Topo

Morre Takeshi Ito, fundador da casa de ramen mais antiga da Liberdade

Takeshi Ito - Rafael Salvador
Takeshi Ito Imagem: Rafael Salvador

De Nossa

13/02/2023 10h39

Precursor do ramen em São Paulo e fundador do Aska, primeira casa dedicada ao prato japonês no bairro da Liberdade, Takeshi Ito morreu neste domingo (12) aos 82 anos.

A informação foi divulgada pela casa, que permanecerá fechada em luto pelos próximos dias, e comentada por Jo Takahashi, autor do livro "Ramen / Lámen", em seu Instagram.

"Hoje amanhecemos em luto. Na verdade, todo o universo da gastronomia japonesa em São Paulo, e mais precisamente, o mundo do Ramen. Faleceu o senhor Takeshi Ito, fundador do Lamen Aska, referência das referências das casas de ramen no Brasil. Batalhador incansável que trabalhou até os últimos meses à frente do Aska, difundindo a cultura do ramen no Brasil, deixa uma grande lacuna entre nós.", disse.

Mestre do ramen

Em novembro do ano passado, Nossa contou a história de Takeshi e de seu estabelecimento, onde, dizia ele, era "comer e ir embora".

Jo Takahashi em entrevista inédita com Takeshi Ito - Rafael Salvador - Rafael Salvador
Jo Takahashi em entrevista inédita com Takeshi Ito
Imagem: Rafael Salvador

O cardápio diz: "depois de comer, favor desocupar o lugar o mais breve possível". Ito fala que os habitués brasileiros se acostumaram e não reclamam mais, mas brinca: "acho que não existe nenhum restaurante tão mal-educado assim com o cliente".

E segundo, o kodawari, palavra sem tradução exata que Jo define como uma "intensa obsessão" e Ito exemplifica numa frase:

No Japão, há pessoas que comem ramen todos os dias. O ramen é a vida delas. Existe alguma outra comida no mundo que seja tão misteriosa e atraente?"