Gaziantep: veja antes e depois do castelo destruído em terremoto na Turquia
O terremoto de magnitude 7,8 que atingiu a Turquia e a Síria hoje também causou danos no castelo de Gaziantep, prédio histórico que fica na província de mesmo nome.
De acordo com a agência turca Anadolu, o tremor fez com que alguma das fortalezas leste, sul e sudeste fossem destruídas.
"As grades de ferro em volta do castelo agora se espalham pelas calçadas. A parede de contenção também colapsou. Em alguns dos muros, grandes rachaduras já são observadas", afirmou a agência, que também postou imagens dos destroços.
Como era o castelo
Referência na cidade, o castelo se tornou uma das principais atrações turísticas do país.
As primeiras estruturas foram construídas na parte central e mais alta da cidade durante o Império Hittite, dois mil anos atrás.
A escolha do local dava uma vantagem visual para observar todos os pontos da cidade e passou por renovações e reformas, incluindo o Império Bizantino de Justiniano I.
Nos primeiros séculos, ela tinha como função uma espécie de estação de polícia, com várias torres.
Entre os anos 527 e 565, foram construídos 12 baluartes, fortificações defensivas, além de um fosso no entorno de toda a estrutura.
O perímetro total da área, um círculo irregular, tem 1.200 metros.
A forma do castelo antes do terremoto foi atingida durante a dinástica Ayyubid, entre os séculos 13 e 16.
Foi durante essa época que a fortaleza do castelo ganhou muros mais altos e sua seis torres ganharam decorações, além de alguns prédios civis.
Durante o Império Otomano, a fortaleza serviu como prédio administrativo, arsenal das forças armadas e estação de polícia. Foi só no século 18 que novamente serviu como defesa.
A fortaleza tinha, até o terremoto, 12 baluartes que faziam parte de sua muralha. Há registros de que, ao todo, chegariam a ser até 36 no seu entorno, mas que não foram preservados por estarem fora do perímetro da forteza.
Celebrado nas redes
Outrora útil por questões militares, o castelo de Gaziantep atraiu milhares de turistas ao longo dos anos por suas inúmeras atrações, incluindo sua posição.
"O castelo domina o horizonte da cidade estando no monte central. Ele fica próximo do centro e muito próximo de várias atrações", diz um viajante na plataforma TripAdvisor.
"O interior do castelo se transformou em um excelente museu de história durante uma caminhada por entre blocos de rochas de séculos atrás", completa o texto.
Altamente recomendado por seus visitantes, o castelo contava com uma vista privilegiada da cidade, também ao anoitecer.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.