A caminho do Alasca, casal cruza a 'estrada mais linda da América do Sul'
Nos últimos anos, motorhomes viraram febre entre muitos aventureiros brasileiros, que estão cruzando, com essas casais móveis, estradas do Brasil e do exterior.
E casas móveis, teoricamente, têm um teto: os veículos escolhidos pelos viajantes costumam ser Kombis, vans e até ônibus — levando, dentro de sua estrutura, cama, cozinha e até banheiro.
O casal Suelen Diba e Henrique Jorge Pereira (@outrasareas), porém, decidiu viajar com uma espécie de lar móvel ao ar livre: em outubro de 2022, eles subiram em uma moto e começaram uma viagem destinada a percorrer as Américas e chegar até o Alasca.
Sobre duas rodas, eles já atravessaram a Argentina e visitaram o Chile — passando, inclusive, pela via apelidada por muitos como a "estrada mais linda da América do Sul": a Carretera Austral, em território chileno, com trechos cruzando belíssimas áreas de montanhas nevadas, lagos, bosques e remotas propriedades rurais.
A meta é chegar no estado americano em setembro. No momento que está matéria foi publicada, os últimos posts do casal os mostram no Salar de Arizaro.
Queremos que seja uma viagem com aventura. E, nesse trajeto, a moto é a nossa casa.
Suelen conta que, em caixas e bolsas equilibradas no veículo, o casal leva suas roupas, mantimentos, equipamentos eletrônicos, itens para o preparo de refeições, ferramentas para (quando necessário) consertar a moto e equipamentos de camping, com direito a colchão e travesseiros infláveis (as noites são geralmente passadas em uma barraca no meio da natureza. Mas o casal também usa, de vez em quando, hotéis e imóveis de Airbnb).
Na moto, tudo tem que ser guardado de maneira muito compacta. E levamos o mínimo necessário de roupas. Você não precisa levar muita roupa. Tem que levar as roupas certas, para enfrentar diferentes temperaturas.
Mais de 15.000 quilômetros rodados (por enquanto)
Até o momento, o casal já percorreu 15 mil quilômetros.
E os dois já conseguem eleger diversos lugares que marcaram a jornada até agora.
"Gostamos muito da região de Caviahue, na Argentina, que fica na área dos Andes", conta Suelen. Lá, os dois passaram por estradas nevadas em zonas montanhosas.
"Já na área de San Martín de los Andes, também na Argentina, fizemos a Rota dos 7 Lagos, um percurso lindo com lagos de tirar o fôlego".
E a Carretera Austral foi outro destino incrível para os dois viajantes.
"Percorremos aproximadamente 1.000 quilômetros nesta estrada em uma semana", conta Henrique.
É um lugar com muitas paisagens lindas. A cada curva, você se surpreende com uma paisagem nova, seja com a imensidão das montanhas ou com os lagos.
E a via também oferece doses de aventura: "em um mesmo dia, pegamos chuva, sol, vento e frio", explica Suelen. "Foi uma grande aventura do começo ao fim".
Pneu furado, lama e tombos
O casal conta que, até o momento, não viveu nenhum perrengue sério com a moto. Mas teve que se virar pra trocar pneus furados, algumas vezes no mesmo dia — como vê no vídeo abaixo).
"Foram só coisas normais de estrada, como ter um pneu furado e ter que trocar", relata Henrique. "Pegamos, por exemplo, um trecho de estrada de chão, com muitas pedras. E era um dia de frio, com 8º C, chuva e muita lama. Foi difícil conduzir ali. Tivemos que descer da moto e empurrar ela na lama. Teve até tombo. Mas, depois, demos risada da situação".
"A estrada nos ensina a lidar com situações imprevistas e a resolver problemas", diz Suelen. "É uma das partes bacanas da viagem".
No momento, os dois brasileiros ainda estão na Argentina e, em breve, planejam visitar Bolívia e Peru.
Depois, a viagem continua subindo a América do Sul, cruza América Central e do Norte e, por fim, chega ao Alasca.
E tudo com uma sensação de liberdade que só uma moto pode propiciar.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.