Topo

Loucos por ovo de Páscoa: Brasil é o país que mais busca o termo no Google

O ovo de Páscoa é mesmo uma paixão nacional - RHJ/Getty Images/iStockphoto
O ovo de Páscoa é mesmo uma paixão nacional
Imagem: RHJ/Getty Images/iStockphoto

De Nossa

22/03/2023 14h21

Fanáticos por chocolate como o brasileiro não há: esta foi a conclusão de um levantamento do Google a que Nossa teve acesso com exclusividade nesta quarta (22) e que revelou que o Brasil é o país que mais busca por ovo de Páscoa na ferramenta em todo o mundo.

Nosso recorde se manteve tanto nos últimos 30 dias como desde o início da série histórica do Google, cujos estudos começaram em 2004.

O interesse pelo doce tradicional desta época do ano é tão grande no país que, por aqui, o ovo tem quase o dobro da popularidade que ele experimenta nos países no segundo, terceiro, quarto e quinto lugares da lista — Argentina, Reino Unido, Itália e Irlanda, respectivamente.

Ovo de Páscoa com confeitos - iLumenii Studio/Getty Images/iStockphoto - iLumenii Studio/Getty Images/iStockphoto
Ovo de Páscoa com confeitos
Imagem: iLumenii Studio/Getty Images/iStockphoto

As pesquisas por ovo de Páscoa nos últimos 30 dias aumentaram sete vezes no Brasil em comparação com o período anterior. Ou seja, houve uma alta de 610% no interesse do brasileiro.

O que queremos saber sobre o ovo?

As perguntas que os brasileiros andaram fazendo ao Google no último mês revela que muitos já pensam em preparar uma receita caseira em vez de comprar o doce pronto diante dos preços atuais. "Como fazer ovo de Páscoa?", por exemplo, cresceu 1.350% nas buscas dos últimos 30 dias.

Ovo de Páscoa com avelã e creme de chocolate - Aline Deptulsky/Getty Images/iStockphoto - Aline Deptulsky/Getty Images/iStockphoto
Ovo de Páscoa com avelã e creme de chocolate
Imagem: Aline Deptulsky/Getty Images/iStockphoto

Outra variante — "como fazer ovo de Páscoa caseiro?" — teve um aumento de 1.100%. "Qual é o melhor chocolate para fazer ovo de Páscoa?" teve uma alta de 280%. A busca pelas parafernálias culinárias para o preparo também cresceram: "o que precisa para fazer ovo de Páscoa?" subiu 180%.

Uma receita caseira se destacou entre as demais, ainda. "Ovo de Páscoa de pudim como fazer?" viu um aumento de 135%.

Em busca do chocolate perfeito

Como consequência do interesse nos ovos caseiros, as buscas por barras de chocolate também estão em alta no Brasil. O assunto já havia batido recorde de interesse, ou seja, foi pesquisado como nunca antes na Páscoa de 2022.

Tradicionalmente, março e abril, período tradicional de Páscoa, costumam ser o momento de maior pesquisas por chocolate no país na plataforma. Mas em 2023 essa paixão foi renovada: segundo o Google, o Brasil é o terceiro país do mundo com mais interesse por chocolate nos últimos 30 dias, atrás apenas de Israel e França.

Ovo de Páscoa com coco - jantroyka/Getty Images/iStockphoto - jantroyka/Getty Images/iStockphoto
Ovo de Páscoa com coco
Imagem: jantroyka/Getty Images/iStockphoto

Se a pergunta pelo chocolate ideal para fazer ovo é a segunda mais realizada pelo brasileiro na ferramenta, uma a supera: "o que é chocolate nobre?" teve um crescimento de 310% nas pesquisas no último mês.

Tentando entender o passo a passo e até ampliar seu repertório de confeitaria, o internauta nacional ainda buscou bastante "como derreter chocolate no fogão?" (+270%); "como derreter chocolate em banho-maria?" (+260%) e "como fazer pirulito de chocolate?" (+235%).

Ovo de chocolate branco com recheio de creme, coco e morangos - BrazilPhotos/Getty Images/iStockphoto - BrazilPhotos/Getty Images/iStockphoto
Ovo de chocolate branco com recheio de creme, coco e morangos
Imagem: BrazilPhotos/Getty Images/iStockphoto

Em ritmo de festa

No mundo, o Brasil é o nono país com mais interesse pela Páscoa nos últimos 30 dias. O país ainda ocupa o primeiro lugar no ranking da América do Sul.

Não à toa, as pesquisas pela Páscoa quadruplicaram no Brasil nos últimos 30 dias em comparação com o período anterior, o equivalente a uma alta de 360%. "Quando é a Páscoa?" foi uma das perguntas com maior crescimento no Google no último mês, com um aumento de 250%.