Leite em pó é estrela de receitas como pudim, pavê e trufa; veja como usar
Quando o leite em pó aparece como destaque em alguma receita, pode ter certeza que o prato é sucesso.
Antes de tudo, vale entender o que ele tem de diferente. Enquanto o leite natural traz água, gordura, lactose, proteínas e sais minerais em sua composição, a outra versão é um derivado disso tudo, obtido pela desidratação — ou seja, a água vai embora e resta apenas um extrato seco dos outros componentes.
Há ainda algumas vantagens em optar pelo leite em pó, como a durabilidade, facilidade, segurança alimentar e economia, tanto no armazenamento, quanto no transporte. Quando misturado com água, tem as mesmas características que o leite in natura.
O principal objetivo com seu uso é bem simples: agregar mais sabor. Em massas de pão, a gordura presente atua como amaciador e faz com que fiquem mais macias. Já nos chantillys, o leite em pó entra com a função de encorpar e deixá-lo com ponto mais firme e duradouro, mesmo em temperaturas mais elevadas.
Diferenças relevantes
Entretanto, para alcançar esses resultados é necessário prestar atenção no leite em pó comprado, pois há uma boa diferença entre as versões integral e desnatada — a quantidade de gordura muda e afeta o preparo.
Enquanto a versão completa trará sabor acentuado e dará liga e maciez, a segunda fica responsável pela leveza no gosto e calorias, por exemplo.
Do mesmo modo que é preciso checar se o produto comprado é integral ou desnatado, é essencial conferir se o que está levando para casa é mesmo um leite em pó.
Como concorrente (e substituto) existe o composto lácteo. A diferença está na base láctea da composição — 87% no verdadeiro e só 51% no alternativo. O composto lácteo é resultante da mistura de leite de, no mínimo, 51%, e outros ingredientes lácteos, como soro de leite, manteiga e creme de leite ou não lácteos, como açúcares, maltodextrina, gorduras vegetais, adoçantes, frutas, amidos.
Desta forma, seu uso em receitas não deve oferecer o mesmo resultado que o leite em pó.
Dura bastante (e sem geladeira)
Uma das vantagens de usar o leite em pó é a validade, justamente por causa do baixo teor de água. Na versão seca, a vida útil do ingrediente passa de quatro meses (leite UHT, de caixinha) para um ano.
Sem contar que, mesmo depois de aberto, dispensa refrigeração, como acontece com o leite comum. Mas recomenda-se o consumo em até 15 dias, contra as 72 horas da versão líquida.
Já nas receitas que levam leite em pó, é preciso avaliar cada uma, individualmente, para determinar até quando estará apta ao consumo, sobretudo por haver outros ingredientes agregados.
Também em pratos salgados
Apesar de tanto sucesso nas sobremesas, o leite em pó também pode integrar receitas salgadas. Como a proposta não é adoçar um prato, mas intensificar o seu sabor e até reduzir a acidez, o ingrediente vai bem em pratos salgados, como molhos, torta de frango, panqueca, coxinhas, patês e pães.
Fontes: Alexandre Barreiro, sócio da gelateria N2; a chef Carol Silva, embaixadora da Camponesa.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.