Na África, Fábio Porchat encara a 'Piscina do Diabo' à beira de precipício
A África tem uma atração turística de beleza paradisíaca e nome infernal: é a Devil's Pool (ou "Piscina do Diabo"), uma piscina natural que, definitivamente, não é indicada para quem sofre de vertigem.
O humorista Fábio Porchat provou que não tem esse problema. Viajando pela Zâmbia, ele postou em seu Instagram o mergulho na 'piscina', à beira de um precipício com cerca de 100 metros de altura, em uma área das cataratas conhecidas como Victoria Falls.
"Isso deixa o bungee jump no chinelo! Mesmo!", comentou na postagem, comparando ao salto de 111 metros que fez recentemente sobre o Rio Zambeze, no Zimbábue.
No vídeo, Porchat aparece curtindo a "Piscina no Diabo" na borda da cachoeira. Como é possível? Estava com as pernas amarradas? O próprio humorista revela o "truque": "Eram dois caras segurando o meu pé".
Os seguidores e amigos reagiram ao mergulho de Porchat na "Piscina do Diabo". "Sai daí, garoto. Tô rindo de muito nervoso", comentou a atriz Cacau Protásio.
Como é a Piscina do Diabo
Durante as épocas mais secas do ano (geralmente entre os meses de agosto e janeiro), há uma diminuição no nível do rio Zambezi (que abastece as cachoeiras), fazendo com que sua água se acumule em um terreno erodido que existe no topo da região das Victoria Falls, bem ao lado de um abismo, formando a "Piscina do Diabo".
E o que, à primeira vista, parece um lugar perigoso para ser evitado a qualquer custo, acabou se tornando uma popular atração turística para quem visita a Zâmbia.
Aqui, a graça é entrar na água da Devil's Pool e ousar chegar perto de sua margem.
A paisagem tem tudo para provocar medo e, ao mesmo tempo, fascínio: do local, é possível ter uma visão inesquecível de parte da área das cataratas, que, por sua imponência natural, são consideradas Patrimônio Mundial pela Unesco.
Mesmo em épocas mais secas, o barulho das quedas d'água que continuam fluindo ao redor da Devil's Pool é muito alto: não à toa, as Victoria Falls são chamadas por zambianos de Mosi-oa-Tunya (algo como "a fumaça que troveja"). E, não raro, um arco-íris aparece no meio do cenário.
Guias necessários
É necessário pegar uma embarcação até a chamada ilha Livingstone, geralmente sob o forte sol africano, para chegar até a Devil's Pool. Depois de aguentar o calor na cabeça, um dos primeiros impulsos do turista será, provavelmente, o de se jogar com tudo na água.
Mas é preciso ter cuidado: mesmo com o nível do rio Zambezi baixo, há correnteza dentro da piscina natural, que pode empurrar os viajantes para bem perto da beira do precipício.
Por isso, o tour deve ser feito na companhia de guias locais, que podem avaliar se, na hora da visita, a Devil's Pool oferece um ambiente seguro (eles também costumam ter a habilidade de segurar a pessoa caso ela seja perigosamente arrastada pela água).
Entre as empresas que promovem tours à "Piscina do Diabo" estão a agência Shearwater Victoria Falls e o hotel Tongabezi.
* Com conteúdo publicado em 04/04/2018.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.