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Há 5 meses impedida de voar para ilha, Gol fecha sua base em Noronha

Os aviões da Gol não desembarcam em Fernando de Noronha há cinco meses, desde outubro, quando a Anac fechou a pista para jatos - Getty Images
Os aviões da Gol não desembarcam em Fernando de Noronha há cinco meses, desde outubro, quando a Anac fechou a pista para jatos Imagem: Getty Images

De Nossa

16/03/2023 11h41Atualizada em 16/03/2023 16h19

A Gol Linhas Áreas fechou sua base em Fernando de Noronha na segunda (13), cinco meses após ter sua operação interrompida no arquipélago devido à interdição da pista de pousos para aeronaves a jato pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), confirmou a companhia.

Nossa apurou que a maioria dos funcionários que ainda trabalhavam na base desde outubro foi demitida, embora tenha havido realocações para a base de Recife. No entanto, há interesse em recontratar a equipe quando a operação puder ser retomada.

A Gol considera o fechamento temporário e informou que aguarda a finalização das obras de readequação do aeroporto pelo Governo do Estado de Pernambuco, iniciadas em 6 de outubro, e a liberação da pista para jatos pela Anac — além de testes de segurança que devem ser conduzidos pela própria empresa — para voltar a voar para o destino turístico.

A Agência Nacional de Aviação Civil restringiu parcialmente o uso do Aeroporto de Fernando de Noronha em 12 de outubro. Na ocasião, a medida foi considerada preventiva e adotada em razão das "condições operacionais da pista de pouso e decolagem", com o objetivo de "preservar a segurança de passageiros, tripulantes e das operações aéreas", justificou o órgão do Governo Federal.

Vista externa do aeroporto regional de Fernando de Noronha chamado Governador Carlos Wilson - JP Carnevalli/Getty Images - JP Carnevalli/Getty Images
Vista externa do aeroporto regional de Fernando de Noronha chamado Governador Carlos Wilson
Imagem: JP Carnevalli/Getty Images

Segundo a Anac, o aeroporto já era monitorado há três anos. Em inspeção realizada em 2019, foram encontradas degradações de trechos da pista, de gravidade média na época. Como resposta, o aeroporto enviou um plano de recuperação do pavimento à Anac, mas as obras previstas não saíram do papel, de acordo com a agência.

Até 26 de setembro de 2022, apenas intervenções paliativas foram constatadas, como aplicação de asfalto pré-misturado a frio. Resultados de testes indicaram que havia comprometimento funcional da superfície do pavimento, já que este tipo de asfalto "não têm a aderência adequada à camada asfáltica já existente", indicou o órgão federal.

Fernando de Noronha - Getty Images - Getty Images
Fernando de Noronha
Imagem: Getty Images

O texto da medida ainda explica que o material utilizado para os reparos costuma se desprender quando a pista é submetida a esforços — o que acontece durante as decolagens e aterrissagens de aviões turbojato. Resíduos do asfalto podem ainda entrar nos motores, turbinas e fuselagens, causando danos, assim como prejudicar os pneus das aeronaves.

"A medida será mantida até que o operador aeroportuário demonstre o cumprimento das determinações definidas pela Agência no âmbito dos requisitos de segurança operacional", concluiu a Anac.

Modelos proibidos

A Anac determinou a suspensão de voos com aeronaves de motores à reação — turbojatos como o Boeing 737, modelo usado pela Gol — mas frisou que não estão incluídos nesta restrição os modelos ATR72 e Caravan, além de turboélices. Também são exceções à nova regra as aeronaves de operação de emergência médica ou de transporte de valores, desde que suas viagens sejam coordenadas de maneira antecipada com o aeroporto.

Dias após a suspensão, a Azul abandonou os Airbus A320 e jatos Embraer E1 e E2, e voltou a voar de Recife a Noronha com aeronaves modelo ATR72-600. Já a Gol, que voa exclusivamente com sua frota de 737, continua com a operação interrompida.

Vista da Praia da Conceição com o Morro do Pico ao fundo em Fernando de Noronha, Brasil - NidoHuebl/Getty Images/iStockphoto - NidoHuebl/Getty Images/iStockphoto
Vista da Praia da Conceição com o Morro do Pico ao fundo em Fernando de Noronha, Brasil
Imagem: NidoHuebl/Getty Images/iStockphoto

O que diz o governo de Pernambuco

O Governo de Pernambuco informou a Nossa em outubro que seguiria as determinações da Anac e investiria pouco mais de R$ 60 milhões na requalificação completa do Aeroporto de Fernando de Noronha. A recuperação emergencial da pista de pouso e decolagem teria sido iniciada nesta quinta (6) e teria conclusão prevista para dezembro.

Já as obras de readequação de capacidade da pista, requalificação do pavimento, sistema de drenagem e implantação de sinalização deveriam ser finalizadas em 12 meses. Cerca de R$ 59,9 milhões em investimentos estaduais foram destinados a esta segunda etapa, enquanto R$ 1,2 milhão cobrirão os custos dos reparos emergenciais.

Também em outubro, a Dix Empreendimentos, operadora do aeroporto há mais de 10 anos, informou a Nossa que as obras de recuperação emergencial poderiam acabar ainda no final de novembro quando deveria ser realizada uma nova avaliação para que fosse retirada a restrição de pousos de aeronaves turbojato.

Aeroporto de Fernando de Noronha - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Aeroporto de Fernando de Noronha
Imagem: Arquivo Pessoal

Já nesta quinta (16), a Anac esclareceu que as intervenções realizadas pelo Governo de Pernambuco no aeroporto até o momento representam apenas 0,1675% da área da pista. "Mesmo com a finalização desses reparos de emergência, ainda persiste a situação já constatada quanto à desagregação do pavimento e o risco de ingestão e danos aos motores, fuselagem e pneus das aeronaves pelo material desprendido".

Além disso, a agência revelou que, em 18 de janeiro, solicitou ao operador do aeroporto a apresentação de novas provas que demonstrem que as medidas de correção dos níveis de segurança da pista já foram tomadas, mas atualmente "aguarda o encaminhamento de novas informações com detalhamento das ações propostas", como cronograma de obras parciais.

A chegada a Noronha segue parcialmente restrita e não há previsão de liberação da pista para os jatos - Getty Images - Getty Images
A chegada a Noronha segue parcialmente restrita e não há previsão de liberação da pista para os jatos
Imagem: Getty Images

A Nossa, a Anac declarou que não tem, até o momento, previsão para a retirada da restrição operacional.

Procurados a respeito da finalização das obras de recuperação emergencial, o Governo de Pernambuco e a Dix não comentaram até o fechamento desta matéria a situação do Aeroporto de Fernando de Noronha. O espaço segue aberto.