Topo

Grandalhonas e divertidas: as maiores rodas-gigantes do Brasil e do mundo

London Eye, que já se tornou um símbolo de Londres - Don White/Getty Images
London Eye, que já se tornou um símbolo de Londres
Imagem: Don White/Getty Images

Glau Gasparetto e Thaís Lopes Aidar

05/02/2023 04h00

Faz pouco tempo que São Paulo passou a ostentar mais um título superlativo, por receber a que é considerada a maior roda-gigante da América Latina.

A Roda Rico tem 91 metros de altura e, apesar das medidas avantajadas e do título regional que divulga, está longe de integrar o rol das 20 mais altas do mundo.

Caso você esteja planejando alguma viagem, talvez seja interessante colocar uma roda-gigante em seu roteiro. Esta uma maneira fácil de ter uma visão panorâmica e inusitada das cidades.

A seguir, listamos as atrações que carregam os números mais impressionantes, bem como as brasileiras que garantem visuais incríveis lá do alto.

Ain Dubai, em Dubai

Em 2021, os recordes envolvendo as rodas-gigantes do mundo foram atualizados com a inauguração da Dubai Eye, em Dubai. Oficialmente chamada de 'Ain Dubai', que significa o olho do local, a maior das maiores chega a incríveis 250 metros de altura, com suas 48 cabines e capacidade para 1750 pessoas.

Ain Dubai vista à noite - Tabreez/Unsplash - Tabreez/Unsplash
Imagem: Tabreez/Unsplash

A atração, entretanto, está fechada até março para obras de melhorias.

Mais informações (em inglês): aindubai.com/en

High Roller, em Las Vegas

High Roller, em Las Vegas - tobiasjo/Getty Images - tobiasjo/Getty Images
High Roller, em Las Vegas
Imagem: tobiasjo/Getty Images

Com 167 metros de altura, a roda-gigante americana foi desbancada facilmente pela dos Emirados Árabes Unidos, mas ainda é a segunda maior do mundo em relação à altura e a maior no quesito extensão, já que percorre cerca de 158 metros.

Com 28 cabines que acomodam até 40 pessoas, fica localizada nos Estados Unidos e leva cerca de meia hora para completar uma volta.

Mais informações (em inglês): caesars.com/linq/things-to-do/attractions/high-roller

Singapore Flyer, em Cingapura

Singapore Flyer - Instagram/Reprodução - Instagram/Reprodução
Singapore Flyer
Imagem: Instagram/Reprodução

A medalha de bronze fica com a roda-gigante de Cingapura, com 165 metros de altura, o que corresponde a cerca de 42 andares. A volta costuma durar em torno de 30 minutos e consegue carregar até 28 pessoas em suas 28 cabines, o que resulta numa média de sete mil pessoas por dia.

Mais informações (em inglês): www.singaporeflyer.com/en

Star of Nanchang, na China

Star of Nanchang, na China - David Momphard/South China Morning Post via Getty Images - David Momphard/South China Morning Post via Getty Images
Imagem: David Momphard/South China Morning Post via Getty Images

A "Estrela de Nanchang", localizada em Jiangxi, uma província chinesa, tem 160 metros de altura e 157 metros de extensão.

Possui 60 cabines capazes de acomodar 40 pessoas em cada uma, possibilitando que a atração tenha 2.400 visitantes por hora. Como nas demais, uma volta leva cerca de meia hora.

Moscow Sun, em Moscou

Moscow Sun, em Moscou - Divulgação - Divulgação
Moscow Sun, em Moscou
Imagem: Divulgação

Inaugurada no ano passado , a "Sol de Moscou" tomou a posição da London Eye no ranking das mais-mais, com seus 140 metros de altura e, de quebra, carrega o título de mais alta de toda a Europa.

São 30 cabines fechadas e ocupação de 450 pessoas. Como a volta demora 18 minutos e 40 segundos, a Moscow Sun absorve até 1.435 pessoas por hora.

Mais informações (em inglês): en.moscow-sun.ru/koleso-obozreniya/

London Eye, em Londres

Vista de uma das cabines da London Eye - Wirestock/Getty Images - Wirestock/Getty Images
Vista de uma das cabines da London Eye
Imagem: Wirestock/Getty Images

Se a de Moscou é agora a maior da Europa, a mais famosa ainda segue sendo a London Eye, que fica na capital da Inglaterra e do Reino Unido.

Com 135 metros de altura e 133 metros de extensão, conta com 32 cabines que acomodam até 25 pessoas cada. Assim, a atração transporta 3.500 por hora.

Mais informações (em inglês): www.londoneye.com/

As grandalhonas no Brasil

Roda Rico

Roda Rico, a maior roda-gigante da América Latina, montada no parque Cândido Portinari, na zona oeste de São Paulo - Ricardo Cyrillo/Divulgação - Ricardo Cyrillo/Divulgação
A Roda Rico, em São Paulo
Imagem: Ricardo Cyrillo/Divulgação

Batendo a casa dos 91 metros de altura, fica no Parque Cândido Portinari, zona oeste de São Paulo, e ganhou o título de maior roda-gigante da América Latina.

Possui 42 cabines, mas com espaços mais reduzidos - cabem cerca de oito pessoas em cada uma, com bastante conforto. Além da possibilidade de comprar um ingresso individual, também é possível pagar por uma cabine inteira.

Mais informações: www.instagram.com/rodarico/

Roda-gigante do Rio

Rio inaugura hoje maior roda-gigante da América Latina - Tânia Rêgo/Agência Brasil - Tânia Rêgo/Agência Brasil
Imagem: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Com 88 metros, a atração carioca se destaca entre as gigantes brasileiras. Embora a inauguração da Roda Rico tenha desbancado sua posição, ainda não é suficiente para vencer a vista panorâmica do Rio de Janeiro.

Está localizada no Porto Maravilha e permite a presença de pets no passeio.

Mais informações: yupstar.com.br/rodas/rio-de-janeiro/

Yup Star Foz

A Yup Star em Foz do Iguaçu: Roda-gigante conta com 36 cabines climatizadas - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

O Sul do Brasil também entra na lista das gigantescas com uma roda-gigante em Foz do Iguaçu, no Paraná.

O tamanho é o mesmo da carioca e permite vistas da cidade e alguns de seus cartões-postais do alto de seus 88 metros. Localizada próxima ao Marco das Três Fronteiras, também é acessível para animais de estimação.

Mais informações: yupstar.com.br/rodas/foz-do-iguacu/

FG Big Wheel de Camboriú

FG Big Wheel em Balneário Camboriú - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
FG Big Wheel em Balneário Camboriú
Imagem: Reprodução/Facebook

Outra roda-gigante imponente fica em Balneário Camboriú, em Santa Catarina. Com 82 metros, conta com 36 cabines de capacidade máxima para 6 pessoas cada.

Além disso, são restritas ao peso de 400 quilos, o que pode alterar o número de visitantes. O giro leva de 15 a 20 minutos.

Mais informações: fgbigwheel.com.br/