Drinque com folhas de ouro e cachaça foi servido no Oscar; veja receita
Diverso, o menu do Oscar 2023 contou com um coquetel a base de uma "birita" tradicional do Brasil, além da nova mania da gastronomia-ostentação mundial: folhas de ouro.
A revelação foi feita pelo chef Elliott Grover, que comanda o restaurante Cut do hotel londrino 45 Park Lane, e foi o responsável ao lado do chef Wolfgang Puck pelo cardápio servido às estrelas em Los Angeles após a cerimônia no tradicional Governor's Ball — orquestrado por Puck já há 28 anos.
Batizado de Golden Nights ('Noites Douradas', em inglês), o drinque pode ser provado até 1º de abril no hotel no Reino Unido, onde uma seleção das iguarias servidas na principal festa do cinema está disponível em um menu temático limitado tanto no Cut quanto no Bar 45, anexo à casa.
O pedido pela taça sai por 22 libras ou R$ 140. Nele, é possível encontrar a autêntica cachaça brasileira em versão orgânica, suco de limão taiti, champagne Veuve Clicquot brut, oleo-saccharum — ou o açúcar misturado em óleos cítricos naturais das cascas das frutas — xerez, hortelã e bitters.
Por fim, as folhas de ouro 24 quilates foram usadas para "coroar a taça em riqueza", como o sal em uma margarita. Para reproduzir a bebida digna de "O Grande Gatsby" em casa, a mixologista Jessie-Sierra Ross recomenda deixar o champagne na geladeira na noite anterior e misturá-lo por último ao coquetel.
"Champagne tem a ver com bolhas! Misturando gentilmente, mantemos a efervescência", explicou ao site Popsugar. Ela ainda entregou sua versão da receita, para quem quiser experimentar uma versão similar da bebida do Oscar em casa:
Golden Nights
Ingredientes
- 6 folhas inteiras de hortelã
- 30 ml de oleo-saccharum
- 22 ml de suco de limão taiti
- 45 ml de cachaça
- 1/4 de colher de chá de bitters
- 30 ml de xerez
- 30 ml de Champagne brut
- Folhas de ouro para decorar
Modo de preparo
Em uma coqueteleira, amasse as folhas de hortelã com o oleo-saccharum e o suco de limão. Adicione Cachaça, bitters, xerez e gelo, misturando até que fique bem gelado. Passe o mix para uma taça e adicione o champagne. Decore com as folhas de ouro.
As delícias da noite
O cardápio de Puck e Grover ainda contou com torta de frango, fish & chips — a tradicional receita britânica de peixe empanado e batatas fritas — e um trifle de frutas vermelhas com xerez, um doce parecido com o nosso pavê.
Estas iguarias também estão disponíveis no 45 Park Lane. No entanto, o jantar contou com mais delícias tradicionais do Reino Unido, como o bife Wellington, envolto em massa folhada crocante e dourada.
Além disso, havia opções vegetarianas como pizzas, tacos com abacaxi, chalotas e coentro, cinco tipos de massas, sopas de cogumelos, salmão defumado, hambúrguer de Wagyu — a carne mais nobre e cara do mundo — salada Napoleão com queijo de cabra, entre outros pratos salgados e doces delicados.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.