante.
O primeiro deles é deixar todos os ingredientes separados e na quantidade certa antes de começar o preparo.
A escolha dos itens também conta e, por isso, é melhor dar preferência a cenouras e ovos frescos. Optar por legumes de tamanho médio ajuda a fugir do aspecto "solado" do bolo — o ideal mesmo, é trabalhar com uma especificação detalhada em quilogramas, no peso exato citado nas receitas.
Geralmente a cenoura é adotada ainda crua na receita, mas é possível cozinhá-la previamente. Neste caso, não deve passar de dez minutos na panela com água. Atenção: há chances de mudar o sabor do bolo, que provavelmente ficará mais doce. Neste caso, diminua um pouco a quantidade de açúcar da receita original.
Se optar por adotar o legume cru, deve ser batido bem com todos os líquidos, primeiramente, resultando em uma consistência que parece um "suco" de cenoura.
O bolo perfeito
Embora a cenoura seja a estrela da receita, a qualidade do bolo também vai depender dos outros ingredientes. Por isso:
- Dissolva bem o açúcar na mistura líquida (feita com os ovos, óleo e cenoura);
- Bata a mistura no liquidificador por, mais ou menos, quatro minutos;
- Ao colocar a farinha, vale peneirá-la antes. Ao incorporar, opte por um fouet, batendo delicadamente por cerca de 30 segundos.
Para conquistar aquela tonalidade laranja perfeita, a atenção deve estar voltada para o açúcar, um dos maiores responsáveis pela cor do bolo e, por isso, deve seguir as pesagens certinhas.
Mas a alteração da cor também pode acontecer quando a própria cenoura está um pouco verde (sem os açúcares normalmente concentrados) ou até a farinha ser de um tipo e/ou lote com menos amido em sua composição.
A calda ideal
Na maioria das vezes, fica fofinho, graças à água presente na composição da cenoura. Sem nenhum tipo de acompanhamento, já é uma delícia, mas combina bastante com coberturas, sobretudo à base de chocolate. Há, porém, outras opções de caldas, que vão de ganache com chocolate amargo e creme de leite fresco a marshmallow.
Se a calda diferentona não é suficiente, é possível pensar em novas maneiras de compor o bolo. Em vez de colocar a tradicional calda de chocolate mais adocicada, pode-se optar por gotas de chocolate 70% na massa, o que agrada paladares menos "adocicados".
Seja qual for a escolha, o bolo preparado em casa deve durar em torno de cinco dias.
Até para quem é fitness
Manter uma dieta mais saudável não é desculpa para ignorar um pedaço de bolo de cenoura. Para isso, basta apostar em algumas substituições, como trocar a farinha de trigo pela farinha de amêndoa ou fazer um blend de farinhas — de arroz com farinha de aveia e de amêndoa — que vai dar certo.
O açúcar pode ser trocado tanto pelo demerara ou pelo xilitol. Já o óleo pode ser substituído por óleo de coco.
Fontes: Guilherme Carillo, sócio da Padaria Carillo; chef Helena Mil Homens, padeira da padaria St Chico; Marília Lima, fundadora da Cenoradas
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.