Topo

Pechincha ou roubada? Cidadezinha na Itália põe à venda casas por 1 euro

Sant"Elia a Pianisi, em Molise, na Itália - Reprodução
Sant'Elia a Pianisi, em Molise, na Itália
Imagem: Reprodução

De Nossa

27/02/2023 17h15

A cidade de Sant'Elia a Pianisi, no interior de Molise — uma região da Itália conhecida pelas brincadeiras que afirmam que ela, na verdade, não existe assim como o Acre brasileiro, revelou a BBC em 2019 — é a mais nova localidade a colocar casas antigas à venda por um euro ou R$ 5,50, em cotação desta segunda (27).

Oito unidades foram disponibilizadas, todas precisando de reformas. Apesar da pechincha para a compra, o interessado terá de custear uma apólice cuja beneficiária é a prefeitura no valor de 5 mil euros (R$ 27,5 mil) que funcionará como um depósito caução.

Caso o comprador não cumpra com todas as exigências do município, o dinheiro desta caução será retido.

Entre as obrigações do novo residente estão a obrigação de financiar este documento — que terá validade de quatro anos — em no máximo dois meses, iniciar as obras em, no máximo, doze meses da compra e finalizá-las em até três anos.

A apresentação do projeto da reforma também deve ser feita em até seis meses a partir da assinatura no contrato.

Viela na pequena Sant'Elia a Pianisi - Reprodução - Reprodução
Viela na pequena Sant'Elia a Pianisi
Imagem: Reprodução
Sant'Elia a Pianisi, em Molise, na Itália - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
Vista panorâmica da cidadezinha
Imagem: Reprodução/Facebook

As autoridades anunciaram que priorizarão o interesse daqueles potenciais novos moradores interessados em contratar trabalhadores locais para a reforma do imóvel, além de usar materiais regionais e ter planejado mínimo tempo de obras. Os futuros proprietários também deverão arcar com taxas e impostos normalmente.

A proposta da venda das casas, que estão localizadas no centro histórico de Sant'Elia a Pianisi, tem como objetivo evitar que a cidade se torne fantasma no futuro e também estimular a economia. Ainda são preocupações da prefeitura a fomentação de atividades sociais e comerciais em torno de famílias, além da recuperação da segurança de prédios antigos.

Além de Molise, cidades da Sicília, da Emília Romana, Abruzzo, Campania e muitas outras regiões já anunciaram iniciativas semelhantes com casas a um euro. Reportagem de Nossa já mostrou o que deve ser levado em consideração antes da compra para não cair em uma cilada.