Topo

Xô, pernilongos! Dicas caseiras para espantar insetos e cuidar das picadas

Vai dizer que não coçou só de ver essa foto? Pernilongos nos aterrorizam no verão - Ralf Geithe/Getty Images/iStockphoto
Vai dizer que não coçou só de ver essa foto? Pernilongos nos aterrorizam no verão Imagem: Ralf Geithe/Getty Images/iStockphoto

Glau Gasparetto e Thaís Lopes Aidar

Colaboração para Nossa

01/02/2023 04h00

Entre os muitos motivos para amar o verão, a maior presença de pernilongos em casa, definitivamente, não é um deles. Não bastasse o zumbido irritante do inseto, as picadas que podem causar reações na pele quase levam o desespero a quem não consegue dormir. Sorte é que dicas caseiras podem ajudar bastante a dar um chega-pra-lá nesse invasor incômodo.

Conforme o biomédico Roberto Figueiredo, conhecido como Dr. Bactéria, os pernilongos têm hábitos próprios, como a tendência de, no fim da tarde, visitarem locais com plantas para se alimentarem da seiva e é ali que fêmea e macho se acasalam. Logo na sequência, ela parte atrás de sangue de mamíferos, que é quente, para amadurecer seus ovos — nos transformando em vítimas.

Mas não é apenas o sangue que atrai a fêmea. "O calor do nosso corpo também atrai os mosquitos, que fogem de lugares mais frios. Além disso, liberamos CO?, o gás carbônico, e os próprios odores do corpo são tudo o que os pernilongos querem", explica Dr. Bactéria.

Repelente e sono não combinam

Mulher na cama com coceira no braço - Kiwis/Getty Images/iStockphoto - Kiwis/Getty Images/iStockphoto
Segundo especialistas, repelente e cama não combinam, pois o produto pode sair durante o sono
Imagem: Kiwis/Getty Images/iStockphoto

É comum pensar que os repelentes são a maneira mais eficiente de afastar os pernilongos, porém, dependendo do horário, a história não é bem assim. O biomédico Roberto Figueiredo esclarece que, durante o sono, o hábito de rolar pela cama, por exemplo, acaba tirando o produto e, consequentemente, não traz o efeito desejado.

Em contrapartida, durante o dia, o produto funciona muito bem. Só é necessário ler com atenção o rótulo da embalagem para entender quando, quanto e como fazer a aplicação e o retoque, já que isso depende de cada repelente.

Ainda segundo o infectologista Marcos Antônio Cyrillo, diretor clínico do Hospital Igesp, existem três princípios aprovados pela Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária): DEET, icaridina e IR3535. Ou seja, repelentes com tais composições são liberados para evitar pernilongos.

"Lembre-se: os repelentes devem ser escolhidos de acordo com a orientação médica e sensibilidade de cada indivíduo", pondera o especialista.

Chegou a hora de aprender dicas úteis para acabar com esses visitantes indesejados:

Quanto mais cheiro, melhor!

Se o repelente não é eficiente durante o sono, produtos perfumados tendem a ajudar. O Dr. Bactéria revela que passar um desodorante ou loção perfumada nas partes do corpo que ficam expostas é capaz de afastar os mosquitos devido ao cheiro.

Mulher aplica repelente em spray no braço - LordHenriVoton/Getty Images - LordHenriVoton/Getty Images
Cheiros fortes, especialmete os cítricos, são ótimos aliados para repelir os pernilongos
Imagem: LordHenriVoton/Getty Images

Esfrie a temperatura

Como o calor é fator que atrai pernilongos, é melhor dar um jeito nisso. A dica do profissional é ligar o ar-condicionado para esfriar a temperatura, ou melhor ainda, apostar no ventilador que, além de refrescar, ainda vai dificultar o trajeto deles por causa do vento.

Odores cítricos afastam

Em vez de adotar repelentes de tomada, troque o refil do produto industrializado (que costuma ser tóxico para as vias aéreas respiratórias, segundo Dr. Bactéria) por cascas de frutas cítricas, como laranja e limão, moldadas no mesmo formato. É que tal cheiro espanta os pernilongos.

Citronela sempre dá certo

A home expert Flávia Ferrari lembra de uma dica tradicional e eficiente: a vela de citronela. O odor é um dos mais indicados para espantar de vez os pernilongos e também é bem acessível e fácil de achar. Na ausência da vela, é só improvisar. A profissional explica que basta colocar algumas gotas de essência de citronela em um potinho com água e acrescentar uma vela normal. Assim, quando ela queimar, o cheiro vai se espalhar pelo ambiente e agir contra os mosquitos.

Citronela - Marlene Vilela da Silva Amorim/Getty Images/iStockphoto - Marlene Vilela da Silva Amorim/Getty Images/iStockphoto
Citronela
Imagem: Marlene Vilela da Silva Amorim/Getty Images/iStockphoto

Vinagre também ajuda

Flávia ainda indica outro produto para dar conta do recado: vinagre. Como ela explica, é possível deixar um copo com o líquido próximo da cama - sempre tomando cuidado com crianças e animais - ou fazer uma mistura para borrifar. Aí, é só usar água e vinagre branco de álcool na mesma proporção, e respingar as gotículas em portas e janelas.

Repelente caseiro

Mais eficiente durante o dia, a versão caseira de repelente pode ser bem útil. Dr. Bactéria diz ser possível preparar uma versão mais natural misturando óleo corporal ou álcool com citronela. "Só que tem que passar várias vezes ao dia", avisa.

Loção de óleo corporal com citronela é infalível - FSTOPLIGHT/Getty Images/iStockphoto - FSTOPLIGHT/Getty Images/iStockphoto
Loção de óleo corporal com citronela é infalível
Imagem: FSTOPLIGHT/Getty Images/iStockphoto

Renovando o jardim

Já que a citronela é tão poderosa contra os pernilongos, vale apostar no cultivo da planta no quintal, no jardim ou mesmo em vasos, que podem ser mantidos perto de janelas e portas da casa.

Como "aliviar" as picadas?

Verdade seja dita, o que incomoda pra valer são as picadas, que coçam, ficam avermelhadas e, às vezes, até causam alergia. Porém, assim como é possível espantar os mosquitos com dicas caseiras, também dá para cuidar da picada, segundo os entrevistados. Veja só:

- Novamente, o vinagre de álcool vai ajudar. Embeba um algodão no líquido e passe no local, de duas ou três vezes por dia;
- Experimente espalhar pomada com cânfora em cima da picada -- o efeito promete ser quase imediato;
- Pedra de gelo no local, com cuidado, pode diluir a mancha;
- Já em caso de muitas picadas, pode ser necessário entrar com antialérgicos, pomadas para infecção ou corticoide, sempre sob prescrição médica.

Picada de inseto com pomada - sruilk/Getty Images/iStockphoto - sruilk/Getty Images/iStockphoto
Nos casos mais graves de picadas, pomadas sob orientação médica
Imagem: sruilk/Getty Images/iStockphoto

Mais homens que mulheres

Você sabia que os homens costumam ser mais picados pelos pernilongos do que as mulheres? A informação é do infectologista Marcos Antonio Cyrillo, do Hospital IGESP. De acordo com ele, há ainda outro dado: adultos levam mais picadas do que crianças, justamente, "devido à produção de CO? e odor emitidos".

Outro fato curioso é que nem todo pernilongo é igual. "As principais espécies são o Culex, também conhecido como pernilongo comum, que é de cor marrom; Aedes aegypti, que possui o corpo preto com listras brancas - transmissor da dengue e da febre chikungunya; e o Anopheles, conhecido como mosquito-prego, de asas longas, transmissor da malária", esclarece o especialista.

O Dr. Bactéria acrescenta que as fêmeas dos pernilongos comuns costumam voar de 100 a 200 metros a partir do lugar em que ocorreu o acasalamento, o que exige intervenções próximas para evitar as picadas.