Topo

Gravatas adornam pescoços femininos em looks casuais e cheios de glamour

Desfile da Valentino em Paris mostrou possibilidades de gravatas para mulheres - Dominique Maitre/WWD via Getty Images
Desfile da Valentino em Paris mostrou possibilidades de gravatas para mulheres Imagem: Dominique Maitre/WWD via Getty Images

Fernando Barros

Colaboração para Nossa

20/03/2023 04h00

As gravatas estão com tudo nos looks femininos. Pelo menos, é o que indica as últimas semanas de moda de Milão e Paris, realizadas entre o final de fevereiro e início de março deste ano, onde o item marcou presença nos desfiles de várias grifes.

Seja em produções formais, com ares mais despojados ou numa atmosfera de glamour, o acessório adiciona aquele charme a mais ao outfit delas e desconstrói estereótipos de gênero como os que ainda vinculam gravatas exclusivamente ao guarda-roupas masculino.

De acordo com o estilista e produtor de moda Gabriel Miranda, de Salvador, a tendência pode ser interpretada também como um retorno do office look.

"Num momento pós-pandemia, onde não precisamos mais estar em casa e o trabalho volta ao presencial, é comum que o estilo social seja foco nas produções e as grandes marcas enxergam esse cenário em suas propostas", avalia.

Formal sem monotonia

Valentino  - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Valentino
Imagem: Reprodução/Instagram
Valentino  - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Valentino
Imagem: Reprodução/Instagram

Valentino é um exemplo disso. Em sua apresentação de Outono-Inverno 2023/2024 em Paris, batizada de Black Tie, a maison trouxe a gravata de nó como elemento principal.

A peça é combinada com terninhos, alfaiataria, vestidos e casacos. A paleta preta e branca domina a coleção, mas o acessório aparece também coordenado com peças em vermelho, amarelo, tons de rosa e transparências.

A proposta apresentada pelo diretor criativo da marca, Pierpaolo Piccioli, é prova de uma sobriedade que não precisa ser monótona e que ajuda a ressignificar os códigos de vestuário formal usado nas grandes metrópoles, como na gravata preta combinada com camisa social azul que vira vestido, sobreposta por uma trama de laços vermelhos.

Valentino - Giovanni Giannoni/WWD via Getty Images - Giovanni Giannoni/WWD via Getty Images
Valentino
Imagem: Giovanni Giannoni/WWD via Getty Images

Gravatas em looks formais desconstruídos também deram o tom em Milão no desfile da Dolce & Gabbana, que apostou na sensualidade para apresentar sua coleção de Outono-Inverno. Com a grife italiana, a gravata aparece por exemplo com alfaiataria justinha e terninho cropped, esboçando uma mulher contemporânea de formas desenhadas e corpo em evidência, sem perder a elegância.

Essa bossa elegante também norteou a apresentação da Alexander McQueen, na capital francesa. Sob direção criativa de Sarah Burton, o acessório aparece seja coordenado com camisa social branca e terno preto, onde ajuda a imprimir um ar mais sisudo, seja com sobretudo violeta ou off-white, cintos da mesma cor, bolsas de mão e luvas, esbanjando charme e sofisticação.

Dolce & Gabbana - Estrop by Getty Images - Estrop by Getty Images
Dolce & Gabbana
Imagem: Estrop by Getty Images
Alexander McQueen - Reprodução - Reprodução
Alexander McQueen
Imagem: Reprodução

Gravatas divertidas

Visuais mais casuais também ganham destaque com o uso da gravata. Em Paris, no desfile da grife japonesa Undercover, o item marcou presença nas cores preta, off-white e vermelha combinando com conjuntos de calça e terninho acetinados repletos de estampas como flores, xadrezes e corações.

A frase conceito da coleção, "Enjoy Yourself", estampada na parte de trás de algumas peças, como numa espécie de letreiro ou manifesto, nos convida a pensar que moda também é sobre irreverência e bom humor. Uma provocação para nos divertirmos com nosso próprio estilo e escolhas.

Undercover - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Undercover
Imagem: Reprodução/Instagram
Undercover - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Undercover
Imagem: Reprodução/Instagram

Se os motes divertidos marcam a coleção da Undercover, essa atmosfera mais jovial e descolada também pôde ser vista em Milão, com a GCDS. A label italiana apostou nas gravatas de nó com conjuntos pretos de jaqueta e saia, por dentro de vestido brilhoso sobreposto por casaco e até em combinação em tons marrom de blazer mais hotpants.

No universo de possibilidades da GCDS, a gravata surge ainda na cor rosa numa produção com vestido curtinho, sobretudo, botas e bolsa, tudo da mesma cor. Uma inspiração meio barbiecore, meio colegial, que parece remontar ao clássico "As Patricinhas de Beverly Hills" (1995).

GCDS - Victor VIRGILE/Gamma-Rapho via Getty Images - Victor VIRGILE/Gamma-Rapho via Getty Images
GCDS
Imagem: Victor VIRGILE/Gamma-Rapho via Getty Images
GCDS - Estrop by Getty Images - Estrop by Getty Images
GCDS
Imagem: Estrop by Getty Images

Esse estilo preppy, aliás, aparece também no desfile do italiano Antonio Marras, onde a gravata ganha xadrez vermelho e preto, combinado com minissaia, sandália de salto retangular e blazer com detalhes na mesma estampa, numa estética quase RBD.

Antonio Marras - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Antonio Marras
Imagem: Reprodução/Instagram

Estilo borboleta

Balmain - Delphine Achard/WWD via Getty Images - Delphine Achard/WWD via Getty Images
Balmain
Imagem: Delphine Achard/WWD via Getty Images

Mas quem pensa que só as gravatas de nó estão ganhando destaque na moda feminina, a Balmain prova o contrário. Em seu desfile na Semana de Moda de Paris, a grife traz uma reinterpretação das charmosas gravatas borboletas.

Em sua versão moderna e arrojada, o acessório se transforma em laços de tamanho médio ou gigantes, que emergem do colarinho de camisas sociais compostas com tailleur ou de golas de conjuntos glamourosos, cheios de brilho ou pérolas.

Como usar

Para usar com criatividade e fazer das gravatas um ponto alto dos looks femininos, a pedido de Nossa, o estilista e produtor de moda Gabriel Miranda ensina alguns truques. Pensando na versatilidade do acessório, o especialista dá dicas para três diferentes tipos de produções.

No office look, segundo ele, a ideia é aproveitar o boom da alfaiataria e combinar conjuntos de terninhos, coletes, saias e calças com as gravatas estilo borboleta. As cores podem ser mais abertas em tons de lavanda, azul, laranja e rosa.

Gravata na moda de rua - Edward Berthelot/Getty Images - Edward Berthelot/Getty Images
Gravata na moda de rua
Imagem: Edward Berthelot/Getty Images
Gravata na moda de rua - Edward Berthelot/Getty Images - Edward Berthelot/Getty Images
Gravata na moda de rua
Imagem: Edward Berthelot/Getty Images

Já no visual streetwear, o acessório serve para dar um contraponto. "Como esse é um estilo naturalmente mais despojado, o objetivo aqui é dosar com as gravatas trazendo uma elegância simples. É possível, por exemplo, combinar as lisas e pretas com uma camisa branca e colete de botão", diz Gabriel. Se optar por coloridas ou estampadas, o stylist aconselha usar com jeans e casacos de couro.

Já para sair à noite, numa linha mais glamourosa, está liberada a ousadia. "As gravatas podem ficar interessantes com vestidos decotados. Há opções personalizadas com flores, adornos e amarrações diferentes, ótimas para valorizar o busto feminino, a linha V e a linha dos ombros", finaliza.