Salto para eles: entre famosos e nas passarelas, calçados estão nas alturas
Visto como símbolo feminino, nos últimos tempos, o salto alto tem chamado atenção nos pés dos homens também. A tendência pode ser interpretada como parte do movimento de desconstrução dos gêneros experimentado pela moda na atualidade, mas também como uma volta às origens.
Isso porque inicialmente os sapatos de salto foram criados para a ala masculina. O registro mais antigo que se tem do uso do salto remonta à Ásia Ocidental no século 16 como parte do calçado dos cavaleiros persas. Naquela época, o acessório servia para prender os pés nos estribos durante a montada e assim dar mais estabilidade a esses guerreiros durante as batalhas.
Depois, a ideia de usá-lo se espalhou pelo Ocidente e, buscando mostrar força e poder como os persas, homens europeus entraram na onda. O rei Luís 14, da França, foi um dos grandes adeptos e disseminadores da novidade. Baixinho, o monarca usava sapatos com salto para acrescentar alguns centímetros à sua altura e ficou famoso por usar modelos na cor vermelha.
Cinco séculos depois, o salto reencontra a moda masculina. Nos desfiles, nas redes sociais, nos looks dos famosos, botas, sapatos e calçados com saltos diversos, desde os finos até plataforma, ganham destaque e mostram que eles também querem andar nas alturas por aí.
Nas passarelas
Milão, Paris, Londres, Nova York. Nas últimas semanas de moda internacionais, modelos masculinos desfilando com salto alto foram uma constante nas apresentações de diversas grifes. Em janeiro, durante os desfiles da sua coleção masculina em Milão, por exemplo, a Gucci apostou no salto em botas de cano médio coloridas e estampadas.
Em Paris, as botinhas marcaram presença nos desfiles da Dior, compondo com saias, bermudas e suéteres de cortes amplos, e da Dries Van Noten, com terninhos e sobretudos. Nesta última, teve até modelo felpudo, em consonância com a linha fuzzy effect super em alta. Ainda na capital francesa, sapatos para eles com salto tipo bloco deram charme e graciosidade às produções de Louis Gabriel Nouchi.
Em Londres, os saltos plataforma imprimiram personalidade na passarela de Simone Rocha. Já Alexander Neil trouxe o salto fino em scarpins pretos, brancos e off white sintonizados com vestidos, corsets e tecidos esvoaçantes para apresentar sua proposta de uma masculinidade mais fluida e queer.
Na Semana de Moda de Nova York, os saltos apareceram mais discretos na passarela da Luar e da Eckhaus Latta, como numa espécie de convite à experimentação para os homens que ainda têm receio, mas querem adicionar uma pitada glam aos seus pés.
Nos pés dos famosos
Dos modelos mais discretos a outros de deixar as mulheres fanáticas por salto babando, famosos também estão aderindo ao outfit nas alturas. Os astros da música são quem mais têm apostado e ajudado a espalhar a trend por aí. Influência, que, aliás, encontra raízes lá atrás, nos anos 1970, com as plataformas e botas psicodélicas de David Bowie.
Hoje, um dos nomes que reverbera essa tendência é o da estrela do k-pop Jo Kwon. Em seu perfil no Instagram, o cantor e dançarino sul-coreano aparece quase sempre em cima do salto. Aficionado pelas múltiplas possibilidades desse tipo de calçado, suas escolhas vão desde sandálias com franjas e salto fino até scarpins nas cores do arco-íris e botas de cano médio e longo com saltos stileto ou retangulares.
Quem também não abre mão do salto alto é o rapper americano Lil Nas X, seja em registros do seu dia a dia, em performances em cima dos palcos ou nos clipes que viralizam na web. No da música "Montero (Call me by your name)", que tem mais de 523 mil visualizações, por exemplo, o cantor aparece com botas pretas brilhantes numa atmosfera de flerte, provocação e sensualidade.
O ator Jared Leto é outro que investe no salto para dar aquele charme a mais no visual. No início deste mês, o norte-americano roubou a cena na Semana de Moda de Paris, com o look escolhido para assistir o desfile da grife Vivienne Westwood. Misturando referências, ele usou camisa xadrez com saia de renda e legging colorida por baixo. Para arrematar, sobretudo cinza e bota plataforma.
Fora das passarelas, o estilista Marc Jacobs abraçou o salto alto como parte do seu estilo pessoal. Tipos retangulares, finos, coloridos ou tratorados frequentemente aparecem combinados com saias, calças, trench coat, jaquetas puffer e sobretudo nos "looks do dia" do designer.
Se, entre os gringos, o salto alto faz sucesso, por aqui não é diferente. O ator Pedro Vinicius, da série brasileira "De volta aos 15", da Netflix, é um dos entusiastas da tendência. Saltos mais grossos em botas pretas e brancas, lisas ou cheias de tachas, e fininhos em scarpins parecem ser os favoritos do artista.
Outros famosos brasileiros que embarcaram na tendência são os cantores Thiago Pantaleão e Vitão, com estilos variados de botas, o ator Ícaro Silva, com calçados tipo plataforma, e o influenciador digital Vittor Fernando, com sapato de salto tratorado.
Saltos contra o bullying
Com a missão de combater qualquer estigma e naturalizar o uso de saltos pelos homens, os norteamericanos Henry Bae e Shaobo Han criaram uma marca para produzir e vender calçados desse tipo pensados especificamente para eles: a Syro.
O negócio surgiu da própria experiência dos amigos, que gostam de andar de salto e sentiam muitos incômodos ao usar sapatos femininos, devido à diferença no formato dos pés entre os gêneros. Desse modo, a Syro leva em consideração a anatomia dos pés masculinos, que costumam ser maiores e mais largos, e busca oferecer modelos confortáveis para eles.
As opções vão desde botas cano longo e médio, com solado tratorado ou liso, a versões com estampa animal print ou cheia de spikes, numa atitude bem punker. Há também tamancos e pretinhos básicos.
Com um certo deboche, os modelos disponibilizados pela marca foram batizados com os nomes de pessoas que praticaram bullying ou preconceito com seus fundadores ao longo da vida, por eles gostarem de usar salto alto.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.