Topo

Frittelle di Carnevale: na Itália, 'bolinho de chuva' é típico da folia

Frittelle di carnevale: o docinho do carnaval de Veneza - Getty Images/iStockphoto
Frittelle di carnevale: o docinho do carnaval de Veneza Imagem: Getty Images/iStockphoto

De Nossa

20/02/2023 04h00

Não é tempo de folia só no Brasil. Do outro lado do Atlântico, mais precisamente em Veneza, na Itália, a tradição de muita festa recheada de fantasia também existe e encanta locais e turistas. Do lado de lá, os carnavalescos têm até um docinho carnavalesco para chamar de seu.

Os "frittelle di Carnevalle", bolinhas fritas e açúcaradas, que podem ser recheadas ou não (alô, bolinho de chuva), disputam espaço no coração dos foliões italianos com a famosa "chiacchiere" (ou a nossa querida "cueca virada").

Reza a lenda que a receita surgiu em Veneza, no século 18, e era uma evolução de um doce árabe chamado zelbia, difundido por lá pelo autor Giambonino da Cremona. Até então, o doce só levava farinha, ovo, leite, açúcar e uva passa.

Hoje, as fritelle são super típicas na região do Vêneto e ostentam até variações de cidade para cidade, com recheio ora de fruta, ora de creme, e dá para provar até algumas recheadas com aquele famoso creme de chocolate e avelã, sabe?

Além das máscaras, Carnaval de Veneza é conhecido pelos doces fritos - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Além das máscaras, Carnaval de Veneza é conhecido pelos doces fritos
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Outra curiosidade é que essa doce fritura é, comprovadamente, a receita registrada mais antiga de Veneza.

O sucesso dos pratos fritos para a data também se justifica: no inverno, estação na qual cai a folia no Hemisfério Norte, a disponibilidade de banha sempre foi muito maior. O outro motivo seria religioso.

Com a proximidade da Quaresma, e as restrições da quarta-feira de cinzas, o pessoal quer mesmo algo bem gostoso para celebrar os dias em que não há jejum ou proibições.

Veja receita típica a seguir: