Cervejaria, spa e cachoeira: as melhores atrações de aeroportos pelo mundo
Conexões em aeroportos são, em geral, uma experiência inquietante. Na melhor das hipóteses, é uma mistura azedinha de tédio com ansiedade. Na pior, um inferno burocrático em que suas inseguranças, e roupas íntimas, podem acabar expostas em uma mesa fria.
O sistema de aviação civil evoluiu pouco ou nada nas últimas décadas. Mas os serviços disponíveis nos terminais, para além do que envolve pousos e decolagens em si, ficaram mais atraentes e criativos.
Todos os aeroportos listados entre os melhores do mundo dispõem de uma larga oferta de serviços e entretenimento.
Até aeroportos mais humildes e/ou antigos usam o que têm mais a mão para dar aos passageiros um gostinho da cidade e do país onde eles chegaram (ou de onde estão partindo).
A seguir, algumas das melhores atividades que você pode fazer em aeroportos de seis países. Vale a pena chegar umas horas antes do voo.
Cingapura
Já faz alguns anos que o aeroporto de Cingapura tem fama de ser um passeio por si só. Desde 1999, o Aeroporto Internacional de Changi foi eleito o melhor do mundo 11 vezes no ranking da consultoria britânica Skytrax. Nenhum outro ganhou tanto.
Pudera. Além de ser um dos mais limpos e pontuais do planeta e de entreter passageiros com tobogãs gigantes (por que chegar ao portão de embarque sempre de escada rolante, afinal?), o Changi oferece a seus usuários um enorme jardim tropical entre seus terminais.
O complexo, chamado Jewel, conta com hotel e restaurantes ao lado de uma floresta de 22 mil metros quadrados com 120 espécies de regiões tropicais de altitude espalhadas pelo globo.
Há ainda labirintos e uma cachoeira de 40 metros, apresentada como a queda d'água interna mais alta do mundo. Observadores da vida selvagem também podem admirar as mais de mil borboletas de 40 espécies que habitam o lugar.
Atenas
A Grécia dá uma amostra da riqueza arqueológica sob seus pés já no Aeroporto Internacional de Atenas Elefthérios Venizélos, batizado em homenagem ao homem que foi primeiro-ministro do país diversas vezes entre os anos 1910 e 1930, uma época turbulenta da história grega. Há uma exposição permanente no terminal com cerca de 170 artefatos descobertos ali mesmo, no terreno do aeroporto.
Associamos Atenas diretamente à civilização grega, é claro, mas a área da cidade é habitada desde bem antes disso. Há cerca de 10 mil anos, o local onde fica o aeroporto era uma área agrícola, e as peças em exposição mostram muito das mudanças e evoluções que a cidade viveu desde o Neolítico. Há ânforas, potes, pratos, azulejos e outros itens de épocas diversas. Destaque para o grande pito (um tipo enorme de vaso de armazenamento) do período romano.
O pequeno museu pode funcionar como um esquenta para quem vai a passeio ao país. Ou pelo menos é um tempo mais bem gasto de conexão do que ficar sentado mexendo no celular enquanto aguarda o voo. Dá para fazer um tour virtual aqui.
Istambul
Em 2020, o novo Aeroporto de Istambul ganhou um museu que pretende dar uma amostra da cultura, arte e história turcas para quem acaba de chegar ou está de saída de uma das maiores metrópoles do mundo. Com projeções interativas em vídeo e iluminação artística, a mostra tem um frescor de contemporaneidade que contrasta bem com a idade das peças em exibição.
A exposição "Treasures of Turkey: Faces of the Throne" traz 316 artefatos de 29 museus. Entre eles, está o Tratado de Kadesh, o mais antigo tratado de paz documentado de que se tem notícia. Ele foi firmado por volta de 1259 a.C. entre os egípcios e o Império Hitita, potência da época que ocupou os territórios das atuais Turquia e Síria.
Munique
Além de um trailer de currywurst (comida de rua tipicamente alemã) montado com peças antigas de avião, o aeroporto tem uma pista de patinação no gelo que funciona na época do Natal e em breve ganhará um complexo com piscina de ondas. Mas não seria Munique se não envolvesse algo com cerveja.
A Airbräu, única cervejaria dentro de um aeroporto na Europa, tem tudo aquilo que esperamos: mesas fartas, canecões, pratos de carne suína e festivais de música. Se não conseguir ir à Oktoberfest, o local dá uma palhinha da festa, porque fica aberto o ano inteiro.
Doha
Atual bicampeão mundial no ranking da Skytrax, o Aeroporto de Doha é tido por muitos como um oásis no deserto. Com várias obras de arte espalhadas pelos corredores, incluindo um enorme urso de pelúcia amarelo cuja cabeça parece fundida a uma luminária (obra do suíço Urs Fischer), o aeroporto qatari tem um punhado de atrações únicas.
A mais notória delas é o spa Vitality. Tem academia de ginástica, banheiras de hidromassagem, quadras de squash, simulador de golfe e uma piscina semiolímpica com água aquecida. Usufruir dessas amenidades não é exclusividade de portadores de cartões de crédito hiperexclusivos, como até poderia ser em outros trópicos. Quem se hospeda no hotel Oryx, no aeroporto, já ganha acesso ao spa. Quem não estiver hospedado, é só pagar pelo uso, a partir de US$ 48.
Seul
O Aeroporto Internacional de Incheon, outra figurinha repetida nas listas de melhores do mundo, não tem mais o complexo de salas de cinema. Em 2020, a pandemia atingiu em cheio a empresa que os administrava, forçando-a a fechar diversos cinemas no país.
Mas Incheon tem diversos outros atrativos. Fãs da cultura coreana têm muito o que fazer por lá, muito além das referência ao k-pop e aos k-dramas.
Há performances que reencenam a troca da guarda e outros desfiles da família real - ainda considerada um símbolo do país apesar de a Coreia do Sul não ser mais uma monarquia há mais de cem anos. Passageiros podem descansar sob os gazebos típicos da arquitetura coreana, assistir a concertos de música tradicional ou visitar um dos três centros de cultura da Coreia espalhados pelo aeroporto.Quem preferir atrações mais contemporâneas pode ficar tranquilo. Há uma série de instalações e obras de arte que misturam tecnologia e tradição, como a mostra "Vivid Space":
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.