Esquecido pela marca, tênis não sai do pé de Bella Hadid e Hailey Bieber
Se você gosta de tênis (ou sneakers, para os aficionados), talvez tenha reparado que há um sapato que, timidamente, tem conquistado os pés de famosos como Bella Hadid, Hailey e Justin Bieber, Rihanna e Kendall Jenner.
São os New Balance 550, modelo dos anos 1980 que ganhou uma repaginação em 2020 e, desde então, se tornou um tesouro para os fãs de tênis.
Apesar de ser um calçado unissex, o 550 esteve no top da lista de tênis masculino mais popular de 2022, de acordo com a lista Lyst Index, que mapeia o que bombou no mercado da moda. Porém, até dois anos atrás, o modelo estava bastante esquecido. Na verdade, nem mesmo a New Balance sabia onde estava o design.
Do fundo do baú?
O New Balance 550, pensado para a prática do basquete, foi criado pelo designer de calçados Steven Smith e lançado em 1989. A primeira tentativa de lançar um tênis para jogadores de basquete foi o modelo 480, bastante criticado por não deixar os pés "respirarem". Assim, o 550 era um tênis leve, de couro, mas com fissuras para permitir a transpiração dos membros.
Infelizmente, mesmo o novo modelo não foi bem sucedido por conta da falta de tecnologia e inovação em relação ao amortecimento, principalmente depois do lançamento de tênis como o Reebok Pump e Nike Air. O New Balance 550 caiu, então, no esquecimento e a marca continuou apostando em seus modelos para corrida, incluindo os clássicos 574.
Mais de 30 anos depois, a estética dos anos 1990 e início dos anos 2000 está bastante em alta. Os tênis chunky, "de pai", ganharam popularidade e são hits de vendas. Teddy Santis, fundador e diretor criativo da marca Aimé Leon Dore, fez colaborações com a New Balance para redesenhar as linhas 990 e 827.
Em 2020, o designer estava procurando um novo modelo para redesenhar quando desenterrou o 550. No entanto, o tênis tinha se tornado tão obscuro que nem mesmo a New Balance tinha o design original para usar como referência.
Para criar o novo desenho, eles tiveram que comprar um par vintage de um colecionador de tênis, além de consultar uma série de rascunhos para que a colaboração pudesse sair do papel. O resto foi história.
...a modelo disputadíssimo
Na colaboração com a Aimé Leon Dore, o New Balance 550 foi relançado em cores comportadas, juntando o creme com vermelho escuro, verde-floresta, azul e cinzas, além da sola amareladinha, dando uma cara retrô.
A combinação do visual vintage com o fato de que os tênis de basquete dos anos 1980 terem se tornado itens disputados pelos fãs de moda fez com que o New Balance 550 se tornasse um sucesso de vendas. Segundo o Google Trends, o modelo é duas vezes mais procurado que um dos grandes hits da marca, a linha 990.
O relançamento do tênis também veio a calhar: foi a resposta da New Balance para o revival do Nike Dunk, que se tornou um dos favoritos dos consumidores de moda no Tik Tok, e para o Jordan, que sempre teve um lugar especial no coração dos sneakerheads.
Ficou com vontade de ter um 550 para chamar de seu? De esquecido até pelo New Balance, o modelo se tornou, por conta do hype, um item disputadíssimo. Quando é encontrado, costuma custar de R$ 600 a R$ 3,5 mil. Nos EUA, contas no Twitter se dedicam a notificar seus seguidores quando há novos estoques do New Balance 550.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.