'Ele não quis voltar': brasileira ajudou idoso solitário a conhecer o Egito
Com o objetivo de aprender inglês e viver uma imersão cultural no exterior, a brasileira Kami Queiroz (@sosmochileiras) viajou, em 2022, por boa parte da Inglaterra para realizar trabalhos de voluntariado.
E, na cidade costeira de Margate, ela fez uma amizade que iria mudar sua vida.
Lá, Kami conheceu Keith Mackrill, um solitário senhor de 68 anos, de saúde frágil, que vive sozinho há muito tempo.
Dentro do contexto do seu voluntariado, a brasileira começou a auxiliar o idoso em suas tarefas domésticas, ajudando a limpar sua casa e preparando refeições para ele.
"O Keith nunca casou, não teve filhos e perdeu os pais há muitos anos", conta ela. "Ele tem só um irmão que mora na Tailândia e um sobrinho que é distante. Trata-se de um senhorzinho tímido, sozinho e abandonado. E, nas minhas visitas, ficamos amigos. Lembro quando, certa vez, dei um abraço no Keith. Ele ficou surpreso. Não estava acostumado com isso".
Nas conversas com seu novo amigo britânico, Kami descobriu que ele tinha viajado pouquíssimo.
O Keith trabalhou a vida inteira e tem suas economias. Mas mal conhece o lugar onde vive. Nunca foi, por exemplo, para a Escócia ou País de Gales. Um dia perguntei para ele: 'você não quer viajar e viver mais a vida?'. A resposta foi 'sim'.
A brasileira, então, conseguiu um carro e conduziu seu amigo para Oxford. Os dois se divertiram muito nas paisagens históricas da cidade inglesa e, a partir daí, surgiram novos projetos de viagem.
"No final do ano passado, tive a ideia de passar o Natal com o Keith, para que ele não ficasse sozinho na data. E resolvemos pegar um avião para fora da Inglaterra, para algum lugar com um clima mais quente", relata Kami.
Fomos para o Chipre. Ele chorou na noite de Natal, por estar na companhia de alguém nessa data especial.
Rumo ao Egito
Keith tem problemas de mobilidade: conta com a ajuda de uma bengala para andar e, em suas caminhadas, precisa se sentar constantemente para descansar.
Mesmo assim, ele e Kami curtiram as paisagens litorâneas de Chipre, território insular banhado pelo mar Mediterrâneo.
Na data prevista de retorno à Inglaterra, ele não quis voltar.
"O Keith não queria voltar para a Inglaterra por causa do inverno. E disse que tinha o sonho de conhecer o Egito, Israel e a Jordânia. Me empolguei com a ideia. E resolvemos ir do Chipre para o Egito".
Os dois desembarcaram em solo egípcio no começo deste ano e, desde então, estão explorando juntos a lendária terra dos faraós.
Na viagem, Kami cuida das reservas de transportes e de hospedagem de Airbnb, vai ao mercado, cozinha para seu amigo e o ajuda a se locomover pelas atrações turísticas visitadas.
Visitamos museus, cinemas e cafés. Sempre tenho o cuidado de saber, com antecedência, se os lugares têm acessibilidade e assentos confortáveis.
Um dos momentos mais marcantes da viagem, logicamente, ocorreu nas Pirâmides de Gizé.
O Keith estava muito animado e conseguiu subir, sozinho, parte da estrutura de uma das pirâmides. Foi uma conquista, por causa de todas as limitações que ele tem.
E a jornada tem sido transformadora para a própria brasileira.
"Para mim, a experiência também está sendo incrível", diz Kami. "Tenho 33 anos de idade e nunca tinha realizado uma viagem assim com um idoso. Há pessoas que me julgam, por eu ser uma mulher jovem viajando sozinha com um senhor. Mas tudo isso é irrelevante para mim, pois estou ajudando a mudar a vida de alguém. E a minha vida também está sendo mudada com tudo isso".
Ao todo, a dupla vai ficar no Egito por quase um mês. E, antes do retorno para a Inglaterra, eles querem conhecer outros países do Mediterrâneo.
O fim da viagem, porém, não será o fim da amizade. Pelo contrário.
"O Keith nunca viu um show de música na vida. Então, depois da volta à Inglaterra, vou levá-lo para ver um concerto do Coldplay", afirma Kami.
"E já estamos planejando um segundo capítulo das nossas viagens. O Keith quer visitar o Brasil e conhecer minha família".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.