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Escândalos fazem Balenciaga despencar no ranking das grifes mais influentes

Kim Kardashian veste Balenciaga: a grife caiu sete posições no ranking e ficou fora do top 10 - Reprodução/Instagram
Kim Kardashian veste Balenciaga: a grife caiu sete posições no ranking e ficou fora do top 10 Imagem: Reprodução/Instagram

De Nossa

04/02/2023 04h00

A Balenciaga deixou o The Lyst Index, ranking das grifes mais influentes da moda divulgado pela plataforma de e-commerce e análise de mercado Lyst trimestralmente.

Na avaliação dos dados referentes ao outubro, novembro e dezembro de 2022, divulgada nesta quinta (2), a casa espanhola perdeu sete posições em relação ao período anterior e saiu do top 10. No fim de 2021, ela encabeçava a lista em primeiro lugar.

A queda vertiginosa, justificou a Lyst, tem a ver com uma série de polêmicas nos últimos meses. Entre as mais notáveis estão duas — a primeira, sua parceria agora já encerrada com Ye (antes conhecido como Kanye West), que foi publicamente banido do mundo fashion por comentários antissemitas e acusações de comportamento sexual inadequado em ambiente de trabalho.

E a segunda, e mais grave, por causa de uma campanha, questionada por sua conotação sexual, envolvendo crianças. Nas imagens, menores apareciam segurando ursinhos que usavam apetrechos similares aos das práticas de BDSM ou sadomasoquismo, além de figurar ao fundo um documento de decisão da Suprema Corte dos EUA sobre pornografia infantil.

Os documentos sobre a decisão da Suprema Corte sobre pornografia infantil em campanha da Balenciaga - Reprodução/ Twitter - Reprodução/ Twitter
Os documentos sobre a decisão da Suprema Corte sobre pornografia infantil em campanha da Balenciaga
Imagem: Reprodução/ Twitter

No entanto, a Lyst destacou como marco do trimestre para a grife um ponto positivo: o seu reconhecimento pela PETA (People for Ethical Treatment of Animals, organização de defesa de animais) como marca que usa couro feito de micélio, um conjunto de hifas de fungo ou "cogumelos", sem crueldade animal, portanto.

Outras grifes fizeram avanços mais substanciais segundo o Lyst Index, especialmente foram consideradas de maior sucesso aquelas que conquistaram a atenção da Geração Z, como é o caso da Bottega Veneta, recém-adotada pelo público mais jovem. Conheça o top 10:

1ª: Prada

A poeta americana Amanda Gorman, famosa por sua performance na cerimônia de posse do presidente Joe Biden, foi uma das estrelas da campanha de joias da Prada - Reprodução - Reprodução
A poeta americana Amanda Gorman, famosa por sua performance na cerimônia de posse do presidente Joe Biden, foi uma das estrelas da campanha de joias da Prada
Imagem: Reprodução

Por que se destacou? Pelo lançamento de sua primeira coleção de joias finas, feitas de ouro reciclado; pela nomeação da TikToker Charli D'Amelio como o rosto da Prada Linea Rossa de Outono/Inverno 2022 e pela ascensão de Andrea Guerra como CEO do Grupo Prada.

Resultado: Ganhou uma posição em relação ao último ranking.

2ª: Gucci

Alessandro Michele em sua última aparição pública como diretor da Gucci, no LACMA ART+FILM GALA - Michael Kovac/Getty Images for LACMA - Michael Kovac/Getty Images for LACMA
Alessandro Michele em sua última aparição pública como diretor da Gucci, no LACMA ART+FILM GALA
Imagem: Michael Kovac/Getty Images for LACMA

Por que se destacou? Pela saída de Alessandro Michele da direção criativa da grife; pela marca de 2,581 bilhões de euros (R$ 14,11 bilhões) em lucros no terceiro trimestre de 2022 e por se tornar a primeira grande casa de luxo a construir seu próprio mundo no metaverso.

Resultado: Perdeu uma posição em relação ao último ranking.

3ª: Moncler

A Moncler trouxe de volta o projeto Genius (acima) lançado por Pierpaolo Piccioli quando à frente da grife em 2019 - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
A Moncler trouxe de volta o projeto futurista Genius (acima) lançado por Pierpaolo Piccioli quando à frente da grife em 2019
Imagem: Reprodução/Instagram

Por que se destacou? Por ter gerado renda de 638,3 milhões de euros (R$ 3,49 bilhões) no trimestre anterior; por ter lançado seu primeiro NFT (tóken não-fungível) como parte das comemorações de seu 70º aniversário e por ter anunciado o relançamento de seu projeto de coleções futuristas Moncler Genius na Semana de Moda de Londres.

Resultado: Ganhou 14 posições em relação ao último ranking.

4ª: Miu Miu

Rosalía, de Miu Miu - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Rosalía, de Miu Miu
Imagem: Reprodução/Instagram

Por que se destacou? Por ter colaborado com a artista de vanguarda Shuang Li para o seu desfile de Primavera/Verão 2023; por ter lançado sua campanha de Natal "Private Wishes" e ter conquistado fãs influentes como Rosalía, Daisy Edgar-Jones e Nicola Peltz-Beckham que têm usado suas peças.

Resultado: Ganhou uma posição em relação ao último ranking.

5ª: Valentino

Pierpaolo Piccioli mostra o vestido Barbiecore que desenhou para atriz Glenn Close no Met Gala 2022: ele foi eleito o designer de 2022 - Getty Images - Getty Images
Pierpaolo Piccioli mostra o vestido Barbiecore que desenhou para atriz Glenn Close no Met Gala 2022: ele foi eleito o designer de 2022
Imagem: Getty Images

Por que se destacou? Por ter lançado o novo logo de sua famosa linha Toile Iconographe; por seu diretor criativo Pierpaolo Piccioli ter vencido o prêmio de designer do ano no Fashion Awards e por ter sido escolhida para vestir Adele em seu novo clipe "I Drink Wine".

Resultado: Perdeu duas posições em relação ao último ranking.

6ª: Bottega Veneta

Bottega Veneta tem procurado o novo, ao mesmo tempo em que resgata ícones. Na passarela de seu desfile em setembro de 2022, Kate Moss - Divulgação - Divulgação
Bottega Veneta tem procurado o novo, ao mesmo tempo em que resgata ícones. Na passarela de seu desfile em setembro de 2022, Kate Moss
Imagem: Divulgação

Por que se destacou? Por ter gerado uma renda de 437 milhões de euros (R$ 2,39 bilhões) no terceiro trimestre de 2022; por ter lançado um novo serviço vitalício de garantia de seus produtos e apresentado sua coleção de Pré-Primavera 2023.

Resultado: Ganhou cinco posições em relação ao último ranking.

7ª: Loewe

Gkay com look Loewe, outra grife que tem buscado se aproximar da Geração Z - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Gkay com look Loewe, outra grife que tem buscado se aproximar da Geração Z
Imagem: Reprodução/Instagram

Por que se destacou? Por ter nomeado a jovem atriz Taylor Russell ("Perdidos no Espaço") como sua nova embaixadora global; por ter revelado vitrines de Natal na loja de departamentos parisiense Printemps e ter lançado uma pré-coleção de Primavera/Verão 2023 estrelada por Chloë Sevigny e Luca Guadagnino.

Resultado: Ganhou sete posições em relação ao último ranking.

8ª: Dior

Desfile da coleção masculina de outono 2023 da Dior em Gizé, no Egito - Reprodução/Twitter - Reprodução/Twitter
Desfile da coleção masculina de outono 2023 da Dior em Gizé, no Egito
Imagem: Reprodução/Twitter

Por que se destacou? Pela parceria com o estilista sul-africano Thebe Magugu (que já trabalhou com a Adidas) para uma exclusiva coleção cápsula, por ter tomado as vitrines da Harrods em Londres no Natal e por ter lançado sua coleção masculina de Outono/Inverno 2023 com a Grande Pirâmide de Gizé de fundo.

Resultado: Perdeu duas posições em relação ao último ranking.

9ª: Dolce & Gabbana

Jennifer Coolidge (à direita) desfilou looks Dolce & Gabbana em "The White Lotus" - Divulgação - Divulgação
Jennifer Coolidge (à direita) desfilou looks Dolce & Gabbana em "The White Lotus"
Imagem: Divulgação

Por que se destacou? Por ter apresentado suas coleções "Alta Moda" e "Alta Sartoria" em Miami; por ter entrado para o universo dos games com gooDGame e por ter sido usada por Jennifer Coolidge na aclamada segunda temporada da série "The White Lotus", da HBOMax.

Resultado: Ganhou três posições em relação ao último ranking.

10ª: Saint Laurent

Exposição do livro "Sex" de Madonna na Art Basel em Miami, promovida pela Saint Laurent com curadoria de seu diretor criativo Anthony Vaccarello - Reprodução/Twitter - Reprodução/Twitter
Exposição do livro "Sex" de Madonna na Art Basel em Miami, promovida pela Saint Laurent com curadoria de seu diretor criativo Anthony Vaccarello
Imagem: Reprodução/Twitter

Por que se destacou? Por ter gerado renda de 916 milhões de euros (R$ 5 bilhões) no terceiro trimestre de 2022, por ter transformado o livro "Sex" de Madonna em exposição na Art Basel em Miami, por ter inaugurado a mostra "Gold: Les Ors d'Yves Saint Laurent" em Paris.

Resultado: Ganhou três posições em relação ao último ranking.

Além da Balenciaga em 11º lugar, ainda completam a lista até a 20ª posição, em ordem: Nike, Versace, Fendi, Louis Vuitton, Diesel, Ugg, Burberry, Coach e Jacquemus.