Espelho, espelho meu... Cachorros conseguem reconhecer a si mesmos?
Os cientistas desenvolveram um "teste de farejo de autorreconhecimento (STSR)" para tentar medir se os cães conseguem saber quem são.
"Os cachorros domésticos se mostravam habilidosos em tarefas cognitivas sociais e até mesmo em tarefas meta-cognitivas, mas não passavam no teste de espelho de autorreconhecimento (MSR)", disse Alexandra Horowitz, que liderou uma pesquisa publicada na revista científica Behavioral Processes.
O Departamento de Psicologia do Barnard College (Estados Unidos), no entanto, conseguiu comprovar que cães têm a capacidade de se reconhecerem a partir de um teste de cheiro.
Foram usados 36 cachorros domésticos acompanhados de seus donos para testar diferentes maneiras de identificação. O que ficou claro é que os cães conseguem distinguir a imagem olfativa de si mesmo, ainda que modificada.
O teste de cheiro pode mudar a maneira como algumas experiências sobre comportamento animal são validadas, porque os cães —assim como outros animais — são bem menos sensíveis aos estímulos visuais do que os macacos e os humanos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.