Rainha Camilla acrescentará pedras de R$ 314 milhões em coroa para coroação
A rainha consorte reutilizará uma coroa que já pertence ao acervo do Reino Unido para sua coroação ao lado do marido, o rei Charles 3º, em 6 de maio, anunciou na manhã desta terça (14), o palácio de Buckingham.
Camilla cruzará a Abadia de Westminster ao fim da cerimônia com a "Queen Mary's Crown", coroa feita especialmente para a rainha Mary para sua coroação e do rei George 5º — bisavô de Charles — em 1911.
Esta será a primeira vez na história recente da monarquia britânica que a coroação de um consorte não envolverá uma nova joia. De acordo com o palácio, a escolha foi feita tendo em mente "sustentabilidade e eficiência".
No entanto, a "Queen Mary's Crown" já foi retirada da Torre de Londres — onde as joias da Coroa britânica ficam expostas ao público quando não estão em uso — nesta terça para ser levada ao Joalheiro Real, que fará alterações a pedido da nova rainha.
Diamantes serão acrescentados à coroa existente para "manter uma longa tradição de inserção de pedras que são únicas à ocasião e refletem o estilo individual da consorte", de acordo com o comunicado da Família Real.
Estas mudanças incluem uma homenagem à rainha Elizabeth 2ª: a coroa receberá os diamantes Cullinan 3, 4 e 5, que eram parte da coleção pessoal de joias da falecida monarca e, mais recentemente, eram usadas por ela como broches.
Os diamantes Cullinan já fizeram parte da "Queen Mary's Crown" em ocasiões anteriores: enquanto os Cullinan 3 e 4 foram colocados temporariamente para a coroação de 1911, o Cullinan 5 foi inserido na coroa para que a rainha Mary — eventualmente a primeira rainha-viúva do Reino Unido — acompanhasse a coroação do filho, o rei George 6º em 1937.
De acordo com o jornal britânico The Mirror, os diamantes estão avaliados em mais de 50 milhões de libras ou R$ 314 milhões.
Quatro dos oito arcos removíveis da coroa ainda serão retirados para criar um visual diferente para a peça daquele visto na coroação original. A "Queen Mary's Crown" foi, à época, feita pela joalheria Garrard's e inspirada na coroa da rainha Alexandra, usada em 1902 na coroação do rei Edward 7º, trisavô de Charles.
E por falar nele, o rei será coroado com a St. Edward's Crown, também usada por Elizabeth 2ª durante sua cerimônia de coroação. No entanto, não se sabe até o momento se ele optará por uma segunda coroa como fez sua mãe, que deixou a Abadia de Westminster com a Imperial State Crown, joia de 1,06 kg da rainha Vitória.
A última vez que uma rainha consorte usou uma coroa de uma antecessora foi no século 18, quando a rainha Caroline, esposa do rei George 2º, usou a peça de Mary de Modena.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.