Símbolo de estilo romântico, laços agora são esculturas divertidas em looks
O Carnaval deixou claro que um acessório está voltando a ter destaque nos visuais de festa e daqueles dias em que saímos de casa para chamar a atenção: os laços.
O detalhe, no entanto, deixou de adornar apenas roupas ultrarromânticas e ficou maior, mais extravagante, quase como uma escultura em looks usados por famosas como Sabrina Sato, Maísa e Bruna Marquezine.
Segundo a consultora de imagem Rafaella Nunes, os laços estão presentes nas roupas femininas e masculinas desde a Idade Média. Eles nunca ficaram de lado.
"Porém, de uns cinco anos para cá, eles começaram a surgir em acessórios, em cintos, nos cabelos, sapatos e sandálias", afirma.
Invasão nas passarelas
A dupla de consultoria de estilo Olivia Furtado e Kamilla Silva, do Modafetiva, diz que o laçarote monumental como temos visto é algo mais recente, surgindo nas passarelas de grandes grifes a partir de 2021, nas apresentações de alta-costura de marcas como Schiaparelli, Oscar de La Renta e Simone Rocha.
"Agora, para a temporada de 2023, sem dúvida foi nas passarelas da Valentino que os laços ganharam mais destaque, em tamanho extra-grande e como estrela das produções, ocupando o espaço que antes eram dos bordados nos vestidões", diz Olivia Furtado.
Giambattista Valli, Elie Saab, Armani, Vivetta e Moschino também usaram o detalhe. "Saint Laurent colocou o laço inclusive em seu desfile masculino, com as golas das camisas se transformando em enormes laçarotes", complementa Kamilla Silva.
Sai o fofo, entra o divertido
Porém, o look princesinha, de boneca, está longe de ser o atingido pelos laços que temos visto nas roupas de quem está ligado em moda. Eles se transformam em bustiês completos ou são aplicados nos vestidos, como miçangas. Isso dá ao laço uma pegada mais divertida.
"Eles são lúdicos e têm muito a ver com a tendência dopamina, de se divertir com o que vestimos", diz Rafaella Nunes.
Eles são dissociados dos significados óbvios que dávamos a esse detalhe. Hoje ele passeia por uma estética mais subversiva, tudo dependendo de como os laços são dispostos na roupa", fala Olivia Furtado.
Assim, os laços, acompanhados por recortes em uma roupa mais justa ao corpo, podem se tornar super sensuais. As versões menores, que se repetem pela peça, pode dar textura e se tornar mais descolado. Nas costas de uma blusa mais estruturada, combinado com roupas de alfaiataria, os laçarotes ficam mais elegantes. "As cores, materiais inusitados e até lugares em que são aplicados podem resultar em mais humor e ironia", complementa Kamilla Silva.
E isso tem tudo a ver com um novo momento do mercado de moda que estamos vivendo: o pós-pandemia. "A moda está mais bem-humorada, mais extravagante. Historicamente, quando passamos por uma fase de muito sofrimento, como uma guerra ou isolamento social, é comum que as expressões artísticas fiquem mais descontraídas. E moda é uma expressão artística", fala Rafaella Nunes.
Como usar
Para usar laçarotes sem parecer uma fantasia, a ideia é inseri-lo em seu visual do dia a dia de acordo com o que você gosta de usar.
Se é uma pessoa com um armário mais romântico, use-o da forma mais tradicional. Mas se gosta de brincar com o que veste, experimente as novas aplicações e formatos dos laçarotes.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.